Site do CRP SP
 

Debates eleitorais


Segundo debate eleitoral - CRP SP

O segundo debate eleitoral entre as chapas concorrentes à gestão 2016-2019 do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo ocorrerá no dia 20 de agosto de 2016, no auditório do CRP SP, a partir das 15h - com transmissão online pelo link www.crpsp.org.br/aovivo




Debate eleitoral promovido pela Comissão Eleitoral Especial

A Comissão Eleitoral Especial informa que, em cumprimento ao disposto no artigo 39 do Regimento Eleitoral, será realizado o primeiro Debate Online com participação da Chapa 21 "Renovação da Psicologia", Chapa 22 "Fortalecer a Profissão", Chapa 23 "Cuidar da Profissão: avançar a Psicologia com ética e cidadania" e Chapa 24 "Psicólogos em Ação". O Debate será realizado no dia 8 de agosto de 2016, às 19 horas, na Sede do CFP em Brasília/DF e será transmitido no canal do CFP no youtube. https://www.youtube.com/user/confederalpsicologia.

Com o objetivo de proporcionar a participação efetiva de todas(os) as(os) psicólogas(os), o debate terá um momento dedicado à perguntas da categoria. Cada profissional poderá enviar uma pergunta relacionada a um dos três eixos de deliberações do IX Congresso Nacional de Psicologia (CNP) para o endereço eletrônico eleicoes2016@cfp.org.br, no período de 20 de julho a 1° de agosto de 2016. Para que esta Comissão valide as perguntas, será necessário que o profissional se identifique com nome completo e CRP e encaminhe perguntas com até trezentos caracteres (contando pontuação e espaços). Informamos o link da versão preliminar do caderno de deliberações do IX CNP para subsidiar a elaboração das perguntas:
http://9cnp.cfp.org.br/wp-ontent/uploads/sites/20/2016/02/CFP_CadCNP_Deliberacoes_WEB.pdf




ESCLARECIMENTO SOBRE OS DEBATES ELEITORAIS PROGRAMADOS

Prezadas(os) psicólogas(os),

Durante elaboração de cronograma eleitoral previmos organizar junto ao CRP SP 02 (dois) debates eleitorais entre as chapas concorrentes à gestão 2016-2019 do CRP-SP. As datas propostas foram divulgadas em 20 de abril e oficialmente apresentadas no encerramento do 9º COREP, em 01 de maio. Ademais todas as chapas inscritas foram informadas da realização dos debates por meio dos Ofícios, assim que homologadas. Propomos também uma reunião para consultá-los a respeito do formato do debate e mantivemo-nos abertos à comunicação para quaisquer dúvidas que antecedessem a reunião. Salientamos que, das normas expostas no Regimento em que ancoramos nossas responsabilidades com relação a promoção dos debates eleitorais,

Art. 39. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia - CRPs têm a obrigatoriedade de fazer pelo menos um debate entre as chapas, em conformidade com as respectivas Comissões Eleitorais. Os CRPs que puderem, farão debate com transmissão online. Os demais CRPs deverão realizar os debates e gravá-los para transmissão posterior, e não somente por transmissão simultânea. Art. 44. Todos os recursos de comunicação, logística ou de infraestrutura utilizados pelos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia devem ser colocados à disposição de forma igualitária para as chapas concorrentes, sendo regulados pelas respectivas comissões eleitorais.

§ 1º A divulgação das propostas das chapas em eventos promovidos pelos Conselhos, como palestras, seminários, encontros e similares, pode ocorrer desde que oferecida a oportunidade a todas as concorrentes.
§ 2º Para a realização de debate público, as Comissões Eleitorais convidarão todas as chapas por escrito.

Em 15 de junho, a CRE realizou reunião com os cabeças das três chapas inscritas e seus assistentes de comunicação, gerente geral do CRP SP e a jornalista pré-selecionada para ajudar com a elaboração de um proposta de debate. De início, a Chapa 13 "Psicologia e Democracia" pediu para incluir como pauta de discussão, condicionada à sua participação no debate, a substituição tanto do local do debate quanto da mediadora, alegando que o auditório do CRP SP não seria um local politicamente neutro para a realização de debate e sua expectativa era dar maior visibilidade ao evento com a presença de "uma profissional mais renomada".

A substituição de local para o debate recebeu apoio da Chapa 11 "Renovação da Psicologia" e abstenção da Chapa 12 "Pra Cuidar da Profissão". Com relação a esta pauta, somamos esforços em busca de local de atendesse as reivindicações, bem como as condições estruturais necessárias para a realização de debate eleitoral. A rejeição da jornalista pré-selecionada foi aceita apenas pela Chapa 13 "Psicologia e Democracia", como lavrado em ata. O cabeça da chapa 13 deixou explícito que não conhecia a jornalista presente e trouxe o pedido de substituição antes mesmo que esta pudesse se apresentar, o que entendemos como insuficiente para reavaliação da profissional pré-selecionada e deliberamos por sua contratação.

Apesar de termos cumprido com os compromissos firmados em reunião - de avaliar as possibilidades de realização das sugestões levadas pela Chapa 13 - fomos surpreendidos por sistemáticas queixas em relação às ações empreendidas pela CRE. Passamos, então, a atualizar uma Nota de Transparência que permanece disponível na página hospedada no site do CRP SP com os passos tomados por esta comissão. Assim, chegamos à data de realização do nosso primeiro debate eleitoral, 04 de julho, que ocorrerá no espaço gentilmente cedido pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP).

Ressaltamos que, sendo do CRP a responsabilidade de realizar o(s) debates, mantivemo-nos em constante diálogo e mútuo apoio para afirmar que as integridades e autonomias institucionais foram respeitadas e a intenção de discutir o formato do debate com as chapas foi a de ampliar a participação das chapas nos espaços de deliberação do processo eleitoral, dentro dos limites dispostos em regimento.

Deixamos claro que o convite para participação do debate eleitoral foi enviado aos cabeças das três chapas inscritas, por Ofícios CRE06 n. 016/16, 017/17 e 018/16 no dia 24 de maio, Ofícios CRE06 n. 036/16, em 27 de junho e Ofício CRE06 n. 042/16, enviado no dia 01 de julho. No dia 29 de junho, recebemos resposta de aceite da Chapa 12 "Pra cuidar da Profissão". No dia 30 de junho, recebemos a resposta de declinação de participação da Chapa 11 "Renovação da Psicologia", sem justificativa aparente. Também no dia 30 de junho, recebemos a resposta de declínio de participação da Chapa 13 "Psicologia e Democracia", porém, com reiteração de acusações caluniosas publicadas nas mídias sociais. Conforme orientação recebida no dia 30 de junho em Ofício da Comissão Eleitoral Regular n. 1007-16/CER-CFP e seguindo os artigos já citados do Regimento, não há óbices à realização do debate se apenas uma das chapas estiver presente, uma vez que somos resguardados por documentos que comprovam convite estendido a todas as chapas e mantivemos aberta a oportunidade de participação no debate eleitoral até o momento de sua realização.

Desde 17 de junho vimos sofrendo investidas injuriosas e caluniosas, por meio de redes sociais, que tentam deslegitimar um trabalho realizado de acordo com uma resolução regimental, por membros eleitos em Assembléia Geral, em troca de ajuda de custo e, em tempos tão difíceis ética e politicamente, em troca de uma digna sensação de dever cumprido com a categoria a qual prestamos esclarecimento.

Esta comissão tem privilegiado deliberar, desde o início, no coletivo e a partir do consenso, assim como tem por princípio respeitar as diferentes ideias e a liberdade de expressão das chapas, oferecendo um fluxo dialógico e transparente para o andamento deste processo eleitoral. Entretanto, ao que compete incriminar nosso exercício profissional ou boicotar etapas do processo eleitoral, entendemos ser de ordem ética repudiar atitudes ardilosas e, sendo necessário, recorreremos às instâncias superiores de orientação e fiscalização. Investidas eleitoreiras deste caráter foram oficializadas nos arquivos da Comissão Eleitoral de 2013 e, assim também serão em 2016, para que abram precedentes à inclusão de medidas relacionadas ao decoro e ética no exercício político das relações profissionais tão necessárias à lisura do processo eleitoral.

COMISSÃO REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO 2016 (CRE - CRP/06)

Primeiro Debate 2016 ao CRP-06 (apresentação das propostas das chapas concorrentes)

Programação:

Dia 4/07
Local:
Auditório da OAB - SP
Rua Maria Paula, 35 - Centro - São Paulo / SP
Horário: 19h às 22h

Assista online no nosso canal no youtube em www.youtube.com/embed/ZgW5xCCVG3c?rel=0 ou via CRPWebTV www.crpsp.org.br/aovivo

As perguntas abaixo foram encaminhadas para as chapas:

Perguntas enviadas pela internet:


04/07 - 22:31 Rita de Cassia Pessoa Silva
Quando irá chegar a divisão em Guarulhos??

04/07 – 20:48 Guilherme Reis
Como a chapa se posiciona a respeito da medicalização da infância?

04/07 – 20:32 Valdir Neto
Como a chapa se posiciona a respeito da medicalização da infância?

04/07 – 20:11 Hugo Lana
O que a chapa* preconiza como clínica e como pretende lidar com a variedade de abordagens clínicas?

04/07 – 20:09 Gabriel Berigo
Qual a proposta das chapas em relação a população carcerária (detentos) na ressocialização?

04/07 – 20:08 Gabriel Berigo
Quais as propostas das chapas em relação a Psicologia do trânsito?

04/07 – 20:04 Valdemar Sousa
Como a Chapa pretendem trabalhar a descentralização do Conselho para algumas cidades que ainda são distantes do próprio Conselho e das subsedes? Há alguma perspectiva para novas subsedes? E para Jundiaí?

04/07 - 19:55 Ana Castro
Qual a posição da chapa sobre a chamada "cura gay"?

04/07 - 19:54 Nanda
Quero entender como vocês acreditam ser a melhor maneira de cuidar do código de ética profissional, quanto ao que entendo, ser prioritário sua prática ao psicólogo, com relação ao local que este profissional trabalha. E os conflitos e consequências desta escolha do profissional e apoio do CRP de forma preventiva e ativa?! Quero dizer concretamente, como o CRP poderia ser fonte de apoio ao psicólogo ética em detrimento do seu local de trabalho, sem maiores prejuízos uma vez que ele escolheu uma postura ética?!

04/07 – 19:52 Beatriz B. Brambilla
vocês consideram que as ações de orientação à categoria, como seminários, eventos, rodas de convensa, etc, também configuram-se como ações de formação? Como pensam construir o diálogo técnico e ético com a categoria?
A Psicologia tem um histórico de uma ciência e uma profissão que naturaliza os fenomenos sociais, patologiza, medicaliza e judicializa a vida. Como abordarão essas questões, especialmente sobre direitos humanos, genocidio da juventude negra, violencia contra a mulher, questões lgbtt e lgbttfobia, racismo, etc?

04/07 - 19:36 Vinicius Saldanha Momberg
Qual a posição das chapas em relação à Luta pela Redução da Jornada de Trabalho das psicólogas e psicólogos para 30 horas semanais, e como a Chapa, sendo eleita, pretende atuar frente a essa e a diversas outras questões pertinentes ao Mundo do Trabalho, especialmente no que diz respeito às condições de trabalho da categoria.

04/07 – 19:36 Everton Rodrigues
Existe machismo na psicologia? Como a chapa* vê esse tema? Existem caso e machismo neste processos eleitoral e o que a chapa fará para combater esse machismo?


Perguntas da plateia no auditório:

Tatiana
Por que a categoria de Psicólogos precisa da representação de 2 instituições, o CRP e o Sindicato?

Carla Andréia
Como o movimento irá avançar na Regionalização e Interiorização de sua gestão? A chapa é composta por representantes de todo o Estado?


Carla Biancha Angelucci
Gostaria que as chapas pudessem expor que projeto têm para avançar na política de orientação e fiscalização do exercício profissional, sem reproduzir a lógica punitiva, tanto criticada na Psicologia.

Larissa Ornelas
Qual é a posição da Chapa* em relação à política sobre drogas, tema em evidência no Brasil, em que muitos psicólogos atuam?

Camila
Como o movimento* pretende avançar no debate e qualificação das bandeiras históricas e áreas tradicionais da psicologia?

Rodrigo
Como a chapa* pretende colaborar para a construção de referências técnicas e orientação profissional para as psicólogas que estão atuando no dia-a-dia?

Guilherme Rodrigues Raggi Pereira
Quais ações o Sistema Conselho de Psicologia na sua gestão* irá realizar para contribuir com melhores condições ao trabalho da (o) Psicóloga (o)?

Camila
Como a chapa* irá criar estratégias de comunicação e visibilidade para dialogar com categoria e sociedade?

Rozi Gonçalves
Quais recursos a chapa* pensa em utilizar na sua gestão para ampliar a participação da categoria nas decisões do CRP-SP?




Serão 2 (dois) debates

Dois debates estão confirmados antes da eleição do novo Conselho Regional de Psicologia (CRP). A comissão contratou a jornalista Renata Forné(MTB 57693SP) para intermediar os debates, que acontecem nos dias 30 de junho e 20 de agosto. A votação para o novo CRP acontece de 24 a 28 de agosto e as três chapas que estão concorrendo são: chapa 11 - Movimento de Renovação da Psicologia, chapa 12 – Pra Cuidar da Profissão em São Paulo, e chapa 13 - Psicologia e Democracia. Os debates serão transmitidos pela web e os internautas poderão enviar suas questões para as chapas concorrentes, participe.

Programação:

30/06 - Primeiro Debate 2016 ao CRP-06 (apresentação das propostas das chapas concorrentes)
Local:
Auditório do CRP-06
R. Arruda Alvim, 89 Pinheiros CEP 05410 020 | São Paulo/SP
Horário: 19h às 22h

20/08 - Segundo Debate 2016 ao CRP-06 (diálogo entre as chapas)
Local:
Auditório do CRP-06
R. Arruda Alvim, 89 Pinheiros CEP 05410 020 | São Paulo/SP
Horário: 15h às 18h


Assista online em www.crpsp.org.br/aovivo




PARTICIPE DOS DEBATES ELEITORAIS:

Em reunião com cabeças de chapa realizada no dia 15/06, a CRE apresentou proposta de debate eleitoral que sofreu objeção por parte da Chapa 13 "Psicologia e Democracia" com relação ao local do evento e que levou à suspensão das datas inicialmente divulgadas: 30/06 e 20/08. A alegação é de que o auditório do CRP-SP não seria local politicamente neutro para a realização do debate, recebendo apoio da Chapa 11 "Renovação da Psicologia" e abstenção da Chapa 12 "Pra Cuidar da Profissão". Diante disto, a CRE se dispôs a buscar local adequado as solicitações e a previsão é de que o primeiro debate eleitoral ocorra no dia 04/07/2016, segunda feira, das 19h às 22h, no auditório da OAB-SP.
ACOMPANHE NOSSO SITE PARA CONFIRMAÇÃO DAS DATAS E HORÁRIOS DOS EVENTOS:
www.crpsp.org.br/eleicoes/




CRE Informa