A história da Psicologia Clínica se confunde com a trajetória da própria Psicologia. Desde a sua origem, esta foi a área preponderante de atuação dos psicólogos. A face mais visível da Psicologia Clínica é o atendimento em consultório particular, mas existe, desde o início, uma vertente igualmente importante de modelos de trabalho e atendimento na esfera pública, foco principal deste documentário.
O vídeo registra os percursos da Psicologia Clínica desde a década de 1930, com a criação dos primeiros serviços, como a Clínica de Orientação Infantil na Seção de Higiene Mental do Escolar, dirigida pelo psicanalista Durval Marcondes. Passa também pelos primeiros núcleos de formação, pela luta em prol do reconhecimento da profissão, pela criação das graduações em Psicologia, pela difusão das atividades diagnósticas e terapêuticas e pela instauração de diversas práticas de trabalho em Psicologia Clínica no setor público, instituindo novos modelos de atendimento e de atuação.
Com depoimentos dos psicólogos Helena Moreira e Silva Carmo, Rosa Stefanini Macedo, Odette Godoy Pinheiro, Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Florianita Coelho Braga Campos e Adélia Benetti Capistrano, entre outros, e material de pesquisa histórica documental e iconográfica realizada em arquivos e bibliotecas, este vídeo recupera a trajetória da inserção do profissional de Psicologia Clínica nos serviços de atendimento público e nas equipes de saúde, além de descrever e discutir as várias formas de atuação e a consolidação do campo profissional.
Atualmente, a Psicologia Clínica está presente nos diversos serviços de saúde mental oferecidos à população, como o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ambulatórios, residências terapêuticas, hospitais-dia, hospitais gerais, Centros de Convivência, consultórios de rua, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e outras modalidades.