"Orientação à Queixa Escolar: uma modalidade de atendimento psicológico na contramão da medicalização"
Beatriz de Paula Souza
O presente curso objetiva apresentar a proposta de Orientação à Queixa Escolar, modalidade de atendimento criada no Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP como forma de superação das práticas hegemônicas de atendimento psicológico às queixas escolares. Isso porque tais práticas hegemônicas embasam-se em concepções de indivíduo que desconsideram sua constituição no bojo de grupos e instituições, em um tempo social determinado.
A participação da escola e seu funcionamento cotidiano na construção destas queixas são reiteradamente desconsiderados. Assim, psicólogos tornam-se agentes da medicalização da Educação e da sociedade, individualizando e patologizando processos de natureza coletiva. Procurando caminhos para a superação destas lacunas, será apresentada a Orientação à Queixa Escolar, uma modalidade breve e focal de atendimento psicológico. Realiza-se o atendimento dos principais envolvidos na produção e manutenção da queixa – geralmente, criança/adolescente, pais e escola. No encontro das diferentes versões surgidas, a queixa é historicizada e problematizada e novos olhares são construídos. Consideram-se as diversas dimensões da mesma e suas mútuas determinações, do sofrimento individual aos atravessamentos institucionais e sociais.
Pensar o cotidiano da sala de aula tem-se revelado fundamental, assim como o resgate da potência dos implicados. Perguntas e instrumentos próprios têm sido desenvolvidos. A medicalização da Educação merecerá destaque, dado inclusive seu notável crescimento recente no âmbito das abordagens às queixas escolares. Espera-se, com o curso, contribuir com a formação de psicólogos que atendem a queixa escolar, na direção do fortalecimento do processo de escolarização.