Apresentação

Data: 13, 14 e 15 de fevereiro de 2025
Local: Unip - Campus Paraíso
Rua Vergueiro, 1211, Paraíso - São Paulo/SP
As inscrições são gratuitas e limitadas ao número de vagas.

Com o objetivo de criar oportunidades de atualização, estimular a produção de conhecimento e a troca de experiência da categoria, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) promove pela primeira vez o "Congresso de Psicologia Clínica".

O evento é uma oportunidade de encontro entre ciência e profissão, numa reunião de psicólogas/os clínicas/os,  pessoas pesquisadoras, profissionais e estudantes que tenham interesse em analisar diferentes abordagens e construções da Área Clínica.

A proposta é que a produção e a divulgação dos trabalhos seja uma forma de despertar a reflexão sobre pesquisas e novidades no atendimento psicológico, de modo a compartilhar informações relevantes com pessoas de trajetórias diversas, e ampliar o entendimento acerca das possibilidades acadêmicas e práticas  profissionais.

Eixos:

EIXO I - Métodos psicológicos para acolhimento, orientação, aconselhamento e estratégias psicoterápicas;
EIXO II - Atendimento psicológico a indivíduos, casais, famílias, grupos e instituições, clínica ampliada, em contextos variados de settings psicoterapêuticos e a todas as faixas etárias;
EIXO III - Avaliação Psicológica - testes, anamnese, devolutiva psicológica, diagnósticos, prognósticos e tratamentos;
EIXO IV - Pesquisa, treinamento e desenvolvimento de políticas de saúde mental;
EIXO V - Prevenção e tratamento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas e demais adicções;
EIXO VI - Saúde Suplementar: convênios, planos de saúde, atendimento particular e trabalho voluntário ("atendimento social").

Inscrições Congresso:

Inscrições encerradas!

Inscrições de trabalhos:

Inscrições encerrada!

Programação

Dia 1 - 13/02/2025 (quinta-feira)

12h30 - Abertura do credenciamento
13h às 13h30- Instalação dos Pôsteres
13h30 às 15h30 - Oficinas e Minicursos
15h30 - Intervalo
16h às 18h - Oficinas e Minicursos
19h às 20h - Cerimônia institucional de abertura
20h às 22h - Mesa de abertura: Psicologia Clínica: Ética, Teoria e Métodos Psicoterápicos

Dia 2 - 14/02/2025 (sexta-feira)

8h - Credenciamento
9h às 10h30 - Mesa 1 - As diferentes perspectivas sobre o autismo, diversas abordagens
10h30 - Intervalo
11h às 12h30 - Mesa 2: Manejos clínicos em situação de suicídio e violência auto provocada: prevenção e posvenção
12h30 - Almoço
14h às 15h30 - Comunicações Orais e Mesas Redondas
15h30 - Intervalo
16h às 17h30 - Comunicações Orais e Mesas Redondas
17h45 às 19h30 - Mesa 3: Psicologia Clínica: história, prática e desafios contemporâneos

Dia 3 - 15/02/2025 (sábado)

8h - Credenciamento
8h30 às 10h15 - Vivência/Sociodramas -“Escutatória” Nossas Escutas e Escutas em Supervisão Clínica
10h às 11h - Escutas Compartilhadas
11h às 12h30 - Apresentação de Pôsteres e Lançamento de Livros
12h30 às 13h30 - Desfecho do Congresso e Entrega da Menção Honrosa dos pôsteres
13h30 às 14h - Lançamento da Revista do CRP SP e dos Anais do Congresso
14h às 14h30 - Cerimônia de Encerramento Institucional
14h30 às 15h30 - Mesa de Encerramento: Possibilidades da Psicologia Clínica e Psicoterapia

Ver Programação Completa
Para localizar um trabalho, pressione CTRL+F (Windows) ou CMD+F (Mac), na caixa de texto, digite o termo de pesquisa

Inscrições para monitoria

Estão abertas as inscrições para monitoria no I Congresso de Psicologia Clínica do CRP SP, que acontece de 13 a 15 de fevereiro de 2025 na UNIP - Campus Paraíso, em São Paulo. São 60 vagas para estudantes de Psicologia que desejam contribuir com a realização do evento.

As atividades incluem suporte às salas e ao auditório, acolhimento de palestrantes, colaboradores e participantes, além do atendimento às demandas da coordenação.

Para participar, é necessário estar cursando graduação em Psicologia, ter 18 anos ou mais, ter disponibilidade integral nos dias do evento e comparecer à reunião geral no dia 12 de fevereiro de 2025, às 18 horas.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/T75qoUdrBDbG2Nw86

FAQ

1. Não estou mais conseguindo me inscrever no Congresso. O que faço?
As inscrições para o Congresso foram encerradas devido à lotação e ao limite de vagas, estabelecidos para garantir a organização e a qualidade da experiência. Contudo, há diversas outras atividades promovidas pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) nas 11 subsedes regionais. Além disso, você pode acessar conteúdos como vídeos orientativos nas redes sociais do CRP SP e mais de 400 publicações disponíveis para download no site oficial do Conselho.
2. Qualquer profissional da Psicologia pode inscrever um trabalho?
Sim, os trabalhos podem ser submetidos na plataforma disponível no site do Congresso. No entanto, a submissão de trabalhos à comissão científica é exclusiva para participantes já inscritas/os no Congresso.
3. Posso inscrever um trabalho com outras/os autoras/es? Elas/eles poderão participar do Congresso para apresentar o trabalho?
Sim, você pode inscrever trabalhos em coautoria. Contudo, a apresentação do trabalho está condicionada à inscrição no Congresso das/os autoras/es que apresentarão. As regras para submissão detalhadas estão disponíveis no site oficial do evento.
4. Para os minicursos, é possível inscrever mais de uma/um autora/or?
Sim, desde que todas/os as/os autoras/es estejam inscritos no Congresso, é possível inscrever-se como autora/or ou coautora/or, seguindo as orientações disponíveis no formulário de inscrição no site.
5. A participação presencial no Congresso garante certificado?
Sim, todas as pessoas que participarem presencialmente no Congresso receberão um certificado de participação.
6. Posso inscrever meu trabalho acadêmico sem participar do Congresso?
Não. A inscrição de trabalhos acadêmicos está diretamente vinculada à inscrição no Congresso.
7. Apenas psicólogas/os formadas/os podem participar deste Congresso?
Não. Há uma cota específica para a participação de estudantes de Psicologia, além de espaço para profissionais, docentes e supervisoras/es da área.
8. Haverá atividades direcionadas a responsáveis técnicas/os da área clínica no Congresso?
Sim, haverá atividades especialmente pensadas para responsáveis técnicas/os, com foco na orientação e no cuidado ético no exercício da prática clínica. Consulte a programação completa para mais informações.
9. Haverá publicação dos resumos após o Congresso?
Sim. Após a validação e os trâmites necessários, o CRP SP publicará os materiais científicos oriundos do Congresso, promovendo a disseminação e o acesso aos conhecimentos construídos.
10. Profissionais de outras áreas podem participar do Congresso?
O Congresso foi planejado para atender às demandas específicas da psicologia clínica e das psicoterapias, com foco em estudantes, profissionais, docentes, supervisoras/es e responsáveis técnicas/os da área. No entanto, o CRP SP possui uma ampla gama de materiais e publicações disponíveis para profissionais de outras áreas interessados em entender mais sobre a Psicologia enquanto ciência e profissão. Além disso, outras programações interdisciplinares estão sendo planejadas para o futuro.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail psiclinica@crpsp.org.br.
Agradecemos seu interesse e estamos à disposição para auxiliar!
10. Acessibilidade:
O espaço está adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades específicas?

Sim, conta com elevadores, rampas de acesso e escadas rolantes.

Inscrições

Inscrições Encerradas!

Inscrição de trabalhos

Inscrições Encerradas!

A programação científica do Congresso será constituída por Oficinas, Minicursos, Mesas Redondas, Pôsteres (banners), Comunicações Orais e Atividades em Salas Temáticas de Psicologia Clínica. No Pré-Congresso serão ministradas Oficinas e Minicursos com 2 sessões de 2 horas e intervalo de 30 minutos sobre temáticas relevantes na Psicologia Clínica.

As pessoas participantes poderão propor atividades de Minicursos, Pôsteres (banners), Mesas Redondas e Comunicações Orais. Todas as proposições serão avaliadas pela Comissão Científica, que informará à/ao proponente o resultado da avaliação, bem como, em caso de aceitação, a data, o horário e o local de sua participação. As atividades principais ministradas no Auditório e as Salas Temáticas de Psicologia Clínica serão propostas pela Organização do Congresso.

Para a submissão de trabalhos, à/o proponente deverá inicialmente efetivar sua inscrição no evento, através do formulário de inscrição. A submissão será liberada após esse procedimento. Toda e qualquer submissão de trabalho deverá ser feita através do formulário de submissão de trabalhos.

Os resumos dos trabalhos apresentados serão publicados nos anais do Congresso. As/os proponentes deverão garantir o comparecimento de, pelo menos, uma/um autora/autor para que o trabalho seja apresentado e possa constar na publicação.

A/o proponente poderá submeter no máximo 3 (três) trabalhos, sendo 01 na categoria Minicursos, 01 na categoria Pôster e 01 na categoria Comunicação Oral ou Mesa Redonda, devido à grade horária da programação do Congresso.

 PÔSTERES (BANERS): os Pôsteres são apresentações gráficas de relatos de pesquisa ou de experiência e sua proposição poderá ser feita por profissionais e estudantes de Psicologia. Para sua apresentação deverão ser impressos em material específico com 90 cm de largura por 120 cm de altura e confeccionados de maneira a poderem ficar expostos em suportes para visualização das pessoas participantes. Os painéis deverão apresentar informações relevantes e sistematizadas da proposta, contendo: título, autoras/autores, universidade, introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões. A responsabilidade pela fixação (primeiro dia do Congresso) e retirada (último dia do Congresso) do pôster será das/os autoras/autores. Os Pôsteres serão submetidos à avaliação da Comissão Científica. O texto da proposta a ser submetida à avaliação da Comissão Científica deverá ser digitado diretamente nos espaços (caixas) disponibilizados no formulário de submissão de trabalhos.
As submissões deverão conter: a) Eixo; b) Título do trabalho; c) Autoria e afiliação (instituição); d) Resumo; e e) Palavras-chave.

  1. Eixo: caixa de seleção.
  2. Título do trabalho: até 350 caracteres.
  3. Autoria: a primeira pessoa autora obrigatoriamente, deverá estar inscrita no Congresso para apresentação do trabalho. As demais autoras devem ser ordenadas por critério de participação no trabalho, no seguinte formato: sobrenome, nome, (instituição por extenso), até o máximo de cinco autoras.
  4. Resumo do trabalho: texto resumido do trabalho, contendo até 3500 caracteres, sem o uso de tabelas, figuras, fotos ou outras ilustrações. O texto deverá ser contínuo, sem interrupções ou parágrafos e obedecer a seguinte estrutura: introdução, objetivos, método (quando pertinente), resultados e conclusões/considerações finais. Seguir normas ABNT.
  5. Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e um ponto ao final.
COMUNICAÇÃO ORAL (1h30 duração): a Comunicação Oral consistirá em apresentações realizadas por pessoas pesquisadoras, estudantes ou profissionais durante o I Congresso de Psicologia Clínica. Cada sala terá até seis trabalhos definidos pela Comissão Científica. Cada Comunicação Oral terá um tempo limitado de até dez minutos para apresentação. Ao final das apresentações, haverá uma sessão de perguntas e respostas às/aos participantes por mais 30 minutos. A apresentação deve ser concisa, focando nos principais aspectos da pesquisa, como objetivos, metodologia, resultados e conclusões. A Comunicação Oral será submetida à avaliação da Comissão Científica.

O texto da proposta a ser submetida à avaliação da Comissão Científica deverá ser digitado diretamente nos espaços (caixas) disponibilizados no formulário de submissão de trabalhos.
As submissões deverão conter: a) Eixo; b) Título do trabalho; c) Autoria e afiliação (instituição); d) Resumo; e e) Palavras-chave.

  1. Eixo: caixa de seleção.
  2. Título do trabalho: até 350 caracteres.
  3. Autoria: a primeira pessoa autora, obrigatoriamente, deverá estar inscrita no Congresso para apresentação do trabalho. As demais autoras devem ser ordenadas por critério de participação no trabalho, no seguinte formato: sobrenome, nome, (instituição por extenso), até o máximo de cinco autoras.
  4. Resumo do trabalho: texto resumido do trabalho, contendo contendo até 3500 caracteres, sem o uso de tabelas, figuras, fotos ou outras ilustrações. O texto deverá ser contínuo, sem interrupções ou parágrafos e obedecer a seguinte estrutura: introdução, objetivos, método (quando pertinente), resultados e conclusões/considerações finais. Seguir normas ABNT.
  5. Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e um ponto ao final.
MESAS REDONDAS (1h30 duração): as Mesas Redondas são organizadas para promover a discussão de um determinado tema, desenvolvido por grupos ou pesquisadoras distintas. A submissão deve ser feita por uma coordenadora que convida três apresentadoras e organiza os trabalhos para apresentação em uma única sessão. Cada uma das convidadas terá 15 minutos para realizar sua apresentação relacionada ao tema proposto e, ao final das apresentações, inicia-se o debate de 30 minutos com a participação de todas as pessoas presentes na sala. As Mesas Redondas serão submetidas à avaliação da Comissão Científica.

A proposta a ser submetida à avaliação da Comissão Científica deverá ser inscrita pela coordenadora da atividade. Deverá ser digitada diretamente nos espaços (caixas) disponibilizados no formulário de submissão de trabalhos após a inscrição pessoal de cada uma das autoras, através do formulário de inscrição.
As submissões deverão conter: a) Eixo; b) Título do trabalho; c) Resumo do trabalho; d) Palavras-chave do trabalho; e) Nomes das autoras (até 3); f) Título de cada apresentação; e g) Resumo de cada apresentação.

  1. Eixo: caixa de seleção.
  2. Título do trabalho: o título deve conter até 350 caracteres.
  3. Resumo do trabalho: resumo com contendo até 3500 caracteres, sem o uso de tabelas, figuras, fotos ou outras ilustrações. O texto deverá ser contínuo, sem interrupções ou parágrafos. Seguir normas ABNT.
  4. Palavras-chave do trabalho: entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e um ponto ao final.
  5. Autoria: a primeira pessoa autora será a coordenadora da atividade, responsável pela inscrição do trabalho. As demais autoras deverão ser informadas através das buscas nos campos disponibilizados no formulário. Todas as autoras deverão estar inscritas no sistema para que a coordenadora possa incluí-las na mesa redonda.
  6. Título de cada apresentação: o título de cada apresentação deve conter até 350 caracteres.
  7. Resumo de cada apresentação: o resumo de cada autora deve conter até 1500 caracteres, sem o uso de tabelas, figuras, fotos ou outras ilustrações. O texto deverá ser contínuo, sem interrupções ou parágrafos.

MINICURSO (02 sessões de 02 horas com intervalo de 30 minutos): os Minicursos têm como objetivo o aprimoramento e desenvolvimento profissional de psicólogas em conteúdos sobre as temáticas relevantes na Psicologia Clínica. Os objetivos dos minicursos deverão estar alinhados com os eixos temáticos do Congresso. Deverão ter a duração de 02 (duas) horas ou 04 (quatro) horas (sendo 02 (duas) horas por sessão).

A proposta a ser submetida à avaliação da Comissão Científica deverá ser inscrita pela proponente da atividade. Do ponto de vista estrutural, as submissões deverão conter: a) Eixo; b) Título do minicurso; c) Autoria; d) Resumo do trabalho; e e) Palavras-chave do trabalho

  1. Eixo: caixa de seleção.
  2. Título do minicurso: até 350 caracteres.
  3. Autoria: a pessoa responsável pela inscrição do minicurso, será ministrante da atividade.
  4. Resumo do trabalho: resumo com contendo até 3500 caracteres, sem o uso de tabelas, figuras, fotos ou outras ilustrações. O texto deverá ser contínuo, sem interrupções ou parágrafos e obedecer a seguinte estrutura: apresentação dos objetivos e conteúdo do Minicurso, estratégias didáticas, métodos de interação com os participantes, bem como a articulação da atividade com um dos eixos temáticos do Congresso. Seguir normas ABNT.
  5. Palavras-chave: entre três e cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e um ponto ao final.

Edital para inscrição de livros no I Congresso de Psicologia Clínica do CRP SP


Atenção: prazo de inscrição prorrogado até 03 de fevereiro de 2025.

As pessoas interessadas em lançar livros durante o I Congresso de Psicologia Clínica poderão inscrever suas publicações para avaliação.

Serão aceitos livros, coletâneas e textos completos publicados entre 2023 e 2025, desde que estejam alinhados aos princípios, ao tema e aos eixos do Congresso.

No período de 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2025, a pessoa autora principal deverá preencher o formulário disponível aqui, informando os dados da publicação. As pessoas responsáveis pelas propostas aprovadas receberão, por e-mail, no dia 05 de fevereiro de 2025, a autorização para lançamento de seu livro, bem como a indicação de data, hora e local para exposição do livro, que deverá ocorrer durante a programação do Congresso, conforme definido pela Comissão Organizadora.

As pessoas autoras deverão estar presentes no evento para fazer o lançamento, na hora e local indicado no cronograma do Congresso. Havendo mais de uma pessoa autora, pelo menos uma deverá estar presente e permanecer no local indicado para exposição durante todo o tempo previsto.

A organização do I Congresso de Psicologia Clínica não se responsabiliza pelo transporte dos livros até o local do evento. A pessoa autora será responsável pelo transporte dos livros até o local do evento e por sua acomodação em local previamente indicado pela Comissão Organizadora do Congresso, assim como pela retirada do material ao término da atividade.

O Congresso não se responsabilizará pelos livros expostos nesse espaço.

Não será cobrada taxa para exposição do livro durante a programação do I Congresso de Psicologia Clínica do CRP SP.

Transmissão do evento

Mensagem da organização do 1º Congresso de Psicologia Clínica do CRP SP

As inscrições para o 1º Congresso de Psicologia Clínica do CRP SP foram encerradas em poucas horas, numa forte demonstração do interesse da categoria por um evento com tal temática.

Trazemos agora uma novidade para quem não conseguiu se inscrever: as atividades do auditório principal serão transmitidas ao vivo pelo canal do CRP SP no YouTube, e ficarão disponíveis para serem assistidas após o fim do Congresso. Confira abaixo os links e horários das transmissões!

Programação das transmissões ao vivo


13 de fevereiro
19h-22h Cerimônia de abertura

14 de fevereiro
9h-10h30 Mesa 1
 
As diferentes perspectivas sobre o autismo: diversas abordagens

11h-12h30 Mesa 2
 
Manejo clínico em situações de suicídio e violência autoprovocada: prevenção e posvenção

17h45-19h30 Mesa 3
 Psicologia clínica: história, prática e desafios contemporâneos

15 de fevereiro
10h30-15h Escutas compartilhadas

15h-16h Plenária temática de psicologia clínica e entrega de menção honrosa para trabalhos

16h-18h Cerimônia de encerramento

Comissões

Comissão Organizadora

Coordenação:
Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) - Presidenta do Congresso

Ana Tereza da Silva Marques (CRP 06/141032) - Membra
Beatriz Marques de Mattos (CRP 06/108613) - Membra
Camila Andrade de Oliveira (CRP 06/94895) - Membra
Dario Henrique Teófilo Schezzi (CRP06/ 69246) - Membro
Davi Rodriguez Ruivo Fernandes (CRP06/ 118838) - Membro - Coordenador CPAP
Dreyf de Assis Gonçalves (CRP 06/55379) - Membro
Eduardo de Menezes Pedroso (CRP 06/ 122428) - Membro
Jean Rodrigo Gerhardt (CRP 06/212399) - Membro
Jessica Siqueira de Aquino (CRP 06/ 166663) - Membra
Maria da Glória Calado (CRP 06/33194) - Membra
Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo (CRP 06/45952) - Membra
Mariana Ceciliato de Carvalho (CRP 06/74546) - Membra
Marta Eliane de Lima (CRP 06/94890) - Membra
Magna Barboza Damasceno (CRP 06/66384) - Membra
Vanderci Simão Marques Junior (CRP 06/111402) - Membro
Caio Vinícius Infante de Melo (CRP 06/129237) - Membro
Rodrigo Acioli Moura (CRP 05/33761) - Membro
Lissane Raquel Henrique Bahia de Oliveira Santos (CRP 01/13229) - Membra


Comissão Científica

Coordenação:
Maria da Piedade Romeiro de Araujo Melo (CRP 06/45952) - Presidenta da Comissão Científica

Ana Gabriela Pinheiro da Silva Annicchino (CRP 06/55777) - Membra
Angélica Capelari (CRP 06/55885) - Membra
Cícera Andréa Oliveira Brito Patuti (CRP 06/46577) - Membra
Clayton Ezequiel dos Santos (CRP 06/62848) - Membro
Davi Rodriguez Ruivo Fernandes (CRP 06/118838) - Conselheiro / Coordenador CPAP
Dreyf de Assis Gonçalves (CRP 06/55379) - Membro
Eduardo de Menezes Pedroso (CRP 06/122428) - Membro
Eliana Isabel de Moraes Hamasaki (CRP 06/56169) - Membra
Ione Aparecida Xavier (CRP 06/27445) - Membra
Juliana Barbosa Dias Maia (CRP 11/03833) - Membra
Kelly Cristina Brandão da Silva (CRP 06/49280) - Membra
Leliane Maria Aparecida Gliosce Moreira (CRP 06/27327) - Membra
Lissane Raquel Henrique Bahia de Oliveira Santos (CRP 01/13229) Membra (Técnica CFP)
Luiz Eduardo Valiengo Berni (CRP 06/35863) - Membro
Maria Cristiane Nali (CRP 06/47760) - Membra
Maria da Glória Calado (CRP 06/33194) - Membra
Milena Fernandes Farias (CRP 06/143178) - Membra
Mônica Cintrão França Ribeiro (CRP 06/20583) - Membra
Rafa Moon Carvalho Pires da Silva (CRP 21/03231) - Membra
Regina Célia Ciriano Calil (CRP 06/13574) - Membra
Rodrigo Acioli Moura (CRP 05/33761) - Membro - (Conselheiro CFP)
Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781) - Membra
Vanessa Gimenez Ferreira (CRP 06/95188) - Membra

Ficha técnica

Coordenação geral:
Camila Cristina Furchi

Suporte Administrativo:
Rafael Gomes Camizão Lima
Rodrigo Marques Piva

Tecnologia da Informação:
Adolfo Barros Benevenuto
Rodolfo Lima Morandi

Coordenação de Comunicação:
Tais Aparecida de Souza

Jornalistas:
Angelo Henrique Costa Cuissi
Gislaine Gomes Bueno

Design:
Micael Alves Melchiades do Nascimento
Paulo Henrique do Nascimento Mota

Analista Técnica CFP - Psicologia
Lissane Raquel Henrique Bahia de Oliveira Santos (CRP 01/13229)

Gestão Geral
Edson Ferreira Dias Junior - Gerente de Relações Institucionais
Giane Del Dono Rodrigues - Gerente Administração e Tecnologia da Informação
Lauren Mariana Mennocchi (CRP 06/90668) - Gerente Técnico Política
Ronaldo Ferreira Spinola - Assessor Jurídico