O Caráter Nacional Brasileiro, resultado da tese defendida por Dante Moreira Leite na FFCL-USP em 1954, é um marco pioneiro de uma Psicologia Social vinculada ao estudo da realidade brasileira.




Cultura de Massa e Cultura Popular: Leituras Operárias, de 1972, de Ecléa Bosi, resultado de sua tese de doutoramento defendida em 1970 e orientada por Dante Moreira Leite, é um marco na Psicologia Social brasileira.




Memória e Sociedade: lembrança de velhos, publicado em 1979, de Ecléa Bosi, tornou-se um marco tanto para os trabalhos de Psicologia Social como para os estudos de História e de Ciências Sociais.




Síntese da produção do grupo no período, Novas Veredas da Psicologia Social, organizado por Silvia Lane e Bader Sawaia, foi publicado em 1994.




Psicologia Social: o Homem em Movimento, publicado em 1984, é resultado do desenvolvimento da Psicologia Social Crítica e síntese do pensamento de Silvia Lane, de seus alunos e colaboradores. Este livro se tornou, desde então, um marco referencial na Psicologia Social brasileira.




Silvia Lane foi uma das mais importantes teóricas da Psicologia Social no País e protagonista da linha da Psicologia Social engajada e crítica. O que é Psicologia Social (Coleção Primeiros Passos), publicado em 1981, embora seja um livro introdutório, apresenta pela primeira vez as concepções da autora nos capítulos “Psicologia Social no Brasil” e “Indicações para leitura”. O livro se tornou um sucesso editorial e uma referência em sua área, chegando à 15ª edição no final da década de 1980.




Introdução à Psicologia Social de Otto Klineberg, publicado em1946, reúne as aulas do curso ministrado em 1945 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, na qual ocupava a Cátedra de Psicologia. Este foi o primeiro curso de Psicologia Social em um marco universitário e direcionado a uma formação específica.

 




Psicologia Social, do médico Raul Briquet, publicado em 1935, apresenta o conteúdo das aulas do primeiro curso de Psicologia Social ministrado em São Paulo, em 1933, na Escola Livre de Sociologia e Política.




Relações Raciais entre Negros e Brancos em São Paulo, publicado em 1955, apresenta o resultado do estudo promovido pela Unesco e coordenado por Roger Bastide e Florestan Fernandes, com a participação das psicólogas sociais Virgínia Bicudo e Aniela Ginsberg.




A estória do Severino e a história da Severina, resultado do doutorado de Antonio Carlos Ciampa, orientado por Silvia Lane e defendido em 1986, é o exemplo significativo do desenvolvimento do pensamento do grupo ligado à PUC-SP.




Uma das obras mais conhecidas de Sylvia Leser de Mello, Trabalho e Sobrevivência: Mulheres do Campo e da Periferia, publicado em 1988, é exemplo do pensamento da Psicologia Social desenvolvido nos anos 1980.