Site do CRP SP
 

Notas de esclarecimento e transparência


NOTA SOBRE A SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO LOCAL E DATAS DOS DEBATES ELEITORAIS PROMOVIDOS PELA CRE 2016


Os debates eleitorais, anteriormente agendados para o auditório do CRP/SP - um para o dia 30 de junho de 2016 das 19:00h às 22:00h e outro para o dia 20 de agosto de 2016 das 15:00h às 18:00h - foram temporariamente suspensos. Ocorre que no dia 15 de junho de 2016, a CRE realizou reunião com os cabeças de chapa concorrentes à gestão 2016-2019 do CRP/SP e a proposta de debate sofreu objeção por parte da Chapa 13 “Psicologia e Democracia”, que alega necessidade de local politicamente neutro para sua realização e maior visibilidade do evento, recebendo apoio da Chapa 11 “Renovação da Psicologia” e abstenção da Chapa 12 "Pra Cuidar da Profissão". Bem como rejeição, apenas da Chapa 13 “Psicologia e Democracia”, da jornalista pré-selecionada por não ser profissional "Renomada". Como encaminhamento de pauta da reunião realizada, a CRE ficou de oferecer alguma alternativa de local de realização do debate às chapas até o dia 17 de junho de 2016.
Contudo, deparamo-nos com uma comunicação (abaixo) de autoria da Chapa 13 “Psicologia e Democracia” e da Chapa 11 “Renovação da Psicologia”:



Esta comunicação nos coloca na obrigação de trazer à público os passos, inequivocamente, transparentes e éticos desta Comissão:

Em contato com a equipe de Cerimonial da Câmara Municipal de São Paulo no dia 16 de junho de 2016, a CRE falou com assistente que informou que qualquer evento externo às atividades regulares da Câmara deve ser solicitada para um gabinete de vereador ou por meio de Ofício à presidência da casa. Para ajudar na questão, outra assessora, responsável pela equipe de Cerimonial, ratificou o informado e acrescentou que a atividade proposta, o debate público entre as chapas concorrentes à gestão do CRP-SP, era externa às atividades parlamentares realizadas pelo espaço, mas que poderíamos verificar disponibilidade de algum vereador, ou vereadora, simpático a categoria e a Psicologia, para fazer a solicitação de uso do espaço, haja vista que alguns deles já celebraram, inclusive, o dia do psicólogo na Câmara.

Informaram-nos que evento não poderia ter patrocínio e que deveria ser disponível a todo e qualquer interessado, convergindo com os interesses do evento organizado pela CRE. Solicitamos, para agilizar o processo, que ela, responsável pela agenda dos espaços e eventos, que nos adiantasse a disponibilidade da agenda. Assim, procedeu informação que a Câmara Municipal de São Paulo conta com salas para acomodar de 40 até 300 pessoas, mas que independente do período - manhã, tarde e noite - não havia agenda disponível para nenhuma das salas, inclusive as menores, até outubro.

Posteriormente, entramos em contato com assessora de uma vereadora. Apresentamos o caso a ela, e diante de nossa necessidade de um espaço e indisponibilidade de agenda, além do recesso da Casa- de 1º de julho a 31 de julho- foi verificada possibilidade de agendamento para o dia 20 de agosto, data prevista para nosso segundo debate. Data posteriormente confirmada por e-mail, com reserva de uma sala na Câmara Municipal de São Paulo, dia 20 de agosto das 13h até às 17h (horário de fechamento da Câmara).

Também entramos em contato, em 17 de junho, com a OAB SP e com a Faculdade de Direito da USP, onde ambas afirmaram necessidade de ofício que fora encaminhado aos responsáveis no mesmo dia, 17 de junho.

No dia 21 de junho recebemos confirmação da Câmara Municipal da reserva do auditório "Prestes Maia", com lotação para mais de 100 pessoas e infraestrutura para transmissão online pela TV Câmara, para o dia 23 de agosto, terça-feira, das 13h às 19h. A sala agendada para o dia 20 tinha lotação de 50 pessoas e não podia receber o Coffee break nem oferecer transmissão online do evento. Em reunião geral da CRE no dia 22 de junho foi consensuado entre seus membros que, por conta do dia e horários disponibilizados, e apesar da infraestrutura disponibilizada, a CRE não conseguiria se organizar para promover o evento a contento.
Também em 21 de junho recebemos resposta da OAB SP sobre disponibilidade para realização de eventos em seu auditório no dia 4 de julho, em qualquer horário.

No dia 24 de junho recebemos a resposta negativa da Faculdade de Direito da USP sobre realização do debate em seu espaço. 
O dia 04 de julho é uma opção viável para realização do primeiro debate, contudo, estamos acertando disponibilidades de horário e de operacionalização de equipamentos técnicos.
Com relação ao segundo debate, permanece sem espaço definido para realização. Outra opção recorrida foi a Biblioteca Mário de Andrade, que terá agenda disponível apenas a partir de setembro de 2016. A CRE continua em contato com administradores dos locais citados e se empenha para encontrar o local mais apropriado para a realização do debate eleitoral.

Pedimos a compreensão de todas(os) profissionais da categoria e para que consultem no site que em breve disponibilizaremos mais informações sobre a realização dos debates eleitorais.

Atenciosamente,

COMISSÃO REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO