Processo eleitoral: informações do CRP SP

O CRP SP elucida que, conforme regimento eleitoral, é sua função dar à Comissão Regional Eleitoral todo o apoio administrativo e financeiro para as eleições que ocorrem entre os dias 24 e 27 de agosto.

O CRP SP tem realizado isso de forma ética, organizada , zelosa e respeitosa.

Em relação a informações veiculadas sobre erros nos envelopes e processos de postagem, informamos que os envelopes da carta resposta em que constam os votos por correspondência são retirados diretamente na agência dos correios na qual o CRP SP mantém contrato de convênio, por representantes da comissão eleitoral e respectivos representantes das chapas concorrentes. Quando desta retirada das cartas respostas, o correio entrega todos os envelopes carta resposta que são do CRP SP, não cabendo à agência dos correios a separação dos envelopes de votação e envelopes do cotidiano do Conselho.

Não existe possibilidade de confundir estes envelopes no momento de sua separação, pois o envelope específico para votação contém a mensagem: A/C COMISSÃO REGIONAL ELEITORAL e a impressão da nova logomarca do CRP SP colorida, sendo que os envelopes carta resposta do cotidiano não possuem mensagem, nem tampouco logomarca. Portanto, tal identificação é imediata, não havendo possibilidade de confusão entre envelopes.

Em relação às informações veiculadas sobre o carimbo dos correios, o CRP SP informa que muitos envelopes, tanto os de votação como do cotidiano do Conselho, não possuem carimbo da agência que os recebeu. Elucida-se que carimbar ou não carimbar um envelope no momento em que é acolhido é uma prerrogativa dos Correios e em nada interfere no processo de postagem, no qual o que vale é o numero do convênio entre CRP e Correios, o qual consta em todos os envelopes.

Por tratar-se de procedimentos administrativos questionados e que se referem às atribuições do CRP SP, entendemos que cabe a essa entidade, em nome do princípio da lisura e da transparência, garantir a publicidade de tais informações.