Artigo

Herança de Aniela Meyer-Ginsberg: promovendo a Psicologia no Brasil

Azevedo, M. L. B.(*)

Um dos objetivos do Projeto Memória da Psicologia Brasileira do Conselho Federal de Psicologia é registrar depoimentos da trajetória de pioneiros da profissão no país, como forma de preservar a memória e colaborar na construção da identidade do psicólogo. Foram considerados pioneiros aqueles que trabalharam para a institucionalização da Psicologia nos anos 1940-1950, e que de alguma maneira tenham incentivado ou mesmo se envolvido na regulamentação da profissão. É nesse contexto que, privilegiando os psicólogos pioneiros do Estado de São Paulo, a Comissão História e Memória do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) constitui o Grupo de Trabalho História e Memória(1).

O presente artigo faz parte de uma série coordenada por esta Comissão, que inicialmente pretendia realizar vídeos baseados na história oral, de modo que a prioridade recairia sobre os pioneiros vivos. Entretanto, a idéia inicial não obteve êxito e a alternativa, portanto, foi dar andamento à produção dos projetos apresentados, ainda que tratassem de pioneiros já falecidos.

Em outubro de 2002 foi aceita a proposta enviada ao Conselho Regional de Psicologia-SP pela Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg, onde coube à pesquisadora Mônica Leopardi Bosco Azevedo a responsabilidade pela coordenação do registro, em forma de fita VHS editada, da vida, obra e legado de Aniela Meyer-Ginsberg. A tese de doutorado defendida em 2002 "A obra de Aniela Meyer-Ginsberg: uma contribuição para a história da Psicologia Social no Brasil"(2) conduziu a outros desmembramentos, um deles a proposta do vídeo documentário. No período em que foi encaminhada ao CRP-SP a proposta do projeto acontecia também a comemoração do centenário de nascimento de Doutora Aniela Ginsberg, mais um motivo que veio corroborar para a realização do documentário.

Pesquisar a trajetória de Doutora Aniela(3) foi um aprendizado prazeiroso e instigante. A personagem objeto da pesquisa, além de apresentar uma vasta e diversificada produção acadêmica, também atuou em centros de referência em Psicologia, junto a tantos outros personagens, como também foi responsável pela formação de uma escola de sucessores. Foram selecionados, para esse artigo, trechos de entrevista realizada em 1983(4) e trechos da análise realizada para elaboração de tese supra citada, permitindo assim, um olhar singular diante da herança deixada por essa psicóloga na história da Psicologia brasileira.

Os passos para constituição do vídeo documentário(5)

De início, duas frentes de pesquisa foram acionadas para que fosse possível uma incursão mais aprofundada na vida e obra de Doutora Aniela. Uma que se refere à história pessoal dessa psicóloga, contada com base em depoimentos de colegas de trabalho e amigos(6); outra baseada na análise de documentos, dentre os quais pelo menos três Curriculum Vitae deixados pela psicóloga, certificados de cursos, diplomas, homenagens e títulos recebidos, fotografias, discos de vinil, cartas, livros, artigos. O conjunto das entrevistas realizadas e todos os documentos que compõem o inventário de Doutora Aniela foram de extrema valia para a construção da cronologia que deu suporte para o desenvolvimento do roteiro do vídeo.

Uma segunda vertente explorada diz respeito ao percurso profissional e acadêmico da personagem, onde foram destacados temas específicos tais como atuação em diversas instituições onde o serviço de psicologia acontecia predominantemente através da psicologia aplicada, sua marcante participação em congressos nacionais e internacionais com apresentação de resultados de pesquisas, seu envolvimento com projetos de pesquisa intra e interculturais, sua participação e responsabilidade frente à criação do curso de pós-graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo junto com Joel Martins e Silvia Tatiana Maurer Lane. Relativo ainda a essa segunda frente, foi realizada uma segunda entrevista coletiva com alunos que usufruíram de bolsa de estudo ou prêmios concedidos pela Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg(7), herança deixada pela psicóloga com objetivo de proporcionar aos mesmos uma extensão na sua formação, através principalmente da participação em projetos de pesquisa.

Complementam e ilustram o documentário, trechos extraídos da entrevista que faz parte do conjunto que compõe o Projeto Memória Oral da Psicologia(8), narrados por uma atriz.

A Psicologia no Brasil na década de 30

O país encontrava-se em plena expansão industrial, principalmente fabril, mas ao mesmo tempo muito carente em recursos humanos qualificados. Um novo momento histórico era descortinado, pautado pelo objetivo de implementar o processo de industrialização no Brasil, com vistas à substituição de importações.

Antunes (1999)(9), ao elaborar um "Quadro de Referências sobre a História da Psicologia no Brasil: 1930-1962", aponta um número reduzido de instituições que possuíam laboratórios, sinal de que os psicólogos ainda trabalhavam em condições precárias e com pouca projeção dentro do que em breve viria a ser a Psicologia: uma ciência em plena expansão, caminhando para a regulamentação da profissão e para o estabelecimento de cursos específicos para formação de seus profissionais. Sua argumentação ainda orienta para a afirmação de que a Psicologia agiu, nessa época, sobre o "fator humano" da administração industrial, sobretudo na seleção de pessoal e orientação e instrução profissionais. A ciência psicológica, então, tornou-se não apenas fundamentação teórica, mas também produtora de técnicas auxiliares à aplicação da administração científica e da racionalização do trabalho, haja vista a existência do "movimento dos testes" iniciado na década de 20, como também a orientação profissional, a qual buscava demonstrar a lucratividade da aplicação da Psicologia com a idéia de encontrar "the right man in the right place".
É este o cenário encontrado pelo casal Ginsberg quando chega ao Brasil. Fixam residência na Alameda Santos e iniciam sua vida no país que os acolhe.

Aniela Meyer-Ginsberg: dados biobibliográficos (1902-1986)

"Freqüentei o colégio estadual, terminei e depois entrei na Universidade de Varsóvia. No começo estudei História da Literatura, mas me encantou um professor de Psicologia. Passei então para a Psicologia e lá terminei o mestrado com uma tese sobre o medo, influenciada por meus colegas mais velhos, que viveram e participaram da 1a. Guerra. Profissionalmente, comecei a trabalhar ainda em Varsóvia, em uma organização de aprendizes para algumas especialidades. Depois casei-me, vivi na Itália e voltei para Varsóvia, onde fiz o doutoramento"(10)

A formação acadêmica de Aniela Meyer-Ginsberg -graduação e pós-graduação-ocorreu na Europa no final dos anos 20, início da década de 30. Em 1927 concluiu Mestrado em Filosofia na Universidade de Varsóvia, obtendo o título Magister Philosophie e nesse mesmo ano realizou uma viagem de estudos à Alemanha, tendo oportunidade de estudar com Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Lewin, em Berlim, e com William Stern, Martha Muchow e Heinz Werner, em Hamburgo. Em 1933 defende, na Universidade de Varsóvia, o título Doctor Philosophiae.

Doutora Aniela chega à cidade de São Paulo em 1936, vinda da Polônia, acompanhando seu marido, que trabalharia em uma instituição financeira. Com doutorado em Filosofia, fato significativo na década de 30, no país, pois ainda eram muito raros os profissionais com esse título - logo inicia suas atividades como psicóloga. Foi em São Paulo que teve início o desenvolvimento da carreira profissional da psicóloga, colaborando com Noemy da Silveira Rudolfer, no Laboratório de Psicologia Educacional do antigo Instituto de Educação "Caetano de Campos", já em 1936, na realização de pesquisas.

"Noemy me facilitou a entrada na vida brasileira, trabalhamos muito juntas. Entrei na Escola de Sociologia e Política a convite da Noemy, que lá dava aulas. Noemy me propôs que desenvolvesse pesquisas enquanto ela dava aulas. Comecei meu trabalho mais científico com Noemy".

Na Escola Livre de Sociologia e Política, criada em 1933 para formação de profissionais na área das Ciências Sociais-"funcionários técnicos que, seguindo a carreira administrativa, tanto pública como particular, concorr[eri]am para aumentar a competência das administrações"(11), dirigiu o Laboratório de Psicologia Social anexo à referida cadeira, entre 1937 a 1940. No início dos anos 40 trabalhou, junto com Betti Katzenstein, na organização e funcionamento do Centro de Orientação Profissional do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT-SP)(12), no qual ficaria ligada até 1958, apesar de algumas interrupções. Também no Laboratório de Psicologia da cátedra de Psicologia Educacional da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, doutora Aniela e Betti desenvolvem um estudo sobre a influência do ambiente social na origem de casos problema e esse encontro foi o início de uma amizade e parceria profissional que perdurou por toda vida. Ainda nesse período, atuou como Técnica da Divisão de Seleção e Orientação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), utilizando-se sobretudo da Psicologia Aplicada à organização do trabalho. Com Ítalo Bologna, Oswaldo de Barros Santos, Nelson Campos Pires e especialistas estrangeiros como Robert Veit, Betti Katzenstein fazia parte do corpo de profissionais que compunham a Divisão de Seleção e Orientação Profissional do SENAI, grupo considerado, segundo Lourenço Filho e Pfromm Netto, um dos responsáveis pela implementação e consolidação da aplicação da psicologia à organização do trabalho no Brasil. Publicou artigos sobre Psicologia do Anúncio, o Psicodiagnóstico de Rorschach e a distância social entre os escolares em revistas como os Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, Boletim de Psicologia, Revista do Arquivo, Psychological Bulletin e Journal de Psychiatrie Infantile, entre outros, além de ter participado da 1ª. Jornada Brasileira de Psicologia (1943), organizada por Helena W. Antipoff, em Belo Horizonte e do 1º. Congresso Paulista de Psicologia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Medicina Legal e Criminologia (1938), em São Paulo, entre outros. Em 1946 desvincula-se do IDORT porque seu marido é transferido para Salvador (BA) e enquanto lá reside, ministra cursos sobre técnicas de aplicação de testes e mensuração de diferenças individuais na atual UFBA (BA). Em 1948, por força do trabalho do senhor Tadeusz, mudam-se para o Rio de Janeiro e lá integra o corpo científico do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP-RJ) da Fundação Getúlio Vargas, instituição que se caracterizava por ser aberta ao público para exames de orientação educacional e profissional.

Psiquiatria, Endocrinologia, Medicina Legal e Criminologia (1938), em São Paulo, entre outros. Em 1946, desvincula-se do IDORT porque seu marido é transferido para Salvador (BA) e, enquanto lá reside, ministra cursos sobre técnicas de aplicação de testes e mensuração de diferenças individuais na atual UFBA (BA). Em 1948, por força do trabalho do senhor Tadeusz, mudam-se para o Rio de Janeiro e lá integra o corpo científico do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP-RJ) da Fundação Getúlio Vargas, instituição que se caracterizava por ser aberta ao público para exames de orientação educacional e profissional.

"No Rio de Janeiro, quando trabalhei no ISOP no laboratório de Mira y Lopes, que se restringia ao uso de poucos métodos e testes, coube-me o Rorschach. Acho que, entre as pessoas que conheci, Mira era quase genial, brilhante, interpretava os testes muito rapidamente, tanto que eu achava impossível acompanhá-lo".

No final dos anos 40 e início dos anos 50, já naturalizada brasileira e morando em São Paulo novamente e por definitivo, é convidada pelo médico e psiquiatra Enzo Azzi para organizar e dirigir o Centro de Orientação Psicológica do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IPPUC-SP). Esse período para a Psicologia brasileira foi marcado pela criação de muitas instituições, cursos, cátedras - tudo isso gerando uma intensa movimentação na área da psicologia aplicada às relações do trabalho, como também marcado pelo surgimento de entidades associativas, cursos e periódicos na área. Doutora Aniela filiou-se, na época, à Sociedade de Psicologia de São Paulo e passa a publicar com regularidade no periódico dessa comunidade, o Boletim de Psicologia. Começa freqüentar com regularidade congressos e jornadas científicas, nacionais e internacionais - prática que nunca abandonou, chegando a ser eleita, com Arrigo Leonardo Angelini, representante da Associação Brasileira de Psicólogos nas assembléias da International Union of Scientific Psychology (IUPS) pelo período 1966-1972. Participou ativamente da Sociedade Interamericana de Psicologia, na qual exerceu o cargo de vice-presidente para a América do Sul (1973, 1974) e era filiada a duas associações internacionais: a de Psicologia (IAP) e a de Psicologia Aplicada (IAAP). Participou de 12 eventos científicos no período, metade deles no exterior. Suas publicações versavam sobre pesquisas relacionadas com o Psicodiagnóstico de Rorschach, a diversidade étnica e social, a orientação profissional e sobre uma investigação relacionada com ladrões habituais, no Boletim do Instituto de Psicologia Experimental e Educacional (1952-54), posteriormente a Revista de Psicologia Normal e Patológica (1955-73). Escreveu, em 1953, capítulo intitulado "Psicologia Diferencial" no livro organizado por Otto Klineberg, A Psicologia Moderna, que marcou época no desenvolvimento da Psicologia no nosso meio.

Dos anos 60 a 80 continuou publicando trabalhos sobre o Psicodiagnóstico de Rorschach e realizou pesquisas com imigrantes e migrantes, as quais deram origem ao livro de sua autoria Um Estudo Psicológico de Imigrantes e Migrantes, publicado em 1964. Além disso, participou em bancas examinadoras de cursos de especialização, mestrado, doutorado e concurso de Livre-Docência e de professor titular nesse período, como também orientou monografias, dissertações e teses. Apesar de ter assumido atividades de docência, cargos administrativos e diretivos, continuou publicando e participando continuamente de eventos científicos. Por meio da análise e interpretação dos dados, pode-se destacar aspectos da carreira de Aniela Ginsberg, principalmente sua dedicação à pesquisa na área de Psicologia Social, deixando claro o efetivo aporte da psicóloga para o desenvolvimento de uma Psicologia Social brasileira e para o desenvolvimento de uma tradição séria e inovadora de pesquisa no país. Doutora Aniela fazia uma Psicologia Social diferenciada, dado que transitava em outros campos, como a Sociologia, Antropologia, Medicina, levando-nos a inferir que a pesquisadora já antecipava os caminhos que a Psicologia Social viria a percorrer; ou seja, voltada a dialogar com problemas da realidade brasileira e dialogando com as ciências afins. Vem corroborar com essa afirmação o empenho de Doutora Aniela na constituição do pós-graduação em Psicologia Social com o professor Joel Martins e Silvia Tatiana Maurer Lane, já que o Instituto de Psicologia deixa de existir no início dos anos 70 e era necessário garantir aos alunos a continuidade de suas pesquisas. Em 1978 publica seu segundo livro Um Estudo Inter e Intracultural: Atitudes e Personalidade de Universitários, fruto de uma pesquisa extensa que reuniu quatro grupos de nacionalidades distintas: italianos, poloneses, japoneses, brasileiros.

Em seus primeiros vinte anos na PUC-SP, Aniela Ginsberg foi, além diretora do Centro de Orientação Psicológica (1952-59), vice-diretora da Clínica Psicológica (1959-62) e diretora do Departamento de Pesquisa (1962-72), professora na área de Técnicas de Exame Psicológico no curso de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento (FFCL de São Bento). Lecionou, em especial, Técnicas Projetivas e se tornou reconhecida internacionalmente como eminente pesquisadora em Rorschach, sobre o qual publicou, no Brasil e no exterior, pelo menos doze artigos.

Sua contribuição para a especificidade de uma Psicologia Social brasileira e até mesmo latino-americana deve-se, sobretudo, pelo esforço constante de adequação das técnicas, métodos e temas da psicologia internacional para estudar as especificidades do contexto brasileiro, como também seu interesse no estudo das diversas identidades e grupos, que é o que mais caracteriza o contexto latino-americano, especialmente o brasileiro, fazendo uso de método comparativo em suas investigações.

Freqüentadora assídua de congressos internacionais, participou dos Internacionais de Psicologia desde 1951, dos Internacionais de Psicologia Aplicada desde 1953, dos Interamericanos a partir de 1959 e do Internacional de Psicologia Transcultural desde o primeiro, em 1974, sempre expondo suas pesquisas nos mesmos e representando a Psicologia brasileira na comunidade científica.

Podemos afirmar que o fato de sua participação ativa em congressos nacionais e internacionais ao longo de mais de quarenta anos, especialmente nas décadas de 50, 60 e 70, na maioria deles expondo pesquisas desenvolvidas, vem confirmar sua maturidade nesse período, onde encontramos o maior número de publicações.

"Sempre me interessei por seres humanos em diversas situações sociais. Trabalhei em uma pesquisa sobre o levantamento dos emigrantes e imigrantes, o que muito me interessou porque também sou imigrante. Pesquisamos também os movimentos migratórios de nordestinos. Esse foi um dos maiores estudos feitos por mim. Nas minhas atividades há predominância de pesquisas. Eu fazia, dava aula, era chefe aqui, mas sempre pesquisei. Faz dez anos que estou aposentada da PUC mas continuei a trabalhar com menor carga horária, a fim de me dedicar principalmente à pesquisa".

Entre prêmios e outras homenagens, Doutora Aniela recebeu em 1979 a medalha do "Centenário da Psicologia Científica" do CRP-06; em 1980, três homenagens: o diploma de Honra ao Mérito do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, a titularidade, na Academia Paulista de Psicologia, da Cadeira n. 11, cujo patrono é Roger Bastide e o título de Psicóloga do Ano do CRP-06; em 1982, o diploma de Honra ao Mérito do Conselho Federal de Psicologia; e em 1985 uma homenagem dos organizadores do Congresso Latino-Americano de Rorschach e o título de professor emérito da PUC-SP. Ao assumir a PUC-SP, de 1952 a 1973, Aniela Ginsberg vai se dedicar até o final da vida ao ensino e à pesquisa. A partir de 1973, aposentada, tem um contrato mais brando, com tempo para orientação de teses, para ministrar cursos (no mestrado e depois no doutorado) e coordenação de pesquisa. Falece em São Paulo aos 84 anos, em 3 de agosto de 1986.

Bibliografia

ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: UNIMARCO/EDUC, 1998.

ANTUNES, M. A. M. e colaboradores "Quadro de Referências sobre a história da psicologia no Brasil: 1930-1962". Psicologia Revista São Paulo, n.8, p.97-132, 1999.

AZEVEDO, M.L.B. A Obra de Aniela Meyer-Ginsberg: uma contribuição para a História da Psicologia Social no Brasil. Tese de Doutorado, PUC-SP, 2002.

CAMPOS, R.H.F. (Org.) Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil- Pioneiros. Rio de Janeiro: Imago; Brasília: CFP, 2001.

LIMONGI, F. "A Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo". In: MICELI, S. História das Ciências no Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais: IDESP, vol.1, p.218-9, 1989.

GINSBERG, A M (fita cassete) Projeto História Oral da Psicologia . Academia Paulista de Psicologia/Museu da Imagem e do Som/Arquivo Histórico do Estado de São Paulo, 1983.

NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA- NEHPsi Apontamentos para uma História de Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972-2002). São Paulo, 2002.

* Mônica Leopardi Bosco de Azevedo, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP; membro do Núcleo de Estudos em História da Psicologia da PUC-SP

1. Durante a gestão 1998-2001 esse Grupo foi constituído pelos profissionais Carmem Silvia Rotondano Taverna, Fernão Ciampa, Luís André do Prado, Maria Fernanda C. Waeny, Marilda Castelar e Mônica Leopardi B. Azevedo. Também participaram das reuniões e atividades desse GT as psicólogas Ana Cláudia J. Aleotti, Lia Baraúna, Lilia M. S. Pinto dos Santos, Rita de Cássia M. Rapold e Solange L. de Oliveira; e os estudantes de psicologia Cláudia de Paula e Silva, Mariana M. Euzébio e Thiago Endrigo da Silva.

2. AZEVEDO, M.L.B. A Obra de Aniela Meyer-Ginsberg: uma contribuição para a História da Psicologia Social no Brasil. Tese de Doutorado, PUC-SP, 2002.

3. Optou-se, nesse texto, pelo informal Doutora Aniela.

4. A única entrevista existente gravada em áudio de Doutora Aniela Ginsberg pertence à Academia Paulista de Psicologia, Projeto Memória Oral da Psicologia, em parceria com o Arquivo do Estado e com o Museu da Imagem e do Som, realizada em 1983 nos estúdios do referido museu, sob coordenação de Samuel Pfromm Netto e colaboração de Mathilde Neder e Nelson Campos Pires.

5. Os profissionais envolvidos na consecução do documentário são: Fernão da Costa Ciampa: Direção; Júlia Malvezzi: Assistente de Direção; Mônica Leopardi Bosco de Azevedo: Pesquisadora; João Abdalla: Roteirista; Marcelo Muller: Assistente de Roteiro; Cristian Bueno Garcia: Edição; Marcelo Santa Rosa, Cristian Bueno Garcia e Fernão da Costa Ciampa: Câmeras.

6. Participaram dessa entrevista coletiva os profissionais que conheceram, trabalharam ou estudaram sobre a obra deixada por Doutora Aniela. São elas: Maria do Carmo Guedes, Margarida Maria Pompéia Gioielli, Mônica Leopardi Bosco de Azevedo, Odette de Godoy Pinheiro, Regina Sonia Gattás Fernandes do Nascimento, Rosa Maria Stefanini de Macedo e Sheila Regina de Almeida.

7. Participaram dessa segunda entrevista coletiva as psicólogas Deborah Moss, Joana Lopes Garfunkel, Ludmila Gonçalves de Souza, Mariana Beluzzi Ferreira, Marilde Batista, Thaís de Souza Teixeira.

8. Vide nota de rodapé 4.

9. ANTUNES, M. A. M. E colaboradores "Quadro de Referências sobre a história da psicologia no Brasil: 1930-1962". Psicologia Revista São Paulo, n.8, 1999, p.97-132.

10. Os escritos que se seguem em itálico foram extraídos da entrevista em áudio realizada com Doutora Aniela em 1983.

11. LIMONGI, F. "A Escola Livre de Sociologia e Política em São Paulo". In: MICELI, S. História das Ciências no Brasil. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais: IDESP, vol.1, 1989, p.218-9

12. Órgão que surge para atender às exigências advindas das mudanças que ocorreram na década de 30 no mundo das relações de produção, com a expansão das empresas fabris, o taylorismo e seus modos científicos de administrar essas relações.