PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Eventos CRP SP

.:: Programação

Cineclube - Filme "L'Âge d'Or" (Idade do Ouro)

Data: 08/04/2017 - sábado
Horário: 14h
Local: CRP-Subsede de Bauru
Endereço: Rua Albino Tâmbara n.º 5-28, Vila Universitária - Bauru/SP

Diretor Luis Buñuel

Debatedores:
Camael Gomes de Lima - Graduando do terceiro ano em Psicologia e membro do Projeto de Extensão Seminários de Psicanálise e Saraus Artísticos da UNESP

George Miguel Thisoteine - Graduando do quinto ano em Psicologia e membro do Projeto de Extensão Seminários de Psicanálise e Saraus Artísticos da UNESP

Dra. Christiane Carrijo - Docente do Departamento de Psicologia da UNESP - Bauru

O Projeto de Extensão "Saraus e Contação de Histórias: psicanálise e arte como estratégia clínica e política na atenção à infância" realiza cineclubes com o objetivo de propiciar a reflexão crítica de temas sociais importantes para a contemporaneidade como a violência, a medicalização da sociedade e os direitos humanos e coloca em evidência as possibilidades de se pensar a relação entre a psicanálise e o cinema. No ano de 2017, com apoio do NEEPPSICA e do Conselho Regional de Psicologia - Subsede de Bauru, apresenta o segundo cineclube de sua série, adentrando no surrealismo e sob os temas da violência e desamparo, em "Idade de Ouro".

Primeiro longa-metragem do diretor Luis Buñuel. O filme é uma continuação de "Um cão andaluz" e o último da dupla surrealista. Essa obra se tornou polêmica e icônica por incitar fetiches, críticas aos valores da igreja católica e apologia a ações violentas. Reconhecidamente uma das maiores obras do diretor, que em suas palavras, diz tratar-se de uma história de amor louca e nunca concretizada.

O filme que traz o tema da violência explicitamente nos permite propor como é possível ser atingido violentamente de diferentes modos e como podemos enfrentar, elaborar e compreender essa condição posta para o espectador, mas que na vida cotidiana corresponde às vítimas dos diversos tipos de violência física e social. Uma vez que se trata de uma obra surrealista, o trabalho de elaboração nunca é terminável, permitindo assim que a discussão traga a tona questões novas a partir da vivência cinematográfica e enriqueça o tema dos cineclubes e do fórum de cinema e psicanálise de 2017.


Informações:
Subsede de Bauru
Tel. (14) 3223-3147 ou 3223-6020
E-mail: bauru@crpsp.org.br