Apresentação
As diretrizes de atuação do Sistema Conselhos de Psicologia são definidas a cada três anos, no
Congresso Nacional da Psicologia (CNP), instância máxima e deliberativa sobre as questões prioritárias para as próximas gestões dos Conselhos Regionais
de Psicologia (CRPs) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O CNP ocorre por meio de um amplo processo democrático, com a participação das psicólogas no delineamento de diretrizes para a profissão.
É construído por meio de etapas realizadas no âmbito dos Conselhos Regionais, a partir dos Ações de Mobilização
- Eventos Preparatórios e Eventos Livres (1ª etapa), Pré-congressos (pré-COREPSIs; 2ª etapa) e Congresso Regional de Psicologia (COREPSI; 3ª etapa), culminando no Congresso Nacional da Psicologia (CNP).
Estamos em um momento de preparação para o 12º CNP, que ocorrerá em março de 2025, dentro da temática "A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma Psicologia pluriversa e inclusiva!" e dos eixos temáticos:
I. Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e a participação
da categoria na consolidação de um sistema pluriverso e representativo;
II. Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência;
III. Exercício Profissional: O trabalho das Psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa.
ENTENDA AS ETAPAS DO 12º CNP:
Ações de Mobilização (01 de abril a 31 de agosto de 2024): eventos realizados pelos regionais com o objetivo de formular propostas a serem enviadas para as próximas etapas do CNP. Participam psicólogas, estudantes, convidadas e quaisquer outras pessoas interessadas, seja por iniciativa própria de uma profissional, de grupos e de eventos organizados pelo CRP. As ações de mobilização podem ser:
Eventos preparatórios: são ações de mobilização
propostas pelo CRP SP, com temas pré-definidos e podem contar com convidadas
para desenvolver os temas.
Evento livre: são ações de mobilização propostas pela categoria de forma autônoma e podem ser organizadas por psicólogas ou coletivos da Psicologia.
O cadastro do evento livre deverá ser solicitado ao CRP SP por uma psicóloga responsável
(clique aqui para solicitar), que deve estar adimplente. As propostas oriundas das ações de mobilização serão cadastradas pelo CRP SP no E-CNP e sistematizadas para apreciação nos pré-COREPSIs, com o objetivo de remessa à etapa regional.
Envio de propostas avulsas: Propostas avulsas podem ser enviadas via E-CNP de 01 de abril de 2024 a 31 de dezembro de 2024. Através do link:
https://cnp.cfp.org.br/sistema/12/formulario-online/encontrar-registro
Cada psicóloga poderá encaminhar até 01 (uma) proposta avulsa, podendo ser editada ou excluida durante o período de envio, desde que esteja adimplente no ato da inserção e/ou edição.
Pré-congressos (Pré-COREPSIs) (16 de setembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025)*: Instâncias que apreciam e aprovam as propostas enviadas pelas ações de mobilização. Nessa etapa, novas propostas podem ser elaboradas e são eleitas as delegadas para o Congresso Regional
de Psicologia (COREPSI). Podem ocorrer em mais de uma área geográfica da jurisdição do CRP
SP.
Congresso Regional da Psicologia (COREPSI) (21 a 23 de março de 2025)*:
É composto por delegadas eleitas nos Pré-congressos. No COREPSI, são discutidas e
apreciadas as propostas de âmbito regional que farão parte do Caderno de Deliberações do COREPSI e que orientará as ações da gestão do CRP no triênio seguinte. São também apreciadas as propostas que serão enviadas para avaliação no CNP. É no COREPSI que serão eleitas as delegadas para o Congresso Nacional
da Psicologia.
Acesse aqui a minuta regulamento do 12º COREP
Congresso Nacional da Psicologia (CNP) (03 a 06 de julho de 2025)*: É a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as diretrizes para o Conselho Federal de Psicologia. Participam as delegadas nacionais, eleitas nos COREPSIs de todos os CRPs. As propostas aprovadas irão compor o Caderno de Deliberações do 12º CNP, que orientará as ações da gestão do CFP no próximo triênio.
* as datas poderão sofrer alterações
Faça download do vídeo (clique com o botão direito do mouse e selecione "salvar como")