|
|
Data: 30/08/2014
Apresentação:
A escola se apresenta com muitas contradições e conflitos, imersa em uma estrutura e organização que não atendem aos seus fins: uma educação para todas e todas.
Além de promover condições para que os alunos tenham acesso ao conhecimento, a escola deve, assumir também a responsabilidade de trabalhar questões informais que emergem das relações sociais. A escola é um espaço potente de reprodução de valores e regras da sociedade na qual está inserida. Assim espera-se que o alunado seja preparado para fazer leituras criticas e autônomas da realidade, na direção de uma sociedade democrática e solidária.
Muitos são os fatores que atravessam o cotidiano escolar, os quais contribuem para que a intolerância e a exclusão se façam presentes nos contextos educativos, como a discriminação racial e a homofobia.
A partir de situações cotidianas vivenciadas no âmbito escolar, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo pretende com o presente evento, contribuir com o debate sobre o tema, e apontar possibilidades de intervenções na perspectiva da inclusão educacional.
Mirnamar Pinto da Fonseca Pagliuso - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Coordenadora do Núcleo e Educação do CRPSP e Coordenadora da Comissão Gestora do CRP SP - Subsede Baixada Santista e Vale do Ribeira. Graduada em Psicologia, com especialização em Saúde Pública e em Educação Especial.
Jonathas Salathiel da Silva - Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06. Psicólogo com especialização em teoria psicanalítica. Aprimoramento na Clínica com o Bebê. Aprimoramento pelo PAVAS/USP em Violência Sexual. Atendimento Clínico com bebês, gestantes e adultos em geral. Acompanhante Terapêutico. Psicólogo de um CAPS - AD.
Leonardo Lemos de Souza - Doutor em Educação pela UNICAMP. Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UNESP. Realizou estágio pós-doutoral na Facultat de Psicologia da Universitat de Barcelona - UB. Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNESP atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, sendo vice-coordenador do Programa e chefe do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades.
Lauro Cornélio da Rocha - Educador e mestre em História Econômica pela USP.
|
|