Apresentação

A Psicologia tem avançado e consolidado suas práticas de atuação na sociedade, onde particularmente a Psicologia Organizacional e do Trabalho faz-se presente.Os desafios contemporâneos conferidos ao psicólogo organizacional e do trabalho precisam ser discutidos e enfrentados objetivando-se uma atuação profissional qualificada e ética, que favoreça a melhor equalização entre homem e trabalho, de modo crítico e eficaz.

Na gestão 2013/2106 do CRP/SP foram fundados vários núcleos temáticos objetivando trazer as demandas da categoria para o conselho. A análise do contexto de Psicologia Organizacional e do Trabalho iniciou-se em setembro de 2014, ocasião em que o grupo presente iniciou suas discussões sobre os temas relevantes e contemporâneos que envolvem a atuação da(o) psicóloga(o). Buscamos, desde então, refletir sobre o compromisso científico, histórico e social pertinente a este contexto.O grupo foi constituído com a finalidade de viabilizar a discussão de assuntos específicos da área com propostas e soluções de dilemas éticos e desafios à prática, além de contribuir com o avanço do campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Nesta perspectiva, o Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho empreendeu suas atividades e, com base nas discussões do grupo, originou-se o primeiro Seminário Estadual de Psicologia Organizacional e do Trabalho: Desafios Contemporâneos para o Psicólogo nas Organizações de Trabalho, em 24 de outubro de 2015, contemplando temas de relevância na atuação do psicólogo, tais como: Diversidade nas relações de trabalho / Identidade do profissional em POT/ Violência no trabalho / Saúde do trabalhador. O seminário revelou-se um marco especialmente produtivo quanto às discussões de áreas ainda pouco exploradas na formação dos psicólogos, e mesmo nas discussões sobre práticas profissionais já constituídas, indicando a necessidade de aprofundamento da categoria para a construção de novas referências.