PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Eventos CRP SP

.:: Programação


Eventos do "Dia Nacional da Luta Antimanicomial"

CINECLUBE - Filme: Anjos do Sol

Data: 03/06/2017 (sábado)
Horário: 14h
Local: CRP-Subsede de Bauru
Endereço: Rua Albino Tâmbara n.º 5-28, Vila Universitária - Bauru/SP

Diretor: Rudi Lagemann

Debatedoras:

Christiane Carrijo - Prof. Dra. da UNESP/Bauru
Andrea Tiemi Watari - Graduanda de Psicologia da UNESP/Bauru
Narjara da Silva Rodrigues - Graduanda de Psicologia da UNESP/Bauru  
Paloma Mendonça Duarte Pinto - Graduanda de Psicologia da UNESP/Bauru

O Projeto de Extensão “Saraus e Contação de Histórias: Psicanálise e Arte como Estratégia Clínica e Política na Atenção à Infância”, com apoio do NEEPPSICA apresenta seu terceiro cineclube, abordando o tema de abuso e exploração sexual infantil.

Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002, ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas, ao chegar no Rio de Janeiro, a prostituição volta a cruzar seu caminho (2006, 92 minutos).

O tema da exploração sexual, foi estrategicamente abordado pelo diretor Rudi Lagemman, que se utilizou de uma narrativa folhetinesca, próxima das utilizadas em novelas, tornando a denúncia do filme fácil de ser entendida.
A psicanalista, Renata Cromberg, diz que para uma mulher não há horror maior que ter o seu corpo, seu espaço psíquico e corporal, invadido por uma sexualidade estranha, uma invasão e, logo, como fica o desejo? O traumático é vivido pela protagonista com toda a intensidade da realidade material. Como pensar o traumático quando o trauma é real e acontece repetidas vezes? Como pensar a violência contra a mulher na nossa sociedade?  Essas entre outras questões são as que pretendemos discutir no cineclube.
A escolha desse filme, dentre todas as opções que trabalham com o tema de violência e exploração sexual infantil, foi motivada por retratar a realidade brasileira, que muitas vezes é ignorada e desconhecida por nós. Centenas, milhares de crianças, são traficadas por ano e vivem em condições semelhantes ou piores às de Maria. E a informação é o primeiro passo para podermos alterar essa realidade.

REALIZAÇÃO

Projeto de Extensão Seminários de Psicanálise e Saraus Artísticos da UNESP/Bauru

APOIO

Conselho Regional de Psicologia - Subsede de Bauru
NEEPPSICA

EVENTO GRATUITO - VAGAS LIMITADAS

Evento Preparatório - XI Conferência Municipal de Assistência Social

Data: 09/06/2017 (6.ª feira)
Horário: 13h
Local: CRP-Subsede de Bauru
Endereço: Rua Albino Tâmbara n.º 5-28, Vila Universitária - Bauru/SP

Prezados trabalhadores e usuários da assistência social do município de Bauru

Nos dias 29 e 30 de junho acontecerá em nosso município a XI Conferência Municipal de Assistência Social. Considerando a importância desse espaço, o Conselho Regional de Psicologia - (CRP- Subsede Bauru) gostaria de convidar a todos para um Evento Preparatório para a Conferência, o qual ocorrerá no dia 09 de junho (6.ª feira) às 13h no CRP - Subsede de Bauru - Rua Albino Tâmbara n.º 5-28, Vila Universitária, Bauru/SP. O objetivo desse evento preparatório é reunir profissionais e usuários para juntos discutirmos e elaborarmos antecipadamente propostas que serão apresentadas na Conferência Municipal.

EVENTO GRATUITO - VAGAS LIMITADAS

Sobre a Conferência Municipal de Assistência Social:
Horário e Local - a confirmar

Tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS"

Eixos
EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.


Informações:
Subsede de Bauru
Tel. (14) 3223-3147 ou 3223-6020
E-mail: bauru@crpsp.org.br