PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Luta Antimanicomial


Psicoterapias: Interfaces das práticas de Ontem, Hoje e Amanhã

Data: 03/08/2019
Horário: 08h30 ás 18h30
Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Endereço: Av. Ramiro Colleoni nº5 - Centro, Santo André - SP
Inscreva-se aqui

Frente às contínuas mudanças de paradigmas e questões sociais atreladas às atuações das (os) psicólogas (os), torna-se importante o fomento de debates e orientações qualificados na área das Psicoterapias. Pensando nisso, o CRP-SP, através do Núcleo de Psicoterapias da Subsede do Grande ABC, convida a todas e todos profissionais e estudantes da categoria para a I Jornada de Psicoterapias do Grande ABC.

Horário Atividade



08h00 Café de Boas-Vindas



09h00 Mesa de Abertura Oficial



9h50   A Importância das Psicoterapias
Marília Machado Rangel
Psicóloga, formada pela Universidade Metodista de São Paulo, atuando como psicoterapeuta na área Clínica privada e em Saúde Suplementar.
Psicanalista em formação, participa também de grupos com estudo aprofundados da abordagem. Atualmente é membro  do Núcleo de Psicoterapias na Subsede do CRP do Grande ABC.



10h00   Debate- Psicoterapias ontem, hoje e amanhã. Impasses, desenvolvimentos e possibilidades. Bruno Cervilieri Fedri
Formado em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista e mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com aperfeiçoamento em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Doutorando em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenador técnico do Centro de Referência e Apoio à Vítima, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Carolina de A. Agustinelli Primo
Psicóloga clínica - presencial e online. Professora e supervisora em graduação de Psicologia (FASBC). Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica (USP) e em Moderna Educação (PUCRS). Mantém um blog sobre relação pais-filhos.
Rafael Dutra 
Psicólogo, especialista em Psicologia Escolar e mestre em Educação. Professor e supervisor no curso de Psicologia da USCS; co-fundador do IP.abc - Instituto de Psicologia do Grande ABC; coordenador-Geral da Sala ABC - coworking para psicólogas; orientador profissional e psicoterapeuta há 12 anos.
Mediação: Davi Rodriguez Ruivo Fernandes
Psicólogo pela Universidade Metodista de São Paulo, Psicoterapeuta Especialista em Psicanálise e Saúde pelo Instituto de Ensino Hospital Israelita Albert Einstein. Membro da Comissão Gestora da Subsede do Conselho de Psicologia do Grande ABC e Representante do Núcleo de Psicoterapias na mesma na gestão (2017-2019). Possui formação no Fórum de Masculinidades e Gêneros do Grande ABC, Escola de Formação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher e estudos em Análise Sistêmica Psicanalítica.



11h30 Debate- Patologias do social e os  impasses, desenvolvimentos e possibilidades em Psicoterapias
Angélica Capelari
Psicóloga pela PUC SP e atuante desde a formação em clinica analítico comportamental. Mestra em Psicologia Experimental pelo IP USP. Professora da Universidade Metodista de SP, onde além de docente, coordena os estágios em psicologia na área.
Juliana Rodrigues 
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente e supervisora de Estágio de Psicologia Clínica da Universidade Metodista de São Paulo.
Psicóloga clínica há 10 anos.
Leonardo Milan
Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica. Formado em 1988 pela Universidade  Metodista de São Paulo,.  Psicoterapeuta na abordagem Analítica Junguiana. Professor no curso de graduação em Psicologia na Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo. Colaborador e Membro da Comissão de Ética na Subsede Grande ABC do CRP São Paulo. 
Mediação: Rafael Winter
Psicólogo formado pela Universidade Bandeirantes de São Bernardo do Campo - SP. Psicoterapeuta com atuação em São Caetano do Sul. Especialista na área de Psicologia Forense e Investigação Criminal pela UnyLeya. Atento as mudanças e dinâmicas contemporâneas, abarca conhecimentos sobre Direitos Humanos, estudos sobre Gênero e Sexualidade, dentre estes, as questões LGBTI e Masculinidades, tendo por base a formação no Fórum de Masculinidades e Gêneros do Grande ABC , Escola de Formação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher.



12h50 Orientações para as atividades da tarde



13h00 Brunch



14h Grupos de Trabalho com Núcleos - interface das psicoterapias e a diversidade de contextos da atuação:



14h   GT1 - Psicoterapias Ontem, Hoje e Amanhã: Da segregação à integração.
Luiz Henrique L.S. das Dores
Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista, Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Metodista, Psicólogo Responsável Técnico da Clínica Escola de Psicologia da Universidade Metodista. Atua na área clínica com grupos e psicoterapia individual.
Flavia Roberta Eugenio,
 Psicóloga, formada pela Universidade Metodista,  Especialista em Psicologia Política pela Universidade de São Paulo. Coordenadora da Subsede Grande ABC do CRP SP, também compõe a coordenação do  Núcleo Sexualidade e Gênero. Trabalhou nas redes de atendimento a mulher em situação de violência doméstica em São Paulo e Grande ABC, é Promotora Legal Popular.
Andrea da Costa
Membra da Comissão Gestora da Subsede do CRP do Grande ABC e membra do Núcleo de Assistência Social do CRP SP, é também trabalhadora do SUAS (Sistema Único de Assistência Social ) há 15 anos. 
Mediação: Davi Rodriguez Ruivo Fernandes



14h GT 2 Psicoterapias Ontem, Hoje e Amanhã: Desenvolvimentos do paliativo ao efetivo Andressa Destido
Psicóloga formada em  pela Universidade Metodista de São Paulo. Estudante de LIBRAS, é Especialista em Psicologia Clinica Hospitalar e em Reabilitação de Pessoas com deficiência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.  Trabalha na inserção de pessoas com todos os tipos de deficiência em empresas, através do projeto de emprego apoiado integrando no mercado profissionais com deficiência.
Daniela Morales Carcavilla
Psicóloga Clínica, Educacional e Orientadora Profissional, com experiência diversificada com crianças, adolescentes, escolas e famílias. Especialização em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2014) e Aperfeiçoamento em Orientação à Queixa Escolar pela USP (2017).
Thiago Domingues
Psicólogo e poeta. Tem atualização profissional em Transtorno Ansioso e Depressivo ( Hospital Albert Einstein) e especialização em Filosofia Contemporânea e História ( UMESP). É responsável pela implantação e coordenação de projetos em educação com foco no gerenciamento socioemocional, senso de propósito e consciência planetária em escolas de Santo André e São Bernardo do Campo. Atende em consultório particular em Santo André, onde também coordena grupos de estudo em Psicologia Analítica e supervisão clínica. É colaborador em revistas de psicologia.
Mediação: Marília Machado Rangel



14h   GT 3 Psicoterapias Ontem, Hoje e Amanhã: Interfaces da ética, da moral e da cidadania
Thaís Mateo Zygmunt
Psicóloga, formada pela PUC-SP em 2018.
Trabalhou na vara central de infância e juventude e na vara da violência doméstica e familiar contra a mulher, da Barra Funda.
Atualmente é representante do Núcleo de Psicologia em interface com a Justiça da subsede do CRP-SP do Grande ABC e psicóloga clínica.
Lucas Lima
Especialista em Saúde da Família e Saúde Mental pela FMABC, graduado em Psicologia pela UFSCar. Trabalha como psicólogo de NASF no SUS em São Bernardo do Campo e como tutor do Núcleo Psicologia e preceptor no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família no mesmo município.
Maria da Penha Tamburú Ivanchuk Lopes
Possui Mestrado Profissional em adolescente em conflito com a lei. Titulo de Especialista Clinica pelo CRP, Pós Graduada em Psicopedagogia, Especialista em metodologias do ensino a distancia, possui Aperfeiçoamento em Orientação a Queixa Escolar pela USP e graduada em Psicologia. Exerce a função de docente no curso de psicologia na Universidade Anhanguera de São Paulo e atua também como supervisora de estágios na área clinica e escolar. Executou trabalhos sociais na função de orientadora de plantão psicológico, oferecendo atendimento clinico a população de bairros carentes da região do ABC. Durante quase dez anos exerceu também o cargo de coordenadora da clinica de psicologia - UNIAN - ABC. Na área clinica atende em consultório particular, além de realizar supervisões clinicas e consultorias na rede de ensino particular. Atualmente atua como gestora no NEM (Núcleo de Educação e Medicalização) da subsede do grande ABC e faz parte do GIQE (Grupo Interdisciplinar de Queixa Escolar), ABEP (Associação Brasileira do Ensino da Psicologia) e ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional).  
Mediação: Rafael Winter



15h30 Plenária



16h Coffe



16h30 Oficina de Elaboração e Orientação de Documentos - Definição, Diferenciação, Uso, Armazenamento e Arquivamento/ Práticas e Ética

Rafael dos Santos
Psicólogo Analista Técnico no Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - Subsede Grande ABC. Graduado em Psicologia pela Universidade Tiradentes (SE). Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Sergipe.
Leonardo Milan - Psicólogo, especialista em Psicologia Clínica. Formado em 1988 pela Universidade  Metodista de São Paulo,.  Psicoterapeuta na abordagem Analítica Junguiana. Professor no curso de graduação em Psicologia na Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo. Colaborador e Membro da Comissão de Ética na Subsede Grande ABC do CRP São Paulo. 



18h00 Encerramento

TODO RACISMO É UMA FORMA DE VIOLÊNCIA

Data: 27/07/2019
Horário: 9h às 15h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

Programação 

9h00 Café de Boas-Vindas  
9h30 - Mesa de Abertura com a Comissão Gestora da Subsede Grande ABC do CRP SP e Conselheira Ivani Francisco Oliveira

9h30- 11h30  

Mediador: Edilson Claudino Bicudo

Katiara Oliveira - Assistente Social, Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio e Kilombagem
Amanda Bezerra dos Santos - Formada em Serviço Social como bolsista do programa Pindorama da PUC /SP no ano de 2015.Especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência na UFABC, em finalização. Atuando como assistente social no Creas da Prefeitura de Diadema.
Letycia Rendy Yobá - Indígena da etnia Payayá, Ativista, historiadora e militante na formação para professores na educação de base. Pós-graduanda: especialização em História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas para a Educação, na A Casa Tombada. Arte Educadora, militante pela arte educação na periferia de São Paulo.

11h30 Apresentação artística MILCA AFLORDESCENDENTE

12h Brunch com Intervenção Artística

13h - 15h A Psicologia e a clínica das relações raciais
Suze Piza - Filósofa, doutora em filosofia contemporânea pela Unicamp, professora de Filosofia da UFABC, atua na linha de pesquisa de ética e política no Mestrado em Filosofia da UFABC, membro do Neab-Núcleo de estudos africanos e afro-brasileiros da UFABC e pesquisadora no grupo de pesquisa Rede africanidades vinculado a UFBA

Mediador : Luiz Henrique Lourenço Santos das Dores

Fabiana Villas Boas - psicóloga pela PUC-SP, mestra em Psicologia Clínica pela USP. Teve experiência na atenção primária, secundária e terciária no SUS. Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude e do Núcleo de Relações Raciais do CRP -SP. Atua como psicanalista e supervisora em consultório particular.

Alienação Parental em debate

Data: 05/07/2019
Horário: 18h às 20h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

Reunião Ampliada do Núcleo de Educação e Medicalização CRP-SP Grande ABC

Data: 25/03/2019 (segunda-feira)
Horário: 9h00 às 12h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

O núcleo de educação e medicalização do CRP-SP Subsede Grande ABC convida para uma Reunião Ampliada que ocorrerá no dia 25 de março de 2019 das 9h00 às 12h00 com a proposta de refletir sobre a atuação do núcleo educação e medicalização no diálogo com as demandas das/os profissionais que atuam no contexto educacional.

O Encontro terá como objetivo fomentar o debate e o diálogo, dando ênfase ao fortalecimento da rede de interlocução entre a Educação, Assistência Social e Saúde.

PÚBLICO-ALVO: Psicólogas(os) e interlocutores dos serviços de assistência social, saúde e educação.





Pré-congresso: Compromisso da Psicologia com a Sociedade

Data: 23 de fevereiro de 2019
Horário: 9h00 às 16h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

Convidada:

Marlene Bueno Zola - Psicóloga especializada em Psicologia Social e Administração Hospitalar. Mestrado e doutorado em Serviço Social, com concentração em Políticas Sociais e Movimentos Sociais (PUC_SP). Tem 20 anos de experiência de docência e 23 anos de experiência profissional em Gestão Pública de políticas sociais. Nas áreas da Saúde, Trabalho e Assistência Social, em órgãos estadual e municipal.





Atuação da(o) psicóloga(o): questões fundamentais para o exercício profissional

Data: 15 de fevereiro de 2019 (sexta feira)
Horário: 9h00
Local: Faculdade Anhanguera
Endereço: R. Atlântica, 700 - Jardim do Mar, São Bernardo do Campo - SP, 09635-010
Inscreva-se aqui

O CRP SP por meio da Comissão Gestora da subsede do Grande ABC, convida para o pré-congresso: Atuação da(o) psicóloga(o): questões fundamentais para o exercício profissional, que acontecerá em 15 de fevereiro de 2019 na cidade de São Bernardo do Campo, na Faculdade Anhanguera - endereço: Rua Atlântica, 700 - jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP - 09635 - 010

Convidados:
LEONARDO MILAN

Psicólogo CRP 06/31.748
Especialista em Psicologia Clínica
30 anos de atuação clínica em consultório particular
Supervisor clínico na abordagem Analítica de C. G. Jung
Docente de curso de graduação em Psicologia
Colaborador CRP-SP e membro da Comissão de Ética na Subsede Grande ABC.

RAFA DUTRA
Psicólogo CRP 06/90103
Especialista em Psicologia Escolar e Educacional e mestre em Educação.
Professor e supervisor do curso de Psicologia da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Co-fundador do IP.abc - Instituto de Psicologia do Grande ABC; psicoterapeuta, orientador profissional e palestrante.

Programação:

08h30 às 9h00 - Credenciamento e escolha do eixo para subgrupo

09h00 às 09h20 - Abertura

09h20 às 10h00 - Mesa de debate - Leonardo Milan e Rafa Dutra

10h00 às 10h10 - Formação da Mesa Diretora - presidenta, vice-presidenta e duas secretárias

10h10 às 10h30 - Leitura do regulamento

10h30 às 12h00 - Leitura dos cadernos e elaboração de propostas

12h00 às 12h15 - Eleição de delegadas/os

12h15 às 12h30 - Plenária de apreciação de propostas e encerramento





Atuação da(o) psicóloga(o): questões fundamentais para o exercício profissional

Data: 09/02/2019
Horário: 9h00
Local: USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Campus Centro
Endereço: R. Santo Antonio, 50 - Centro, São Caetano do Sul - SP, 09521-160
Inscreva-se aqui

O CRP SP por meio da Comissão Gestora da subsede do Grande ABC, convida para o pré-congresso: Atuação da(o) psicóloga(o): questões fundamentais para o exercício profissional, que acontecerá em 9 de fevereiro de 2019 na cidade de São Caetano do Sul, na USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Campus Centro em R. Santo Antonio n° 50, às 9h

Alacir Villa Valle Cruces - Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Psicologia da Educação (PUC_SP) e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Professora e Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar e Educacional, psicóloga da Secretaria da Administração Penitenciária, lotada no Centro de Detenção Provisória de Santo André. Pesquisadora nas áreas da formação e atuação em Psicologia Escolar e Educacional; História da Psicologia no Brasil, principalmente nas inserções com a Educação.

Cronograma
- Credenciamento: 09h00 às 10h30;

- Abertura: 10h00 às 10h20;

- Mesa de debate: 10h20 às 11h00 (Alacir Villa);

- Formação da Mesa Diretora: 11h10 às 11h20 (presidenta, vice-presidenta e duas secretárias);

- Leitura do regulamento, Mesa diretora, Divisão de grupos, leitura dos cadernos e elaboração de propostas: 11h20 às 14h00;

- Plenária de apreciação das propostas: 14h00 às 15h30;

- Eleição de delegadas/os: 15h30 às 15h45;

- Encerramento: 15h45 às 16h00.





Pré-congresso: SAÚDE DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES NAS POLITICAS PÚBLICAS

Data: 25 de janeiro de 2019
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Mauá
Endereço: Av: João Ramalho nº 305 - Mauá/SP
Inscreva-se aqui

O CRP SP por meio da Comissão Gestora da subsede do Grande ABC, convida para o pré-congresso: SAÚDE DAS TRABALHADORAS E DOS TRABALHADORES NAS POLITICAS PÚBLICAS, que acontecerá em 25 de janeiro de 2019 na cidade de Mauá, na Câmara Municipal de Mauá - Av: João Ramalho nº 305 - Mauá, às 9h.

Convidada:

ELIANA APARECIDA DA SILVA PINTOR

Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia da Saúde, docente do curso "Saúde Mental Relacionada ao Trabalho" no Sedes Sapientiae, Interlocutora de Saúde do Trabalhador no grande ABC - pela Secretaria de Estado da Saúde - no GVS VII - Santo André.





Pré-congresso 10º COREP: Psicologia nas Politicas Públicas

Data: 18/01/2019
Horário: 9h
Local: Espaço RECAD
Endereço: Rua: Oriente Monti nº 201 - Centro - Diadema/SP
Inscreva-se aqui

O CRP SP por meio da Comissão Gestora da subsede do Grande ABC, convida para o pré-congresso: Psicologia nas Politicas Públicas, que acontecerá em 18 de janeiro de 2019 na cidade de Diadema, no espaço RECAD (Rua: Oriente Monti nº 201 - Centro, às 9h.)

Convidadas:
Luciana dos Santos Oliveira
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Atuou como Consultora na FUNDAP-SP e foi membro da ONG HABITARE, realizando projetos de intervenção precoce na relação pais-bebê em regiões de alta vulnerabilidade de SP. Ingressou como técnica na Proteção Social Básica no Município de Diadema em 2009 e em 2016 assumiu o cargo de Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social/CRAS Leste-Piraporinha. Atualmente faz parte do Núcleo de Assistência Social da Sub Sede do Grande ABC do CRP- SP. Atua ainda em consultório particular no município de SP.

Heloisa Elaine dos Santos
Psicóloga, Especialista em Saúde da Família, Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Doutoranda em Saúde Pública na Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente exerce a função de gestora do CAPS III Leste e da 1a. Residência Terapêutica II do Município de Diadema.





I Mostra de Psicologia do Grande ABC: Reflexões e Práticas Contemporâneas

Nova data: 07 e 08/12/2018
Local: UFABC - Universidade Federal do ABC, Campus Santo André - Auditório 111 Bloco A
Endereço: Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP
Inscrições e mais informações

Evento Gratuito!

Oficina de Elaboração de Documentos Escritos

Nova data: 10/11/2018 (sábado)
Horário: 09h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

A Subsede do CRP Grande ABC convida psicólogas/os para a Oficina Elaboração de Documentos Escritos.

Propomos uma maior aproximação com a categoria para juntas/os fazermos avançar a Psicologia com ética e cidadania

A potência da(o) professora(r) frente ao histórico da medicalização

Data: 07 de novembro de 2018
Horário: das 08h30 às 12h00
Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, nº 5 - Centro, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

Nosso objetivo, é discutir o histórico da medicalização na educação, tendo em vista ressaltar a potência e protagonismo da(o) professora(r) frente aos diferentes cenários do ambiente escolar.

Programação
08h30 às 9h00: Coffee Break
9h00 às 09h30: Apresentação artística
09h30 às 10h00: Exposição do histórico da medicalização
10h00 às 11h00: Oficina com grupos de trabalhos
11h00 às 12h00: Plenária e encerramento

Nossa Luta cria: enfrentar as desigualdades e defender a democracia, um dever ético para a Psicologia

A atuação de Psicólogas e Psicólogos nas Politicas Públicas de Gênero no Grande ABC

Data: 31/08/2018
Horário: 8h30 às 14h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

Programação

8h30 Café de Boas-Vindas 
9h00 - Mesa de Abertura com a Comissão Gestora da Subsede Grande ABC do CRP SP

9h20- 11h00 - Violência Contra Mulher - a Ética nos Impasses Técnicos e Políticos

Jéssica Oliveira de Paula
Psicóloga do Centro de Referência da Mulher Casa Beth Lobo da Prefeitura de Diadema  e psicóloga parceira da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Diadema; Formada pela FMU; Possui Cursos de extensão nas áreas de sexologia forense, crimes sexuais e perícia criminal.

Leonilda Silva Cruz Trindade
Coordenadora do Centro de Referência e Apoio à Mulher Márcia Dangremon da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Formada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UMESP em 2010. Experiência em Psicologia clínica desde 2007, social desde 2012 e ministração de aulas da disciplina de Psicologia em Cursos Técnicos com experiência na área Organizacional. Atuação atual com atendimento psicossocial a Mulheres em situação de violência doméstica e de gênero. Ministração de oficinas e ações preventivas.

Renata Facis Lessa
Psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vem Maria da Prefeitura de Santo André. Formada pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Possui especialização em Psicologia Hospitalar pela FUNDAP Hospital Santa Marcelina (2005). Formada no 2º curso Projeto Maria, Maria - Capacitação sobre a Lei Maria da Penha pela União de Mulheres de São Paulo e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM (2009).  Atuação como psicóloga no Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência Márcia Ribeiro de Osasco (2009 a 2014) e Atuação no CREAS de Santo André (2014 a 2015).

11h30 Brunch

12h00 - 14h00 A Psicologia no Atendimento a Homens Autores de Violência e nas Penas Alternativas 

Flávio Urra
Psicólogo e Sociólogo. Mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, Especialização em Violência Doméstica pelo LACRI-USP. Coordenador do Programa "E Agora José?" - Grupo Socioeducativo de responsabilização de homens. Coordenador do Curso de Gênero e Masculinidades para homens. Participa do Fórum de Gênero e Masculinidades do Grande ABC e do Fórum de Gênero e Masculinidades do Alto Tietê.

Marlene Bueno Zola
Psicóloga especializada em Psicologia Social e Administração Hospitalar, é mestre e doutora em Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pela PUC-SP. Tem 23 anos de experiência profissional em Gestão Pública de políticas sociais, nas áreas da Saúde, Trabalho e Assistência Social, em orgãos estadual e municipal. Foi assessora especial de Políticas Sociais do Município de São Bernardo do Campo, Presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, Coordenadora da Coordenadoria de Ação Social da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.  É docente, supervisora de estágio e coordenadora do Curso de Psicologia no Centro Universitário Fundação Santo André.

Haverá emissão de certificado.

Dia da Psicóloga/o com Sarau musical: vem que vai ter bolo!

Data: 27 de agosto de 2018
Horário: 19h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

Nossa Luta cria: enfrentar as desigualdades e defender a democracia, um dever ético para a Psicologia

Em comemoração ao Dia da(o) Psicóloga(o) a Subsede do grande ABC vai realizar no dia 27 de agosto de 2018 às 19h00 um Sarau muito especial com a apresentação da Banda "Novos mutantes molhados"

Dia da Psicóloga/o com Sarau musical: vem que vai ter bolo!

Venham, participem !!
Será um momento de muita alegria e festa!!

Evento Gratuito e as Vagas são limitadas!

Me formei, e agora? (inscrições encerradas)

Data: 18 de agosto de 2018
Horário: das 14h00 às 17h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC (novo local)
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

A conclusão do curso de Psicologia é um momento de grande alegria, mas também um tempo de dúvidas e angústias pelas incertezas do futuro que se apresenta. A fim de discutir essas questões, a comissão gestora da Subsede Grande ABC, convida profissionais recém-formados e estudantes para uma Roda de Conversa sobre mercado de trabalho e desafios na carreira de Psicóloga(o).

Convidadas:
• Elisa Harumi Musha: Psicóloga, membra da Comissão Gestora do CRP-SP na Subsede Grande ABC;
• Tatiane Rosa da Silva: Psicóloga membra da Comissão Gestora do CRP-SP na Subsede Grande ABC.

Evento Gratuito e as Vagas são limitadas!

Diálogos e desafios: quais as possíveis conexões entre psicologia e educação?

Data: 18/08/2018
Horário: 9h00 às 12h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

O núcleo de educação e medicalização do CRP-SP Subsede Grande ABC convida para um Encontro Aberto que ocorrerá no dia 18 de agosto de 2018 das 9h00 às 12h00 com a proposta de refletir sobre a atuação do núcleo educação e medicalização no diálogo com as demandas das/os profissionais que atuam no contexto educacional.

O Encontro terá como objetivo fomentar o debate e o diálogo, dando ênfase ao fortalecimento da rede de interlocução entre a Educação, Assistência Social e Saúde.

PÚBLICO-ALVO: Psicólogos (as) e interlocutores dos serviços de assistência social, saúde e educação.

Psicologia no Trânsito: História, Regulamentações e Condutas Normativas para a atuação profissional

Data: 23 de junho de 2018
Horário: 09h às 13h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

08h30 - Credenciamento

09h - Mesa de Abertura

CRP e suas Relações com a Categoria e Sociedade
- Ivani Francisco de Oliveira, Coordenadora da Subsede do Grande ABC.

NTMU - Ações realizadas pelo Núcleo do Trânsito e Mobilidade Urbana
-Juliel Modesto, Coordenador do Núcleo Transito e Mobilidade Urbana do CRP.

Relações Sindicais e Construções de Direitos na Psicologia do Trânsito
- Cristiane Carneiro, Diretora do Sindicato dos Psicólogos de São Paulo.

10h30 - Coffee Break

CNPJ e suas formas de Contratações
- Luis Carlos Grossi e Claudio Romano, Contadores que prestam Serviços ao Sindicato dos Psicólogos.

12h - Perguntas e questionamentos

13h - Encerramento

Evento Aberto: Discutindo as Diretrizes Curriculares Nacionais no Grande ABC

Data: 24/02/2018 (sábado)
Horário: 08h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP
Inscreva-se aqui

No Ano da Formação em Psicologia, o Sistema Conselhos (CFP e CRPs), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos/as (FENAPSI) estão coordenando o processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia.

E para isso, estão sendo organizadas reuniões e discussões preparatórias que facilitarão a compreensão e contribuirão para a mobilização e interação da sociedade, de profissionais e estudantes, a fim elaborar propostas por meio de um processo democrático.

Programação:
08h30 - Recepção e Abertura
09h00 - Palestra sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais e ABEP
09h45 - Discussão em grupos
11h45 - Plenária e apresentação das propostas da região do Grande ABC
12h30 - Encerramento

Convidadas e convidado:
Alacir Villa Valle Cruces: Psicóloga, doutora pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2006) e Mestre pelo programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Membra da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas e Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) da Sociedade de Psicologia de São Paulo e Laureada pela Academia Paulista de Psicologia. Consultora Ad Hoc para a análise de artigos para periódicos científicos e membro de comissões científicas de eventos científicos.

Elisa Harumi Musha: Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP); Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialização em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Professora de Psicologia na Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos; e Psicóloga Clínica.

Flávia Roberta Eugênio: Mestranda em Psicologia Social Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP); Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga Clínica, Membro do Núcleo de Sexualidade e Gênero do CRP-SP e Membro da Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo na Subsede Grande ABC.

Raizel Rechtman: Psicóloga, Doutoranda e Mestre em Educação: Psicologia da Educação na PUC - SP. Participante do grupo de pesquisa "A Dimensão subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões". Possui experiência em pesquisa, ensino e consultoria educacional na formação formal e não formal de jovens e adultos. Atualmente é Coordenadora da ABEP SP - Metropolitano e Especialista em Desenvolvimento Humano na ClearSale.

Oficina de Fotografia

Data: 20 de dezembro
Horário: 9:30
Local: CAPS - Primavera
Endereço: Rua Sorocaba nº35, Bairro Matriz - Mauá/ SP SP

Circulo de debate: A Psicologia como agente de Direitos

Data: 05/12/17 (terça-feira)
Horário: às 9h00
Local: Recad - Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente.
Endereço: Rua Oriente Monti, 201 - Centro, Diadema/ SP.

O evento tem como objetivo discutir com psicólogas(os), estudantes de psicologia e comunidade a importância da implicação da psicologia na garantia dos Direitos Humanos e no enfrentamento a suas violações, reconhecendo que o fazer psicológico deve necessariamente levar em conta os efeitos que os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos tem sobre a construção de sujeitos e comunidades.
Evento da Campanha da Comissão de Direitos Humanos "A disposição é duradoura: Psicologia implicada na luta pelos direitos humanos".

Debatedores:
• Andrea Rolim
- Psicóloga, membro do Núcleo de Psicologia e Assistência Social do Conselho Regional de São Paulo e gestora da Subsede do grande ABC.

• Bruno Logan - Redutor de Danos, psicólogo, especialista em psicopatologia e dependência química pela UniSãoPaulo. Trabalhou como psicólogo por 3 anos na Cracolandia e hoje é Redutor de Danos pelo projeto Respire, que atuam com Redução de Danos em festas Raves e é produtor e apresentador do canal do YouTube: "RD com Logan".

• Representante do Movimento Nacional da População de Rua.

Oficina de Literatura - Vlll Prêmio Arthur Bispo do Rosário

Data: 01/12/2017
Horário: às 09h00
Local: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III
Endereço: Rua Pedro Jacobucci, 470 - Vila Euclides, São Bernardo do Campo/ SP

Oficina de Vídeo - Vlll Prêmio Arthur Bispo do Rosário

Data: 30/11/2017
Horário: das 17h30 às 21h00
Local: Associação de Volta Para Casa/ Associação José Martins de Araújo Júnior
Endereço: Rua Salvador de Sá, 210 - Santa Terezinha, Santo André/ SP

Violência contra a mulher em abrigo temporário: a importância das políticas públicas na Gestão Integral de Risco de Desastres

Data: 28/11/2017 (terça-feira)
Horário: 9h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

MESA DE ABERTURA
• Ivani Oliveira - Conselheira do CRP-SP, coordenadora da Subsede Grande ABC e membro da Comissão de Políticas Publicas.

INTRODUÇÃO AOS DIÁLOGOS
Reginaldo Branco
- Conselheiro do CRP-SP, membro do núcleo Emergências e Desastres e coordenador da Comissão de Direitos Humanos

DIÁLOGO 1 - AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS E DESASTRES
Andrea Rolim - Gestora da Subsede do Grande ABC e membro do Núcleo de Assistência Social do CRP-SP
• Política de Proteção e Defesa Civil
• Política de Assistência Social

DIÁLOGO 2 - VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Dafne Oliveira - Psicóloga membro do Núcleo Emergências e Desastres do CRP-SP
• A importância de políticas para mulheres
• Movimento de mulheres
• Violência contra mulheres em abrigos temporários


Seminário: "A (DES)CONSTRUÇÃO da MEDICALIZACÃO e o ATO de CUIDAR no Contexto Educacional"

Data: 27/11/2017 (segunda-feira)
Horário:
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Reunir profissionais da psicologia, pedagogia, medicina, fonoaudiologia, serviço social, educadores que atendam demandas no âmbito da educação, para discutir e repensar as práticas de enfrentamento à patologização da educação e da sociedade.

Convidadas:
Ms. Beatriz de Paula Souza
Profa. Ms. Judith Cristina Gouveia Nogueira
Profa. Ms. Maria da Penha Tamburu

Programação:
8h30 - 09h: Credeciamento e café
09h - 09h15: Mesa de abertura
09h15 - 11h30: Mesa de debate
11h30 - 12h: Intervenção Artística
12h - 12h30: Encerramento

Oficinas - Vlll Prêmio Arthur Bispo do Rosário

DATA HORÁRIO LOCAL INFORMAÇÕES
06/11 09:00H CAPS AD ADULTO - RUA DOMINGO BENVENUTO, 12, RIBEIRÃO PIRES/SP OFICINEIRA VERA LUCIA MENEGUETTI - OFICINA DE PINTURA
07/11 8:30H CAPS I - RUA JOSÉ MARIA DE FIGUEIREDO, 47 - RIO GRANDE DA SERRA/SP OFICINEIRA CLARA DE OLIVEIRA GOMES - OFICINA DE ESCULTURAS
10/11 9:00H CAPS ADULTO - AVENIDA 07 DE SETEMBRO Nº 18 - DIADEMA/SP OFICINEIRA MONICARODRIGUES - OFICINA DE INSTALAÇÕES


Participação livre - Entrada gratuita

Reunião de Professores ética, Coordenadores de Curso e Supervisores de estágio em Psicologia

Data: 21/10/2017 (sábado)
Horário: 9h00
Local: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Atlântica, 731 - Jardim do Mar - SBC
Sala: E-207/208

A reunião será aberta a Professores ética, Coordenadores de Curso e Supervisores de estágio em Psicologia e psicólogas que atuam na área. O evento buscará acolher, orientar e provocar reflexões sobre a aplicabilidade do Código de Ética Profissional do Psicólogo, pensar a formação de psicólogas e psicólogos e como se dão as discussões sobre o Código de Ética nas instituições formadoras.

Convidados:
- Maria Izilda Soares Martão: Doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em psicologia clínica e em psicopedagogia. Membro da Comissão de Ética do CRP-SP, colaboradora da Subsede Grande ABC.

- Leonardo Milan: Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica, Pós Graduação em Metodologia e Docência do Ensino Básico e Superior (jun/2008), graduação em Psicologia - (Formação Psicólogo) pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Atualmente é Coordenador da Clínica de Psicologia, Supervisor de Estágio Clínico e professor da Faculdade Anhanguera de São Bernardo Educacional (Faculdade Anchieta) no curso de graduação em Psicologia, atua há 28 anos como psicoterapeuta de orientação junguiana em consultório particular, foi Membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP) e Gestor da Subsede Grande ABC do CRP/SP.

Roda de conversa: Conversando sobre a importância da ética profissional

Data: 21/10/2017 (sábado)
Horário: 9h00
Local: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Atlântica, 731 - Jardim do Mar - SBC
Sala: E-205/206

Com o objetivo de oferecer parâmetros para a realização do trabalho de futuros profissionais e buscando garantir a qualidade técnica e ética do serviço prestado à sociedade, a Subsede do Grande ABC do CRP SP convida estudantes do quinto ano do curso de psicologia para Roda de Conversa sobre ética profissional com estudantes de psicologia, neste encontro iremos discutir sobre o sentido de um código de conduta tanto para a/o profissional quanto para a sociedade.

Convidadas:
- Flávia Roberta Eugênio: Mestranda em Psicologia Social Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP); Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Psicóloga Clínica, Membro do Núcleo de Sexualidade e Gênero do CRP-SP e Membro da Comissão Gestora do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo na Subsede Grande ABC.

- Elisa Harumi Musha:Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP); Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialização em Psicologia Hospitalar em Hospital Geral pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Professora de Psicologia na Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos; e Psicóloga Clínica.

Oficina sobre elaboração de Documentos Escritos

Data: 16/09/2017 (sábado)
Horário: 09h00 às 12h00
Local: Universidade Federal do ABC - Campus Santo André, Auditório A 112-0
Endereço: Av. dos Estados nº 5001 - Bangú, Santo André/SP

Objetivando contribuir com a necessidade de referências para subsidiar a(o) Psicóloga(o) na produção qualificada de documentos escritos (Declaração, Atestado, Relatório/ Laudo psicológico e Parecer Psicológico) decorrentes de avaliação psicológica, realizaremos a "Oficina sobre elaboração de Documentos Escritos" para profissionais e estudantes do 5º ano de psicologia.

Nesta oficina iremos acolher, orientar e provocar reflexões sobre os documetnos produzidos pelas(os) psicólogas(os) na atuação profissional visando aprimorar a qualidade técnico-científica.

Programação:

09h00 - Credenciamento e café de boas vindas
09h15 - Abertura: Ivani Francisco de Oliveira, Conselheira do CRP-SP e coordenadora da Subsede Grande ABC do CRP-SP
09h15 às 11h00 - Oficina de Documentos Escritos
11h00 às 12h00 - Debate e considerações finais

Psicóloga convidada: Maria Izilda Soares Martão - Psicóloga clínica, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, membro da Comissão de Ética do CRP-SP, colaboradora da Subsede Grande ABC.

Evento Gratuito - Vagas Limitadas: 100 vagas

Mais informações:
Telefone:
(11) 4436-4000
E-mail abc@crpsp.org.br

Reunião aberta e Ampliada da Comissão Gestora da Subsede Grande ABC

Data: 14/09/2017
Horário: 18h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A Comissão Gestora da Subsede do Grande ABC convida psicólogas e psicólogos da região, bem como as demais pessoas interessadas para sua reunião aberta e ampliada que tem o objetivo de realizar apresentar as ações realizadas e as previstas para o ano de 2017, assim como realizar a indicação de desafios e prioridades para o próximo período, constituindo-se como um importante espaço para que sejam produzidas propostas de atividades para o ano de 2018.

Quinta Cultural dia da(o) psicóloga(o) e seu protagonismo na transformação da realidade

Data: 31/08/2017
Horário: 18h30
Local: Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

A arte é transformadora!

Neste encontro cultural, em comemoração aos 55 anos da Psicologia no Brasil, traremos a arte como reflexo da realidade, como mecanismo de engajamento, como possibilidade de manifestação, da resistência, que como reflexo da realidade pode confluir para a tomada de consciência e a resolução dos conflitos na esfera objetiva e subjetiva pela práxis de uma Psicologia potencializadora das subjetividades .

Convidados:

Grupo de teatro Psicocena

Apresentação teatral - E eu com isso?


Grupo composto por profissionais e estudantes de Psicologia, que tem como missão: Criar e apresentar esquetes teatrais como meio de popularização do diálogo sobre temas relacionados aos desafios do cotidiano sob o olhar da Psicologia, e promover ações de reflexão e multiplicação, em diversos contextos.

Integrantes:
Aline Carvalho: psicóloga
Marcelo Schiavo: psicólogo
Willian do Carmo: psicólogo

Apresentação musical:

Quarteto Arthur Vital e Banda: Projeto Alô Brasil - Psicólogo Rafa Monteiro

II Caminhada das(os) Psicólogas(os) do Grande ABC

Data: 27/08/2017
Horário: 09h30
Local: Parque Celso Daniel
Endereço: Av. Dom Pedro II nº 940, Jardim - Santo André
Não é necessário se inscrever.

O CRP-SP - Subsede Grande ABC convida psicólogas, psicólogos e comunidade para a "II Caminhada das Psicólogas e Psicólogos do Grande ABC".
Esta atividade marca as comemorações aos 55 anos da Psicologia enquanto profissão no Brasil.

A busca pela saúde física e psicológica está a cada dia mais presente no campo da saúde mental, portanto é de suma importância que psicólogas e psicólogos estejam a disposição da sociedade atuando na prevenção, manutenção e reabilitação de pessoas que realizam qualquer tipo de atividade ou exercício físico, reconhecendo esta prática como garantia de direitos a todas as pessoas.

Venha conhecer a atuação da psicologia no esporte e participar da caminhada.

Programação:

09h30 - Encontro (Entrada AV. Dom Pedro II);
09h45 - Palavras iniciais;
10h00 - Alongamento/ Aquecimento;
10h10 - Caminhada
10h45 - Alongamento/ Relaxamento
11h00 - Distribuição de lanches
11h20 - Dança circular com Luciana Lomakine
12h00 - Encerramento

Psicólogas/os convidadas/os

Camila Teodoro Godinho - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - Gestões: 2013-2016 e 2016-2019.;

Marcos Gercino da Silva - Psicólogo membro do Núcleo de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia - São Paulo. Formação Universidade de Santo André Unia/Anhanguera, possui Pós-Graduação em Psicologia do Esporte pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Atuou nas categorias de base do voleibol de São Caetano do Sul de 2011 a 2015, atualmente é psicólogo da equipe feminina adulta do São Cristóvão Saúde / São Caetano e das categorias de base do futebol do Grêmio Osasco Audax

Luciana Lomakine: graduação em Educação Física, Pós-graduação no Método Dança-Educação Física, Mestrado em Artes Corporais. Sou professora de Educação Física da rede municipal da prefeitura de Santo André. Atuei no ensino superior por 26 anos, lecionando e coordenando cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente trabalho como terapeuta corporal, com Eutonia, Danças Circulares, Círculo de Mulheres e Terapia de Fortalecimento Energético Dragonlight. Me formei eutonista pela escola Berta Vishnivetz em 2013. Em 2015 me tornei focalizadora de danças circulares, estudando com Renata Ramos.

Jéssica Amaral - Educadora Física.

Roda de Conversa: A Psicologia nos casos de interrupção de gravidez

Data: 28/07/2017
Horário: 09h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

No mês de Julho o CRP SP levará o debate sobre aborto para três municípios do estado. Considerando ser esse um tema bastante controvérso, porém cada vez mais necessário, contaremos, em todas as discussões, com a importante presença de Daniela Pedroso, psicóloga que atua no Hospital Pérola Byington, em especial, nos casos de interrupção gestacional previstas em lei. Faça sua inscrição na agenda do site do CRP SP ou por telefone. Participe!

Convidadas:

DANIELA PEDROSO
Graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) e mestrado em Saúde Materno Infantil pela Universidade de Santo Amaro (2010). Atualmente é psicóloga do Núcleo de Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei do Centro de Referência da Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington e membro dos Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA) e do Núcleo de Sexualidade e Gênero do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP/SP) .Tem experiência na área de Psicologia e atua principalmente nos seguintes temas: violência sexual e aborto. Também desenvolve seu trabalho em consultório particular, realizando psicoterapia de crianças, adolescentes, adultos e casais, além de psicodiagnóstico e orientação vocacional através de testes psicológicos.

DULCE XAVIER
Graduada em Ciências Sociais pela Fundação de Santo André. Exerceu a função de Secretária Adjunta da Secretaria de Políticas para Mulheres do Município de São Paulo maio/2014 até dezembro/2016. Exerceu o Cargo de Gerente de Política para as Mulheres e Questões de Gênero na Prefeitura do Município de SBCampo/SP - Maio/ 2009 até fevereiro/2013. Coordenou o Grupo Temático de Gênero do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC de 2009 à 2013. Integrou a equipe de Católicas Pelo Direito de Decidir, de 1998 a 2009, com a função de responsável pela comunicação e também pela interlocução com o Movimento de Mulheres, desenvolveu projetos de ampliação dos direitos sexuais e reprodutivos. Coordena desde 2005, em parceria com outras organizações, o Curso de Promotoras Legais Populares de São Bernardo do Campo. Integra a Frente Regional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Grande ABC.

Roda de Conversa: "A Psicologia e as Demandas Escolares na rede de Assistência Social e de Saúde no Grande ABC"

Data: 28/06/2017
Horário: 09:00h às 12:00h
Local: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
Endereço: Rua Ramiro Colleoni, 05 - Centro - Santo André/SP

A Roda de Conversa com psicólogos e psicólogas e demais profissionais da Saúde e Educação foi um projeto piloto, e frente ao seu sucesso, o Núcleo de Educação e Medicalização propôs sua continuidade em 2017, visando promover outras rodas nas demais regiões do estado. A Subsede Grande ABC realizará a ação no município de Santo André, tendo em vista, as demandas e as dificuldades enfrentadas na realização da prática cotidiana, que envolvem esta temática, trazidas pelos(as) psicólogos(as) do território.  A proposta da roda de conversa terá como objetivo: compreender como as queixas escolares chegam à rede pública de assistência social e saúde, explicitar quais procedimentos e serviços, são acessados pelas escolas e como essas instituições trabalham com essa demanda. Além disso, pretendemos fomentar o debate e o diálogo, dando ênfase ao fortalecimento da rede de interlocução entre Educação, Assistência Social e Saúde.

1º Palestrante Maria Inês Bertine - Psicóloga no período de 1992 a 2016 da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo.

2º Palestrante Débora Zanutto Cardillo - Coordenadora UBS Santa Cruz - São Bernardo do Campo

3º Palestrante Jean Fernando dos Santos - Psicólogo e Coordenador  do CREAS Município de Mauá.

MEDIADOR/COORDENADOR na MESA DE PALESTRAS: Lilian Susuki - Psicóloga - Coordenadora do Núcleo de Educação e Medicalização

PÚBLICO-ALVO:  Psicólogos (as) e interlocutores dos serviços de assistência social, saúde e educação.

Violência Sexual contra crianças e adolescentes e a rede de proteção: Vamos falar sobre?

Data: 31 de maio de 2017 (quarta-feira)
Horário: 18h às 20h30
Local: Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Jurubatuba, 1610 - Centro - São Bernardo do Campo - SP

Neste mês, campanha do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), o Conselho Regional de Psicologia realizará um conjunto de atividades por todo o estado de São Paulo na perspectiva de proporcionar informação e o fortalecimento das redes de proteção à crianças e adolescentes. Na região do Grande ABCDMRR, em parceria com o Projeto Meninos e Meninas de Rua de SBC, realizaremos uma Roda de Conversa com a participação de crianças, adolescentes, militantes e profissionais para discutir a temática, promover reflexão e ampla mobilização em torno do tema.

17:30 ás 18:00 - Credenciamento e café de boas vindas
18:00 - Apresentação do evento
18:30 - Palestrante e intervenções artísticas
20:30 - Encerramento


Coordenadora e coordenador:
Mercedes Kehl Guarnieri - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo Jean Fernando dos Santos - Membro do Nucleo Criança e Adolescente do CRP-SP

Intervenções Artísticas:
Lilia Reis - Assistente Social, Pedagoga e Artista. Trabalhadora e militante das áreas da educação, cultura, mulheres e da questão étnico-racial.

Palestrante:
José Carlos Bimbatte Júnior - Psicólogo, Educador, militante e trabalhador da área da infância e adolescência, Membro Fundador do NECA (Ass. Dos Pesquisadores de Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente).

Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS

Data: 04 de maio de 2017
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A Política de Assistência Social tem por função a proteção social e organiza-se como um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema único de Assistência Social - SUAS e como forma de garantir e legitimar a participação democrática e popular acontece a cada dois anos as Conferências de Assistência Social.

Desta forma, este ano estaremos em nossa XI Conferência de Assistência Social com o tema "Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS" e com objetivo de ampliar os debates e pensar propostas vimos através deste convidá-los a estarem conosco.

Com certeza será um espaço importante para reflexão e debate num momento de tantas ameaças a direitos já conquistados.

ABEP Núcleo Grande ABC - Apresentação das chapas e eleição da Nova Gestão

Data: 29/04/2017
Horário: 09:00h às 11:00h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A partir das informações manifestas e discutidas sobre as demandas atuais da formação em Psicologia na região, colhidas no encontro ocorrido em 18/03/2017, participantes e interessados foram convidados à composição de chapas para gestão da ABEP Núcleo Grande ABC. O encontro destina-se à apresentação de propostas e eleição para gestão, conforme prevê o estatuto da ABEP.

Contamos com sua presença,
ABEP - Núcleo Grande ABC

Reunião aberta da ABEP

Data: 18/03/2017
Horário: 09hrs-11hrs
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Agora - ABEP-Núcleo Grande ABC: Demandas atuais e a formação em Psicologia na região
Como sua formação toca o seu trabalho?

Agora é hora de pensar a formação em psicologia e seu impacto social. A ABEP-Núcleo Grande ABC convida todos os estudantes, interessados e profissionais da psicologia para debater a respeito das demandas contemporâneas da formação e atuação em psicologia.

O encontro Agora - ABEP-Núcleo Grande ABC ocorrerá no dia 18 de março no período das 09hrs-11hrs. Contamos com sua presença,

ABEP-Núcleo Grande ABC

.:: Eventos já realizados

Roda de Conversa: Psicologia na Defesa dos Direitos Humanos

Data: 13/12/2016
Horário: 19h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Em destaque ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Subsede Grande ABC do CRP SP promove este encontro com o objetivo de ampliar as reflexões sobre as múltiplas Violências do Estado que afetam, oprimem e marcam a vida humana de maneira biopsicossocial e sobre quais são as contribuições que a Psicologia pode oferecer no acolhimento, reparo e enfrentamento destas violências.

Convidada:
Elizangela André dos Santos: Graduada em Psicologia na Faculdade Integrada de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos (2001). Pós-graduada em Sociopsicologia na Fundação Escola de Sociologia e Política (2004) e Educação Comunitária pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre pelo programa de Psicologia Social da Pontífica Universidade Católica de São Paulo. Atuação com adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. Experiência com formação de grupos na área de direitos humanos e enfrentamento a violação de direitos na esfera da desigualdade relacionada às relações raciais, mulheres, crianças e adolescentes.

Interagindo com a Realidade: Psicologia do Grande ABCDMRR em Planejamento Estratégico para o período 2017-2019

Data: 17 de novembro de 2016
Horário: 18h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Vimos com a proposta de garantir um processo mais democrático para que possamos desenvolver ações que promovam o avanço de um psicologia com premissas da democracia, com compromisso social e em defesa dos direitos humanos. Uma Psicologia que está no consultório, nas políticas públicas, na academia, na militância, nos movimentos sociais e nas ruas.

Queremos ouvir vocês, e por isso, convidamos todas(os), à participarem do evento "Interagindo com a Realidade: Psicologia do Grande ABCDMRR em Planejamento Estratégico para o período de 2017-2019".

Essa gestão tem uma inovação e abre espaço para as consultas públicas.

O objetivo da Consulta, realizada de forma inédita, é democratizar e ampliar a participação no processo de planejamento. O ponto de partida do processo são as diretrizes aprovadas no 9º Congresso Regional da Psicologia de São Paulo (clique aqui e confira o caderno de deliberações do 09º CNP).

A partir destas diretrizes, psicólogas(os), estudantes de psicologia, pessoas usuárias dos serviços, movimentos sociais e outros podem propor formas de operacionalizar cada diretriz ao longo dos três anos de gestão a serem planejados. A consulta ficará aberta até o final do dia 18 de novembro de 2016.

Psicologia Todo dia, em Todo Lugar: "Balanço da Gestão 2013-2016"



Data: 08/09/2016
Horário: 19h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Esse evento tem como proposta apresentar o trabalho de gestão realizado no caminho percorrido no triênio 2013-2016, realizado cotidianamente, com muitas pessoas empenhadas: desde as permanentes, como conselheiras(os), gestoras(es) e trabalhadoras(es); até as eventuais, como colaboradoras(es), especialistas, convidadas(os). Assim, tem sido com presença constantes e passageiras, os diferentes temas foram aprofundados e entrelaçados em uma rede que compõe nosso exercício profissional.

Convidadas:
- Janaina Leslão:
Psicóloga pela UNESP/ Assis, foi eleita conselheira no CRP SP para as gestões 2010-2013 e 2013-2016. Tem especialização em Saúde Mental pela USP. Funcionária pública trabalha com prevenção às violências autoprovocadas e interpessoais. Escritora dos primeiros contos de fadas brasileiros a abordarem direitos sexuais.
- Camila Teodoro Godinho: Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo. Conselheira do CRP SP e Coordenadora da Subsede Grande ABC - Gestão 2013-2016. Possui especialização em Psicologia Clínica Comportamental e Psicologia do Esporte.
- Ivani Francisco de Oliveira: Psicóloga, secretária da regional São Paulo ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social); Gestora do CRP SP - Subsede Grande ABC e integrante do Subnúcleo Psicologia e Relações Raciais. Atua com atendimento psicológico clínico e como agente comunitária no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no município de Santo André.

Psicologia Todo dia, em Todo Lugar: Dialogando sobre teoria e prática na graduação de Psicologia do Grande ABCDMRR

Data: 13/08/2016
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A Subsede Grande ABC do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo convida a todas/os as/os estudantes para dialogar sobre teoria e prática na graduação de Psicologia do Grande ABCDMRR.

O Evento pertence à campanha Psicologia, Todo dia e em Todo Lugar, pretende-se, assim, dialogar sobre as práticas psicológicas que as/os estudantes desenvolvem na graduação, desafios e perspectivas sobre estas experiências imprescindíveis para a futura atuação profissional.

Participação da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia - ABEP núcleo Grande ABC e Liga Acadêmica de Psicologia da Universidade de São Caetano do Sul.

Lançamento do Caderno Temático "Psicologia do Esporte: referências para a atuação"

Data: 01/08/2016
Horário: 19h
Local: Hotel Plaza Mayor
Endereço: Rua Coronel Fernando Prestes, 278,Centro,Santo André - SP

Apresentação
A Psicologia do Esporte vem trilhando um promissor caminho para a atuação de psicólogas e psicólogos em diferentes contextos esportivos. Assim, o objetivo do evento é retomar as ações realizadas em prol do desenvolvimento da área nos últimos anos, bem como discutir propostas para que essa especialidade tenha cada vez mais condições de se desenvolver apoiada nos princípios fundamentais e éticos que norteiam a Psicologia.

Há poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os noticiários e rodas de conversam pautam a expectativa para que a pira olímpica seja acesa após a chama rodar por todo país. Essas expectativas geram diferentes posicionamentos em relação a realização das Olimpíadas no país visto acontecimentos recentes relacionados aos jogos, principalmente no debate sobre a segurança e estrutura da cidade.

O fato é que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro serão um marco na história nacional do esporte. Acredita-se que tanto o esporte quanto seus equipamentos evoluirão significativamente, os famosos legados que serviram de justificativa para a realização dos jogos no Brasil. Porém, especificamente para a Psicologia do Esporte, quais serão os reais legados desses mega-eventos?

Reconhecer que uma Olimpíada só é possível por meio da participação dos atletas já nos coloca a pensar nos seres humanos que disputam tais jogos e as condições que os colocaram nos lugares mais altos de suas modalidades. É necessário pensar numa psicologia do esporte que atue de forma transdisciplinar pautando, de maneira crítica e em consonância com políticas públicas de garantia de direitos, os legados sociais, políticos e econômicos que envolvem a prática esportiva e o movimento humano. Assim, as Psicólogas do Esporte deverão assumir um papel ativo no fomento do esporte como fator de desenvolvimento humano e de uma nação, do acesso e direito à sua prática, até a formação de heróis olímpico.


Mesa Redonda: "O legado dos Jogos Olímpicos para a Psicologia do Esporte."

Convidadas/os: Luciana Angelo - Psicóloga pela PUC-SP (1993), Mestre em Educação pela FEUSP (2002) e Doutora em Ciências pela EEFEUSP (2014). Atualmente é coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício do Instituto Sedes Sapientiae. É membro do Coletivo Ampliado do Conselho Federal de Psicologia (CFP) representando a especialidade Psicologia do Esporte.

Representante da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte

Marta Minopoli - Psicóloga formada pela PUC-Campinas e Pós-Graduada e Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga no Desenvolvimento de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol e da Equipe de Ginástica Rítmica do Clube Regatas de Campinas. Sócia Proprietária da Flow Psicologia do Esporte. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP/Gestão 2015-2017). Psicóloga da Seleção Brasileira de Tiro com Arco, vice campeã do Mundo em 2014, e Psicóloga da Seleção Brasileira de Badminton, que conquistou 6 medalhas nos Jogos Pan americanos de Toronto em 2015.

Victor Cavallari - Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e mestre em Ciências pele mesmo Programa. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2011) e título de Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é membro do Sub-Núcleo de Psicologia do Esporte junto ao Conselho Regional de Psicologia - São Paulo, membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte e psicólogo voluntário da Associação Pró-Esporte e Cultura.

Maila Machado - Atleta Olímpica. Participará das Olimpíadas do Rio de Janeiro em Agosto 2016 Graduaçao completa em Educação Física - UNIB 2005. Pós - graduada em treinamento desportivo - FMU - 2006. Graduação completa em Psicologia - UNIP - 2014

Roda de Conversa: Cultura do Estupro, o que a Psicologia tem a ver com isso?

Data: 23/07/2016
Horário: 9h30 às 12h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

O Subnúcleo Sexualidade e Gênero da Subsede Grande ABC do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo convida a todas/os as/os profissionais e sociedade para dialogar sobre a Cultura do Estupro. Afinal, o que a Psicologia tem a ver isso?

Propomos a reflexão sobre questões históricas da Psicologia e a relação com os estereótipos de gênero e suas desigualdades. Além de abordar questões técnicas e éticas no atendimento às vitimas de violência sexual e o enfrentamento da cultura machista desde a clínica psicológica à rede de serviços socioassistenciais e de saúde.

Participação do Coletivo Feminista Claudia Maria da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC) apresentando a experiência da Comissão de Mobilização contra a Violência Sexual na Universidade.

Convidada:
Laís Dutra, Educadora Física, Especialista em Saúde Pública, atualmente trabalha como Apoiadora em Saúde em São Bernardo do Campo. Militante da Marcha Mundial das Mulheres - núcleo Grande ABC

Psicologia e Sociedade: Rompendo o silêncio que sustenta o racismo

Data: 16/07/2016 (sábado)
Horário: 9h30 às 17h
Local: Universidade Federal do ABC - Campus Santo André - Auditório A 112-0
Endereço: Av. dos Estados, 5001 - Bangú, Santo André - SP

Apresentação
O racismo na sociedade brasileira tem sido denunciado pelos movimentos negros, pelas pessoas negras, pesquisadoras/es e intelectuais antirracistas em diversas áreas como esporte, educação, produções artísticas, política, saúde dentre outras.

A Psicologia enquanto ciência e profissão tem o enfrentamento ao racismo regulamentado desde 2002, na forma da resolução CFP 018/02 segundo a qual as/os profissionais devem contribuir com seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo, além disso, as/os psicólogas/os devem respeitar uma série de normas de atuação relacionadas ao preconceito e à discriminação racial, baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, na Constituição Federal e em leis nacionais e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considerando que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer.

Nesse contexto, a Psicologia precisa rever suas práticas diante dos efeitos psicossociais do racismo e engajar-se na sua compreensão e na possibilidade de contribuir para uma sociedade equânime e transformar as relações raciais.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06, além de convidar a categoria e a população a refletir sobre o tema, convida também a conhecer a Resolução nº 18/2002 do CFP, que estabelece normas para atuação das psicólogas e dos psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

Programação:

9h30 10h Credenciamento e café de boas vindas



10h 10h30 Mesa de Abertura
Camila Teodoro Godinho - Conselheira do CRP SP e Coordenadora da Subsede Grande ABC

Ivani Francisco de Oliveira - Membra da comissão gestora do CRP SP - Subsede Grande ABC e integrante do subnúcleo Psicologia e Relações Raciais do CRP

Evellin Silva Oliveira - mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais - UFABC

Wellington da Silva Bento - coordenador do grupo de trabalho de Igualdade Racial do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC



10h30 12h00 Mesa-Redonda: "Racismo e a situação educacional no Brasil"

Mediadora

Evellin Silva Oliveira - Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Mestranda em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal do ABC onde pesquisa sistemas de cotas na Pós-Graduação. É assistente docente da disciplinas Processos Migratórios, sob orientação do Prof. Acácio Almeida. Professora Formadora através da parceria entre a Prefeitura de Santo André e a Ação Educativa, visando propor medidas para trabalhar as relações raciais no âmbito escolar.

Convidadas/os:

Muryatan Santana Barbosa - Bacharel em História (2001), Mestre em Sociologia (2004), Doutor em História Social (2012), mais especificamente História da África, todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). É autor de livros didáticos e de artigos em revistas especializadas.
Possui experiência de ensino universitário nas áreas de História e Sociologia.
Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Regina Maria da Silva - Mestra em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), Pedagoga e Socióloga, Especialista em Magistério do Ensino Superior, Professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Santo André e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré.
Professora Formadora através da parceria entre a Prefeitura de Santo André e a Ação Educativa, visando propor medidas para trabalhar as relações raciais no âmbito escolar.



12h00 12h30 Apresentação cultural: Amigos do Psicopalco - o Teatro e a Psicologia



12h30 13h30 Almoço/Brunch



13h30 14h00 Apresentação cultural: Buia Kalunga e Katiara Oliveira Clã dos Encardidos



14h00 17h00 Mesa-Redonda: A Psicologia e o enfrentamento ao racismo, na saúde do trabalhador, na clinica, no esporte e na comunidade.

Mediadora:
Márcia Santos Miranda, Psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiência atua em Medidas Socioedutivas em Meio Aberto e Serviço de Acolhimento Institucional. Atualmente é Acompanhante Terapêutica (AT) no município de São Bernardo do Campo.

Convidadas/os:
Eliana Aparecida da Silva Pintor: Psicóloga, especialista em psicologia clínica, mestre em Psicologia da Saúde, coordenadora do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - de SBCampo.

Emiliano de Camargo David - Psicólogo Mestrando em Psicologia Social (PUC SP). Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Professor do curso de pós-graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Colaborador do Instituto AMMA Psique e Negritude. Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico com experiência em Saúde Mental no âmbito público e privado.

Camila Teodoro Godinho - Psicóloga CRP: 06/98759 Formada pela Universidade Metodista de São Paulo com Especialização em Terapia Comportamental pela USP e Especialização em Psicologia do Esporte pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento; Conselheira do CRP SP e Coordenadora da Subsede Grande ABC (gestão 2013-2016). Membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte - ABRAPESP (2015-2017) Atualmente realiza atendimento clínico em consultório particular, consultora e idealizadora de projetos ligados a saúde da mulher, qualidade de vida e qualificação profissional em psicologia.

Carlos Eduardo Mendes - Psicólogo, Doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2014) e graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Desenvolve pesquisa com jovens negras da periferia, em comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Tem acompanhado o Tribunal popular discute ação violenta da polícia nas periferias. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.



Evento em parceira com a: Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC.



"Cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu":
pelo Direito a voz e ao reconhecimento de crianças e adolescentes

Data: 10/05/2016
Horário: 14h00 às 17h00
Local: Ginásio Parque Celso Daniel no Parque Regional Prefeito Celso Daniel
Endereço: Av. Dom Pedro II, 940 - Bairro Jardim - Santo André/SP

4º Pré Congresso CRP SP Subsede Grande ABC: "PSICOLOGIA NO COTIDIANO, POR UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA"

Data: 09/04/16 (sábado)
Horário: 9h
Local: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Atlântica, 731 - Jardim do Mar - SBC

3º Pré Congresso CRP SP Subsede Grande ABC: "PSICOLOGIA NO COTIDIANO, POR UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA"

Data: 02/04/16 (sábado)
Horário: 9h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

2º Pré Congresso CRP SP Subsede Grande ABC: "PSICOLOGIA NO COTIDIANO, POR UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA"

Data: 24/03/16 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Centro de Formação de Professores Miguel Arraes
Endereço: Rua Rio Branco, 183 - 10º andar Centro - Mauá

A psicologia na garantia de direitos das pessoas com deficiência

Data: 19/03/2016 (Sábado)
Horário: às 09h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Coordenação: Reginaldo Branco

Convidado: Edgar Bittner - Mestre em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Tecnologia Assistiva e em Surdez. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2009). Atualmente é psicólogo vinculado à Prefeitura Municipal de Suzano. Coordena o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Casa Branca em Suzano, município da região do Alto Tietê em São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, Psicologia Escolar e Clínica e Tecnologia Assistiva para a Pessoa com Deficiência.


1º Pré Congresso CRP SP Subsede Grande ABC: "PSICOLOGIA NO COTIDIANO, POR UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA"

Data: 12/03/16 (sábado)
Horário: 9h
Local: Universidade de São Caetano do Sul - USCS
Endereço: Rua Santo Antônio, 50 - São Caetano do Sul - Campus Centro (ao lado da estação de trem).

A subsede do Grande ABC tem realizado eventos preparatórios para a elaboração de propostas para a próxima gestão do Sistema conselhos de Psicologia.

Essas propostas serão votadas nos pré-congressos da nossa região, fase em que psicólogas e psicólogos também podem se candidatar a delegadas(os) para o Congresso Regional de Psicologia (COREP). Nesse sentido, convidamos a toda(o)s para participarem dos pré-congressos para defenderem suas propostas e se candidatarem a delegada(o)s para o COREP, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio, na cidade de São Paulo.

Programação:

9h00 às 9h30Mesa de Abertura: Camila Teodoro Godinho - Conselheira CRP SP e Coordenadora Subsede Grande ABC.

9h30 às 11h00Conferência de abertura: A Psicologia no Grande ABCDMRR: "Como você quer fazer e como você pode fazer, por uma sociedade mais democrática e igualitária".

Convidada: Ana Bock - Psicóloga possui graduação em Psicologia (1975), mestrado (1991) e doutorado (1997) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem várias publicações como organizadora, autora ou co-autora. Particpa de comissões editoriais de várias revistas na área de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. Coordena grupo de pesquisa: A Dimensão Subjetiva da Desigualdade Social: suas diversas expressões. Foi presidente do Conselho Federal de Psicologia por três gestões. Preside o Instituto Silvia Lane -Psicologia e Compromisso Social.

Coordenação: Beatriz Borges Brambilla- Psicóloga Mestre em Psicologia da Saúde. Doutoranda em Psicologia Social. É membro do Núcleo de Justiça e coordena o subnúcleo de Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia, Subsede do Grande ABC, onde também foi gestora.

11h00 às 14h00 Apresentação e validação de propostas para o 9º Congresso Nacional de Psicologia e eleição de delegadas/os.

14h00 Encerramento

TEMA: A Contribuição da Psicologia para as Políticas Públicas na região do Grande ABC (DMRR)

Data: 27/02/2016
Horário: 09h00
Local: Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP.

Coordenação:
Jean Fernando dos Santos: Psicólogo mestre em Psicologia Social, Coordenador do CREAS no município de Mauá.
Beatriz Borges Brambilla: Psicóloga doutoranda em Psicologia Social pela PUC/SP e professora universitária.

TEMA: Roda de Conversa: "Intolerância, Educação e Sociedade"

Data: 23/02/2016
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

TEMA: Gênero e sexualidade no cotidiano das políticas públicas - da solidão no atendimento à perspectiva da criação de redes

Data: 20/02/2016
Horário: 09h00
Local: Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP.

Coordenação:
Flávia Eugênio: Psicóloga, gestora do CRP SP - Subsede Grande ABC, Coordenadora do Núcleo de Sexualidade e Gênero da Subsede Grande ABC e trabalhadora no enfrentamento a violência contra mulher.

TEMA: Publicidade dos serviços psicológicos: questões éticas do dia a dia

Data: 18/02/2016
Horário: 19h00
Local: Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP.

Coordenação:
Camila Teodoro Godinho: Psicóloga, Conselheira do CRP SP, Coordenadora da Subsede Grande ABC e da Comissão de Comunicação do CRP SP - Gestão 2013-2016.

Oficina preparatória para o 9º Congresso Nacional de Psicologia

TEMA: Psicologia Organizacional e do Trabalho

Data: 17/02/2016
Horário: 19h00
Local: Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP.

Coordenação:
Psicóloga Profª Mª Valquiria Aparecida Rossi: Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Colaboradora e coordenadora do núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Subsede Grande ABC do CRP SP - Subsede Grande ABC.

TEMA: Atuação profissional da(o) psicóloga(o) clínica(o), atendimento por planos de saúde, documentos escritos e avaliação psicológica

Data: 13/02/2016
Horário: 09h30
Local: Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP.

Coordenação:
Antonio Carlos Freitas: Psicólogo clínico e organizacional, colaborador das comissões de ética e psicologia clínica do CRP SP - Subsede Grande ABC.

Doces Ilusões: Medicalização e Patologização da vida em epócas de exclusão e extermínio

Data: 10/12/2015
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Em consonância com a Campanha Estadual de Direitos Humanos do CRP SP, cujo tema é: "Violência de Estado ontem e hoje: da exclusão ao extermínio", este evento tem por objetivo discutir como a patologização de certos comportamentos humanos, e, por vezes, sua judicialização como forma de acesso ao sistema de justiça, podem servir a diferentes estratégicas político-sociais de exclusão, ao negar a responsabilidade do Estado na Grantia de Direitos das pessoas. Portanto, é importante o enfrentamento e a superação do fenômeno da medicalização e da patologização dos comportamentos, por meio de denúncia da responsabilidade do Estado nestes processos. Desta forma, considerando a gênese multifacetada destes fenômenos, o evento buscará discutir com profissionais, militantes, estudantes, usuários das diversas políticas públicas, pautando a garantia de princípios éticos e o respeito aos Direitos Humanos, questionando o processo vigente que culpabiliza pessoas atendidas nos serviços e suas famílias, isentando governos, autoridades e profissionais na construção de alternativas.

Convidado:
- Drauzio Viegas Júnior:
Médico Psiquiatra pela Escola Paulista de Medica (UNIFESP), diretor do Hospital Dia em Saúde Mental Jardim Lídia (Campo Limpo - São Paulo) 1990 a 1996; Encarregado Técnico do Núcleo de Atenção Psicossocial 1 (NAPS 1) de Santo André 1999 a 2004; Atualmente Assessor Técnico da Coordenação de Saúde Mental de Santo André.

- Bruno Logan Azevedo: Psicólogo, pós graduado em Psicopatologia e Dependência Química, trabalhou 3 anos com redução de danos na Cracolândia pelo Centro de Convivência É de Lei, e pelo mesmo período no Projeto Respire, projeto de redução de danos em contexto de festa "Rave". Lançou recentemente o App Redução de Danos.


Videoclube Educação e Gênero: "Vestido Novo"

Data: 05/12/2015 (sábado)
Horário: às 14h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Convidamos a todas e todos para mais um Videoclube na subsede do Grande ABC, desta vez com a proposta de discutir a temática de gênero na educação.

O gênero perpassa a vida de todas as pessoas, seja na relação de estabelecimento daqueles desenvolvidos na sociedade (o masculino e o feminino), seja na transgressão dos mesmos.

A escola, enquanto espaço de intensas trocas sociais, é um importante espaço no desenvolvimento das crianças e adolescentes, o que irá potencializar a formação de suas identidades.

Dessa forma, precisamos refletir como podemos pensar o gênero no âmbito escolar, os entraves que o cotidiano desse local potencializa e as formas que podemos desenvolver para garantir o respeito aos Direitos Humanos e buscar um bom desenvolvimento psíquico e social às pessoas que frequentam a escola.

Nesta edição do Videoclube exibiremos o curta metragem espanhol "Vestido Novo" (Vestido Nuevo), de 2007, que conta a história do menino Mario, que no dia de carnaval decide usar um vestido, para surpresa dos colegas e professores.

Contaremos ainda com a participação de Iraci Lacerda, que é militante do Espaço Socialista e professora da rede estadual de ensino na escola E. E. Antônio Adib Chammas, em Santo André, uma das muitas que foram ocupadas em todo o Estado.

Roda de Conversa sobre Pessoa com Deficiência

Data: 26/11/2015 (quinta-feira)
Horário: às 19h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A Deficiência tem ganho importância, com a consquista de maior espaço das pessoas com Deficiência, desenvolvimento de políticas públicas e, mais recentemente, promulgação da Lei Brasileira de Inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A psicologia tem estado envolvida com o tema desde seus primeiros passos ainda no começo do século XX. Os testes de inteligência representaram um divisor de águas social e, até hoje, são bastante representativos da atuação profissional. Do diagnótico à reabilitação; do tratamento à inclusão e desenvolvimento d autonomia, a psicologia e as psicólogas interagem com pessoas com deficiências e com a Deficiência enquanto construto social.

Nessa roda de debate, abordaremos o histórico do modelo biopsicossocial da deficiência e sua relevância para a prática profissional e científica em psicologia em prátics inclusivas e no desenvolvimento da autonomia para a vida independente.

Convidado: - Edgar Bittner Silva: Membro do núcleo de psicologia e Deficiência do CRP-SP, psicólogo, mestre em Cinências da Saúde, especialista em Tecnologia Assistiva para a Inclusão e participação Social da Pessoa com Deficiência e especialista em Surdez. Auxiliou na implementação do Departamento de Educação Especial no Munícipio de Mauá, atuou com equipe multidisciplinar na inclusão de alunos com deficiênca no município de Santo André e, atualmente, coordena um Centro de Referência de Assistência Social na periferia do município de Suzano.

Oficina de Documentos Inscritos para estudantes do quinto ano de Psicologia Clínica

Data: 14/11/2015 (sábado)
Horário: das 08h30 às 11h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A oficina de Documentos Escritos para estudantes do 5º ano de psicologia tem como objetivos: acolher, orientar e provocar reflexões sobre os documentos produzidos pelos psicólogos na atuação profissional e melhorar a qualidade técnico-científica dos mesmos, na região do Grande ABC.

Programação:

08h30 às 09h00: Credenciamento e café de boas vindas;
09h00 às 09h15: Abertura - Gestora(or) da Subsede Grande ABC do CRP SP;
09h15 às 11h00: Oficina de Documentos Escritos

Maria Izilda Soares Martão;
Sueli Colminetti Correa.

11h00 às 11h30: Encerramento

INSCRIÇÕES: Serão aceitas incrições somente através do e-mail abc01@crpsp.org.br, os interessados deverão informar no email os seguintes dados:

- Nome completo;
- Telefone para contato;
- Instituição de Ensino;

Ano que está cursando (lembrando que o evento é destinado para os estudantes do 5º ano).

Vagas Limitadas: 80 vagas

I Simpósio de Psicologia Escolar e Educacional do Grande ABC

Tema: "Os caminhos e os desafios da Psicologia Escolar e Educacional do Grande ABC".
Data: 24/10/2015
Horário: 8h30 às 17h
Local: Universidade Metodista de São Paulo
Endereço: Rua Alfeu Tavares nº149, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/ SP

8h30 Credenciamento



9h Mesa de Abertura



9h30 Mesa-Redonda: "A Psicologia Escolar e Educacional no Brasil"
Profa. Dra. Carla Biancha Angelucci
Profa. Dra. Roseli Fernandes Lins Caldas



11h Oficinas:
Oficina 1: Racismo, criminalização e redução da maioridade penal
Profa. Dra. Rosane Borges


Oficina 2: Medicalização e Patologização na Educação
Profa. Ms. Judith Cristina Nogueira

Oficina 3: Escolas Democráticas e Educação em Direitos Humanos
Profa. Ms. Beatriz Borges Brambilla

Oficina 4: Os (des)caminhos da Psicologia na Educação
Profa. Dra. Alacir Villa Valle Cruces e Prof. Rafael Dutra



12h30 Almoço



13h30 Mesa-Redonda: "A Psicologia Escolar e Educacional na região do Grande ABC":
Profa. Dra. Alacir Villa Valle Cruces
Profa. Ms. Maria da Penha Tamburu
Profa. Dra. Eda Marconi Custódio



15h VideoClube: "Quando sinto que já sei"
Antonio Lovatto (diretor do documentário)
Mediador: Psicólogo Alexandre Vieira



17h Encerramento


Seminário: A crescente manifestação de simpatia a pautas autoritárias: reflexões psicossociais

Data: 17/10/2015 (sábado)
Horário: das 14h00 às 18h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A proposta com a realização desse evento é discutir aspectos psicossociais da crescente manifestação de simpatia ao autoritarismo, que tem se expressado na defesa de um ordenamento social repressivo, aí incluídos os casos de defesa da ruptura da ordem democrática, bem como nos recorrentes atos de violência e intolerância contra diversos alvos.

O evento será composto de uma mesa com dois palestrantes que analisarão o tema sob diferentes enfoques, com o posterior debate com as pessoas presentes.

Convidados:
- Margaret Chillemi: Terapeuta. Especialista em Estuds de Grupos e Análise Institucional. Mestre em Psicologia da Personalidade e Social (PUC/RS). Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP);
- Pedro Fernando da Silva: Mestre e doutor em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IP/USP.

Inscrições pelo e-mail: abrapsoabc@hotmail.com.

Videoclube: "Escritores da Liberdade"

Data: 03/10/2015 (Sábado)
Horário: 14h30 às 17h30
Local: CRP SP - Subsede de Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº426, Jardim Bela Vista - Santo André/SP

O Subnúcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo - Subsede Grande ABC em parceria com a ABRAPSO-ABC tem o prazer de convida-los para a segunda edição do "Vídeoclube", dessa vez com o filme "Escritores da Liberdade". Após a exibição do filme será realizada uma roda de conversa.

Uma tarde com filme, boa conversa e com a Psicologia em pauta...

Sinopse do Filme: Hilary Swank, duas vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempesey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é baseado no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Título Original: Freedom Writers
Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April L. Hernandez
Direção: Richard LaGravenese
Gênero: Drama
Estreia: 2000

Roda de conversa: Como eu faço Psicologia nas Políticas Públicas

Data: 03/10/2015
Horário: às 09h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

O Subnúcleo de Políticas Públicas da Subsede do Grande ABC convida a todas e todos para um encontro aberto, no qual vamos compartilhar e dialogar práticas, metodologias e o "fazer psi" nas diversas Políticas Públicas.

Maria da Graça Marchina Gonçalves - professora doutora do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, doutora em Psicologia Social, linha de pesquisa: psicologia, desigualdade social e políticas públicas; conselheira do CFP e coordenadora do CREPOP Nacional de 2007 a 2010.

Roda de Conversa sobre Psicologia do Trânsito: Desafios da atuação na perspectiva da mobilidade urbana como política pública e de direito à cidade

Data: 26/09/2015
Horário: 9h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Psicologia do Trânsito: Desafios da atuação na perspectiva da mobilidade urbana como Política Pública e de direito à cidade

Essa roda de conversa tem como proposta dialogar sobre o fazer da(o) psicóloga(o) que na avaliação psicológica para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), discutindo os desafios nessa área de atuação (relação com o DETRAN, condições de trabalho, título de especialista, etc) e as propostas para seu enfrentamento, tendo em vista a realidade hoje apresentada com relação à mobilidade urbana/humana, como políticas públicas e de direitos humanos.

Convidada: - Marta Alice Nelli Bahia - psicóloga especialista em clínica, especialista em psicologia do trânsito pelo CFP, credenciado pelo DETRAN/SP desde 1995, membro da Comissão Gestora do CRP-SP na Subsede de Bauru, membro suplente do Conselho Municipal da Mobilidade de Bauru, docente de Pós Graduação - USC no Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito.


Seminário sobre Transfeminismo e Políticas Públicas

Evento em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Prefeitura Municipal de Santo André

Data: 24/09/2015
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Teatro Municipal de Santo André
Endereço: Praça Quarto Centenário, s/nº

09h00: Mesa de abertura
09h30: Apresentação do Teatro do Oprimido
10h00: Mesa Teórica - Transfeminismo e Masculinidades
Jaqueline Gomes de Jesus e Luciana Palhano
12h00 às 13h00: Brunch
13h00: Mesa de relato das experiências de vida
Virginia Guitzel, Leo Barbosa, Karina de Andrade e Marcia Rocha
15h00: Momento alongamento e relaxamento
15h15: Lanche
15h30: Posições institucionais sobre o tema - CRP, Defensoria e Consorcio
17h00: apresentação musical
17h15: encerramento com apresentação do documento final a ser divulgado e entregue às Autoridades competentes.

Inscrições: nucleo.discriminacao@defensoria.sp.gov.br / spmulheres@santoandre.sp.gov.br

Roda de Conversa com Psicólogas(os) do Tribunal de Justiça do Grande ABC

Data: 15/09/2015
Horário: 19h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A subsede Grande ABC convida as(os) psicólogas(os) do Tribunal de Justiça e interessados para participarem desta roda de conversa como parte dos eventos que o núcleo de Justiça do CRP SP está organizando em todo o Estado, objetivando dialogar sobre a atuação da(o) psicóloga(o), a fim de reconhecer os avanços dessa área de atuação e os desafios a enfrentar para a construção de uma prática profissional comprometida com a garantia dos direitos das crianças, adolescentes e suas famílias.

Convidada: - Giseli de Fátima Assoni, psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, membro do Núcleo de Justiça do CRP-SP, membro da Comissão Gestora do CRP-SP

"Conversando sobre Psicologia Organizacional e do trabalho"

Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

O Sub núcleo de trabalho sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho da Subsede Grande ABC sob coordenação da professora Mestre Valquíria Rossi estará organizando "Encontros Temáticos" no primeiro semestre de 2015 sobre temas cotidianos da área, serão eventos destinados a profissionais e estudantes com o objetivo de debater, refletir e posicionar-se por meio da ética profissional sobre a práxis do psicólogo.

Tema 1º Encontro: Formação, Valorização e Solidão Profissional".
Data: 18/03/15
Horário: 19h00

Tema 2º Encontro: "Coaching Psicológico".
Data: 27/05/15
Horário: 19h00

Convidada: Profª Fátima Aparecida Pighinelli Ázar
- Psicóloga, Mestre em Administração - Foco Recursos Humanos, Especialista em Psicopedagogia e em Avaliação Institucional. Possui larga experiência na área de Recursos Humanos, sendo que nos últimos 17 anos como Consultora Autônoma. Atua no Ensino Superior como Professora de Graduação e de Pós-Graduação Lato-Sensu; Supervisora de estágio aplicado à Psicologia Organizacional e do Trabalho, no Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo; Coordenadora da área de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação Institucional - CPA, da Universidade Metodista; Coordenadora do curso de Pós-graduação - Lato Sensu - Universidade Metodista: "Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional".

Tema 3º Encontro: "O Papel do Psicólogo em Seleção de Pessoal".
Data: 29/07/15
Horário: 19h00

Haverá emissão de certificado.

VídeoClube

Data: 30/06/2015
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Tema: Uma leitura sobre a educação escolar contemporânea

Filme: O Contador de Histórias

Mediadores:
- Nicoli Bagagini
- Núcleo de Educação do CRP SP - Subsede Grande ABC
- Isabel Amaral - ABRAPSO ABC

1ª Jornada de Psicologia Clínica do CRP -- Subsede Grande ABC

Data: 20/06/2015
Horário: das 08h30 às 16h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A 1ª jornada se propõe a refletir, junto às/aos psicólogas/os da região, sobre a melhoria da qualidade nas práticas clínicas e as exigências inerentes aos princípios estabelecidos no código de ética profissional.

Programação:

8h30 - Café de boas vindas e credenciamento

9h00 - Mesa de abertura

9h15
- Mesa redonda: "O modelo processual da prática clínica aliado à ética profissional, nas abordagens Psicanalítica, Comportamental/Cognitiva e Analítica"

Vagas Limitadas: Psicólogos: 50 vagas
Estudantes: 30 vagas

- Palestra 1 - Aparecida Andriatte: Psicóloga clínica; Mestre em Psicologia da Saúde; Psicologa; Pedagoga; Prof. Adjunta da Universidade Mackenzie durante 14 anos; Membro Filiado Da Sociedade Brasileira De Psicanálise de São Paulo - SBPSP.

- Palestra 2 - Ana Paula Camargo: Psicóloga Clínica Comportamental e Professora Acadêmica, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André - UNIA e Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva - teoria e aplicação pelo HUUSP . Professora desde 2009 no Centro Universitário Anhanguera de Santo André, Psicoterapeuta e Supervisora Clínica.

- Palestra 3 - Lídia Rodrigues Schwarz: Psicóloga Clínica há 40 anos, atuando como psicoterapeuta de orientação junguiana. Graduada pela PUC-SP, Mestre em psicologia da Saúde pela UMESP e Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Professora universitária (1974-2011) da UMESP, nas disciplinas de Avaliação Psicológica, e supervisora na área Clínica. Autora dos livros Os arquétipos parentais através de Rorschach Temático, Introdução ao estudo do Método de Rorschach e EnvelheSer - a busca do sentido da vida na terceira Idade.

11h00 - Espaço reservado para perguntas e interação com a plateia

12h00
- Intervalo para almoço

14h00 - "Oficinas de produção de documentos escritos"

Vagas Limitadas:
Participação SOMENTE para psicólogos
60 vagas

Realizadas por:
- Leandro Gabarra:
Psicólogo do Centro Educacional Marista Ir. Rui; Orientador Técnico da Rede Marista de Solidariedade; Psicoterapeuta de abordagem fenomenológica; Especialista em Competências Gerenciais Públicas; Educador Social; Conselheiro CMDCA de Ribeirão Preto; Membro da COE (Comissão de Ética) e COF(Orientação e Fiscalização) do CRP SP; e Conselheiro CRP SP nos XII e XIII Plenários (2007-2010 e 2010 -2013).

- Patrícia Bataglia: Professora Doutora em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP tendo trabalhado o tema ética na formação profissional nos últimos vinte e cinco anos. Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP campus de Marilia. Membro da Comissão de Ética do CRP desde 2008.

16h30 - Encerramento

Roda de Conversa: "Fundação Casa - Diálogos e Desafios"

Data: 18/06/2015
Horário: às 18h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A Subsede Grande ABC do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) convida profissionais, que atuam com adolescentes em medidas socioeducativas e suas famílias, para participar deste espaço de discussão sobre a atuação de psicólogas(os) nas medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, a elaboração de documentos escritos, o cotidiano institucional e a articulação em rede.

Semana da Luta Antimanicomial 2015: Jornada sobre Trabalho e Saúde Mental

O mês de maio é marcado pela memória da luta dos trabalhadores na garantia de seus direitos e também pela Luta Antimanicomial, esta marcada por uma trajetória de implantação de novas modalidades de atenção, que passaram a representar uma alternativa real ao modelo psiquiátrico tradicional no Brasil. Refletir sobre Trabalho e Saúde Mental vem se tornando uma necessidade emergente dos profissionais de saúde. Por isso, com o objetivo de articular e aprofundar questões técnico - teóricas o CRP SP - Subsede Grande ABC apresenta pelo terceiro ano consecutivo debate acerca do tema.

Data: 15 de maio de 2015
Horário: das 08h30 às 17h00
Local: Subsede Grande ABC do CRP-SP
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

08h30 - Café de Boas Vindas e Credenciamento

09h00 - Mesa de Abertura:
Camila Teodoro - Conselheira CRP SP - Coordenadora da Subsede Grande ABC
Representante Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABCDMRR
Representante da Comissão Regional de Saúde Mental e Trabalho do Grande ABC

09h30 - Mesa redonda: " A loucura do trabalho e o trabalho com a loucura"

O objetivo desta mesa é apresentar teoria e prática sobre o papel do psicólogo Organizacional e do trabalho nas políticas institucionais de empresas públicas e privadas, métodos de prevenção e cuidado na promoção de saúde do trabalhador, dados estatísticos dos quadros de transtornos mentais ocasionados pelo trabalho na região do Grande ABC e a articulação entre CEREST e Sindicato na questão do cuidado em Saúde Mental no campo do Trabalho.

Palestrantes:
- Valquíria Aparecida Rossi - Profª. Mª. Coordenadora do curso de especialização Lato Sensu a de Pessoas e Psicologia Organizacional EAD; Profª do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional EAD; Profª do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo. Representante do Subúcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Subsede Grande ABC.

- Eliana Pintor - Psicóloga, especialista em psicologia clínica, mestre em Psicologia da Saúde, com atuação há 26 anos no SUS e atualmente gerenciando o CEREST São Bernardo do Campo (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

- Adma Gomes - Formada em Ciências Sociais com Pós Graduação em História pela PUC SP - Bancária e Professora. Atualmente é Presidenta do DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador), Secretária de Saúde e Condições de Trabalho da Federação dos Bancários da CUT SP e dirigente do Sindicato dos Bancários do ABC.

12h00 - Almoço
13h30 - Apresentação Cultural
14h00 - Mesa Redonda: "Os impactos da pós-modernidade na subjetividade humana"

Na denominada pós-modernidade parece ocorrer um esvaziamento do sujeito que, colocado numa sociedade dita do prazer e do bem-estar, estaria à mercê de parcas referências existenciais e muitas vezes deslocado num universo sem sentido e sem objetivo. As instituições e os valores parecem estar esvaziados de sua substância, funcionando precariamente como princípios absolutos e imutáveis, colocando o sujeito à disposição de um mundo mecanizado e medicalizador. O trabalho aparece nessa situação mais como produção de adoecimento que produtor de saúde mental.

Palestrantes:
- Fabio Beloni - Formado em psicologia e pedagogia, mestre em psicologia social, pesquisador do laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental - Laps/ensp/fiocruz e Laboratório de Saúde Mental Coletiva - LASAMEC/ USP e diretor da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME.

- Margaret Maria Chillemi - Especialista em Estudos de Grupo e Análise Institucional. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUC/RS); Doutorado em Psicologia Clínica (PUC/SP) no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade Contemporânea. Terapeuta.

16h00 - Apresentação dos trabalhos do Prêmio Arthur Bispo do Rosário do Grande ABC

17h00 - Encerramento

Apoio: - Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABCDMRR
- Fórum de Saúde Mental e Trabalho do Grande ABC

Haverá emissão de certificados
Evento gratuito

Roda de Conversa: A participação em conferências Municipais de Políticas Públicas

Data: 01 de abril de 2015
Horário: 19:00h às 21:30h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

As conferências das políticas públicas são momentos e espaços importantes nos quais Se reúnem trabalhadores, gestores e pessoas usuárias dos serviços públicos. Nelas são Discutidas a qualidade do andamento desses serviços prestados à população e deliberadas as propostas que apontam referências ou diretrizes para implementação e/ou aprimora- mento das políticas locais, estaduais e a nacional. Nesse sentido, sua potência mais visível, num primeiro momento, trata-se da sua condição mobilizadora da sociedade sobre como, quando e para quem deseja que sejam ofertados e garantidos os serviços. Considerando que, em 2015, ocorrerão conferências municipais, a roda de conversa pretende reunir Psicólogas/os e outras/os autoras/es que atuam nas políticas públicas para discutir desafios e possibilidades para qualificar e tornar efetiva a participação nesses espaços.

Convidados:
Joari Aparecido Soares de Carvalho, psicólogo social no Departamento de Vigilância Socioassistêncial da Prefeitura de Suzano, Mestre em Psicologia Social pelo IP USP e Conselheiro do CRP SP.

Entrada gratuita e Vagas limitadas

Roda de Conversa: "Fundação Casa - Diálogos e Desafios"

Data: 27 de março de 2015
Horário: às 16h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRPSP) está construindo um espaço de discussão acerca dos trabalhos realizados pela psicologia nas medidas socioeducativas de internação e semiliberdade de adolescentes. Nesse Primeiro encontro, temos como proposta discutir o cotidiano dos centros de Fundação Casa, a elaboração de documentos escritos pelos profissionais, bem como a relação desse serviço com a rede.

Facilitadora Convidada:
- Cláudia Guzzardi Altieri:
Psicóloga Judiciária no TJ SP, com vasta experiência no Atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias.

Roda de Conversa: Me formei, e agora?

Data: 24 de março de 2015
Horário: das 19:00h às 21:30h
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A conclusão do curso de Psicologia é um momento de grande alegria, mas também um tempo De dúvidas e angústias pela incertezas do futuro que se apresenta. A fim de discutir essas questões, A comissão gestora da Subsede Grande ABC, pelo terceiro ano consecutivo, convida Profissionais recém-formados e estudantes para uma Roda de conversa sobre mercado De trabalho e desafios na carreira de Psicóloga (o).

Convidados:
- Rafael Campos de Oliveira Dutra: Psicólogo atuante na área clínica e Educacional;

- Victor Garcia Guimarães Barros: Psicólogo atuante na área organizacional

Entrada gratuita e Vagas limitadas

Retransmissão do evento estadual: Sem Saúde mental não existe cuidado: Pelo Direito à Saúde Mental da população paulista

Data: 14/03/2015
Horário: 09h00 às 16h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

Entrada gratuita e Vagas limitadas

REUNIÃO ABERTA DO NÚCLEO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO DA SUBSEDE GRANDE ABC

Data: 11 de fevereiro de 2015
Horário: das 19h00 às 21h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A reunião está aberta a psicólogas(os) que atuam na área e a psicólogos interessados.

O CRP SP através da Subsede Grande ABC convida a todas e todos os Psicólogos Organizacionais e do Trabalho para reunião que terá por objetivo formar núcleo de discussão e trabalho com os objetivos descritos abaixo:

- Acolher propostas de qualificação profissional para que, em parceria com a SBPOT e Instituições afins, possamos incentivar a realização de eventos, seminários, palestras, encontros, simpósios na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, de modo a fortalecer a atuação do psicólogo;

- Contemplar uma visão mais abrangente e crítica da área, para além das técnicas, favorecendo a atuação do psicólogo também no nível das estratégias e políticas Organizacionais;

- Esclarecer aos psicólogos os princípios éticos norteadores da profissão;

- Desenvolver referências para o exercício profissional, convidando a categoria a avançar nas discussões sobre os processos de trabalho desenvolvidos.

Coordenação:
- Valquíria Aparecida Rossi: Profª. Mª. Coordenadora do curso de especialização Lato Sensu a de Pessoas e Psicologia Organizacional EAD; Profª do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo.

Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional EAD; Profª do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo.

Entrada gratuita
Vagas limitadas

Violação de Direitos Humanos pelo Estado - da ditadura de 64 aos dias atuais

Data: 04 de dezembro de 2014
Horário: às 19h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP

A sociedade em geral, assim como psicólogas(os), vivenciou e vivencia a violência do Estado, que manifesta no desrespeito aos direitos de manifestação e de liberdade de expressão, na dizimação de jovens negros da periferia, na tortura a pessoas presas, entre outros tipos de violência. Esse evento tem como proposta discutir essas questões e refletir sobre uma mudança necessária na segurança pública e na adoção pelo Estado de medidas que diminuam a violência por parte de seus agentes de segurança, bem como apontar qual é a relação da psicologia com a questão da violência dos direitos humanos e com qualquer tipo de ato de violência.

Convidadas:
Maria Auxiliadora de Almeida Cunha Arantes:
Psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2005-2010 e 2014-2015) e da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2010-2012). Foi Coordenadora-Geral de Combate à Tortura na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2009-2010). Foi Diretora do Instituto Sedes Sapientiae (200-2006).

Maria Gorete: Pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Membro do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Seminário de Direitos Humanos e Políticas Públicas LGBT

Data: 03 de dezembro de 2014
Horário: das 08h00 às 16h00
Local: Anfiteatro Heleny Guariba
Endereço: Praça IV Centenário S/Nº, Paço Municipal de Santo André/ SP

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André. O seminário se propõe a discutir a respeito das Políticas Públicas LGBT no cenário nacional e especificamente no Grande ABC, abordando as conquistas histórias dos direitos LGBT, os avanços e desafios na xto e a busca da garantia de direitos, além de proporcionar um espaço para relato de experiências Regionais acerca das Políticas Públicas LGBT.

Convidados:
Alessandro Melchior:
Coordenador de Políticas LGBT do Município de São Paulo, foi presidente do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República. É diretor executivo licenciado da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e foi membro da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT.

Cibele Messias Moura: Usuária do NAPS AD e moradora da República Terapêutica Adulto.

Gloria Ferreira: Socióloga no Núcleo de Prevenção DST/AIDS do município de Santo André.

Luís Fernando de Oliveira Saraiva: Psicólogo, psicoterapeuta e doutorando em Psicologia Social (IPUSP). Conselheiro Presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia da São Paulo.

Nicolle Mahier: Presidente do Fórum Paulistano de Travestis e Transexuais.

Paulo Tavares Mariante: Advogado, compõe o Fórum de Direitos Humanos de Campinas, exerce a Presidência do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas e coordena a Comissão Municipal da Verdade, Memória e Justiça de Campinas. Participa do Identidade - Grupo de Luta pela Diversidade Sexual e do Fórum Paulista LGBT.

"Conversando sobre Políticas Públicas e Igualdade Racial"

Parceria: Prefeitura Municipal de Santo André
Data: 18 de novembro de 2014
Horário: das 13h30 às 16h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela vista, Santo André/ SP

O CRP SP através da Subsede Grande ABC convida a todas e todos os Psicólogos Em comemoração ao mês da Consciência Negra será realizado um evento para discutir sobre como tem sido o enfrentamento das questões étnico-raciais nas Políticas Públicas de Assistência Social, Saúde e Educação.

Convidados:
- Jonathas José Salathiel da Silva: Psicólogo atuante na área de Saúde Pública, Conselheiro do CRP SP e militante de movimentos populares que discutem sobre Raça e Etnia.

- Fabiana Pitanga da Silva: Assistente social, Coordenadora do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Anastácia - Cidade Tiradentes.

- Kiusam de Oliveira: Pedagoga com habilitações em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista na temática das relações étnico- raciais, participando de conferências, congressos, simpósios etc.

Entrada gratuita
Vagas limitadas

Seminário "Psicologia Social e Políticas Públicas: Compartilhandoa Práxis"

Data: 08 de novembro de 2014
Horário: das 14h00 às 17h00
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela vista, Santo André/ SP

O CRP SP - Subsede Grande ABC apoia:

O processo de urbanização e industrialização do País evidenciou e agravou diversos problemas sociais, neste contexto surgem novos campos de atuação para o psicólogo nas políticas públicas. Esse encontro pretende discutir o papel do psicólogo nesse contexto e a necessidade de uma formação profissional capaz de atender os usuários, como sujeitos de Direitos; fortalecendo tanto a profissão, como as políticas públicas que promovem a cidadania.

Mesa Redonda:
- Adalberto Botarelli:
Mestre e doutor em psicologia social pela PUC-SP. Professor Universitário da Uninove.

- Gustavo Henrique Carretero: Mestre e doutorando em Psicologia Social pela PUC-SP. Psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social - (CRAS).

Inscrições exclusivamente pelo e-mail: abrapsoabc@hotmail.com

Entrada gratuita
Vagas limitadas

Reunião com Psicólogos Organizacionais e do Trabalho

Data: 04 de outubro de 2014
Horário: 09h30
Local: CRP SP - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426 - Jardim Bela vista, Santo André/ SP

O CRP SP através da Subsede Grande ABC convida a todas e todos os Psicólogos Organizacionais e do Trabalho para reunião que terá por objetivo formar núcleo de discussão e trabalho com os objetivos descritos abaixo:

- Acolher propostas de qualificação profissional para que, em parceria com a SBPOT e Instituições afins, possamos incentivar a realização de eventos, seminários, palestras, encontros, simpósios na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, de modo a fortalecer a atuação do psicólogo;

- Contemplar uma visão mais abrangente e crítica da área, para além das técnicas, favorecendo a atuação do psicólogo também no nível das estratégias e políticas Organizacionais;

- Esclarecer aos psicólogos os princípios éticos norteadores da profissão;

- Desenvolver referências para o exercício profissional, convidando a categoria a avançar nas discussões sobre os processos de trabalho desenvolvidos.

Conversando sobre ética profissional e documentos escritos em Psicologia

Data: 28 de maio de 2014
Horário: das 19h30 às 22h00
Local: Universidade Metodista de SP - Campus Planalto
Endereço: Rua Dom Jaime de Barros Câmara nº1000, Planalto - São Bernardo do Campo/SP

O presente evento terá como objetivo oferecer parâmetros para a realização do trabalho Escrito das(os) profissionais procurando garantir a qualidade técnica e ética do serviço prestado à sociedade, além de esclarecer eventuais dúvidas das(os) psicólogas(os) e estudantes de Psicologia.

Atividade 1 - Palestra sobre: Ética profissional e documentos escritos em Psicologia destinada exclusivamente para estudantes do 5º ano de Psicologia.

Convidado:
- Rodolfo Ambiel:
Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), Campus Itatiba e dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu de Psicologia da mesma Universidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.
Total de vagas: 100
Local: Auditório - Campus Planalto

Atividade 2 - Oficina de documentos escritos em psicologia destina exclusivamente para psicólogas(os).

Convidada:
- Graça Camara:
Psicóloga, Conselheira e Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP SP.
Total de vagas: 60
Local: Sala 809 - Campus Planalto


"Oficinas VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário"

MAUÁ

OFICINA DE PINTURA
Data: 21 de Maio de 2014
Horário: 14:00 horas
Local: CAPS Primavera - Rua Sorocaba, 35, Centro
Oficineiro: Albano Dias


SANTO ANDRÉ

OFICINA DE GRAFFITI
Data: 07, 14, 21 e 28 de Maio de 2014
Horário: 14:30 horas
Local: CAPSI - Rua David Campista, 220, Vila Guiomar
Oficineiro: Mauro Smull

OFICINA DE DESENHO
Data: 8 e 15 de maio de 2014
Horário: 16:00 horas
Local: NAPS AD - Rua Gertrudes de Lima, 488, Centro
Oficineiro: Priscila Lubliner Bessa

OFICINA DE PINTURA E ARTES
Data: 06, 13, 20 e 27 de Maio de 2014
Horário: 14:00 horas
Local: NAPS II - Praça Chile, 140, Parque das Nações
Oficineiro: Kátua Scudeler Custódio e Terezinha Marchiolli

OFICINA DE PINTURA
Data: 06, 13, 20 e 27 de Maio de 2014
Horário: 14:00 horas
Local: CAPS III - Rua Correia de Sampaio, 35. Vila Vitória
Oficineiro: Vera Meneguetti de Araújo

OFICINA DE XILOGRAVURA
Data: 12, 16 e 20 de Maio de 2014
Horário: 13:30 horas
Local: NUPE (Núcleo de Projetos Especiais) - Rua Salvador de Sá, 34, Bairro Santa Terezinha
Oficineiro: Roseli Tadeu Montanarim



"Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: rompendo com a Segregação nos tratamentos de internação"

Data: 17 de maio de 2014
Horário: às 09h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Semana da Luta Antimanicomial: Saúde Mental e Cidadania

O evento tem como proposta apresentar aspectos teóricos e práticos do tratamento de usuários de álcool e outras drogas dentro das políticas públicas atuais, focando na questão da garantia de direitos.

Convidado:
- Bruno Ramos Gomes: Psicólogo mestre em saúde pública, é coordenador do Centro de Convivência: É de Lei, que trabalha com pessoas que usam drogas na Cracolândia. Já trabalhou com redução de danos na França e atualmente é representante do CRP-SP no Conselho Estadual sobre políticas de Drogas - CONED.

Evento em parceria com o Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABCDMRR.

"Transtornos psicológicos em função do trabalho"

Data: 16 de maio de 2014
Horário: às 09h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Semana da Luta Antimanicomial: Saúde Mental e Cidadania

Os palestrantes desse evento pretendem discutir sobre o aumento crescente da prevalência e incidência dos transtornos mentais e do comportamento associados ao trabalho, constatados em estatísticas oficiais e não oficiais, mostrando que a saúde do trabalhador é ameaçada pelas suas condições de trabalho, onde as pressões constantes não permitem que o profissional trabalhe em toda a sua potencialidade, muitas vezes tendo que recorrer à medicalização para recuperar seu equilíbrio psíquico.

Convidados:
- Nancy Yasuda:
Psicóloga com especialização em Saúde do Trabalhador, em Gestão de Serviços Públicos de Saúde, atualmente Gerente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária no Departamento de Vigilância de Santo André.

- Nilson Berenchtein Netto: Psicólogo, mestre em Psicologia Social e doutor em Psicologia da Educação, ambos pela PUC-SP. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Percursos Suicidas, sociedade, cultura, história, trabalho e saúde (UNIFESP), coordenando a linha de pesquisa Suicídio: história, ética e política.

Evento em parceria com o Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho do Grande ABC.

O CRP SP - Subsede Grande ABC apoia:
II Jornada da Análise do Comportamento do Grande ABC

Data: 10 de maio de 2014
Local: Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos, Auditório SIGMA

Informações e inscrições: http://jacdoabcmetodista.wordpress.com/

"Me formei, e agora?"

Data: 29 de abril de 2014
Horário: às 19h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Roda de Conversa sobre mercado de trabalho, possibilidades e desafios na carreira de Psicóloga(o).

Convidados:
- Rafael Dutra: Psicólogo, atua na área clínica e educacional.
- Edson Moretti Junior: Psicólogo, atua na área clínica, educacional e organizacional.

"Os desafios do atendimento clínico por convênios: questões éticas e Técnicas"

Data: 12 de abril de 2014
Horário: às 09h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

A prestação de serviços psicológicos nos atendimentos por convênios (operadoras de saúde) tem surgido como um dos grandes debates da categoria na Região do Grande ABC: o limite de sessões semanais ou necessárias a cada situação de tratamento, a duração das sessões, a técnica utilizada, a necessidade do encaminhamento pelo médico. Tais questões podem interferir na conduta ética e técnica da (o) profissional trazendo ainda prejuízos aos usuários e a imagem da psicologia enquanto ciência.

Com o objetivo de elucidar a atuação profissional no contexto descrito e promover a psicologia como um serviço útil à sociedade, realizaremos um evento destinado às (os) psicólogas (os) interessadas (os).

Convidadas:
- Maria Izilda Soares Martão: Doutora em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, especialista em psicologia clínica e em psicopedagogia. Membro da Comissão de Ética do CRP-SP, colaboradora da Subsede Grande ABC. Realizou atendimentos clínicos através de convênios de 1984 a 2006.

- Marisa Cintra Bortoletto: Mestre em Psicologia Clínica da PUC-SP. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica - CEPSI USP. Presidente da Associação de Psicoterapia Psicanalítica APP. Supervisora teórico-cliníca e psicoterapeuta psicanalítica. Autora do Livro: Convênios Psicológicos e psicoterapia psicanalítica, Escuta: SP, 2009.

"O que faz a(o) Psicóloga(o) Organizacional e do Trabalho?" - Debate Acerca da Psicologia a partir de três olhares: recrutamento e seleção, gênero e direitos humanos.

Data: 20 de março de 2014
Horário: às 19h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Historicamente a Psicologia vem se constituindo em função das demandas sociais que requererem saberes especializados, domínio de técnicas e tecnologias obedecendo aos preceitos éticos da profissão a fim de garantir qualidade dos serviços que coloca à disposição da população. Neste contexto, iremos debater e refletir sobre o fazer da (o) psicóloga (o) organizacional e do trabalho em sua atuação em recursos humanos, questões relacionadas a gênero e a garantia de direitos humanos.

Convidada:
- Valquiria Aparecida Rossi: Profª. Mª. Coordenadora do curso de especialiazação Lato Sensu Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional EAD; Profª do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo.

Roda de Conversa: Relações raciais e sofrimento psíquico

Data: 10 de fevereiro de 2014
Horário: 19 horas
Local: Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Com o objetivo de contribuir com proposições na etapa de audiência pública do Documento de Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas sob a ótica das Relações Raciais, em elaboração pelo CREPOP, a Subsede do Grande ABC promoverá roda de conversa sobre relações raciais e sofrimento psíquico com a presença do conselheiro do CRP SP Jonathas Salatiel - Militante de Movimentos Populares às discussões sobre Raça e Etniae.

Psicologia e Direitos Humanos: os desafios diante da medicalização da vida

Data: 12 de dezembro de 2013 (quinta-feira)
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André / SP

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, será realizada uma conferência a respeito dos diálogos entre a Psicologia e os Direitos Humanos, com enfoque no debate sobre a medicalização da vida. Contamos com a participação de todas (os)!

Carla Biancha Angelucci: Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997); mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002); doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é psicoterapeuta com formação winnicottiana. Tem experiência de doze anos como docente em cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia, bem como em cursos de especialização com temáticas de Psicologia e Educação. A ênfase de seus estudos está na garantia da Educação para Todos e Todas e sua interface com as discussões sobre preconceito, atuando principalmente nos seguintes temas: produção social do sofrimento psíquico, políticas públicas em educação, medicalização, psicologia social e história oral.

Beatriz de Paula Souza: Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP, onde coordena o serviço de Orientação à Queixa Escolar do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar e Educacional (LIEPPE). Organizadora de livros como Orientação à Queixa Escolar e Medicalização de Crianças e Adolescentes, este último representando o Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

"III Jornada ABRAP" e o "I Seminário Internacional"

A Subsede Grande ABC apoia:

A Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), com o objetivo de investir seus esforços para continuar oferecendo oportunidades de discussão sobre a psicoterapia no Brasil, promove a "III Jornada ABRAP" e o "I Seminário Internacional", que terá como tema A Terapia Familiar através dos tempos e contará com a participação do Prof. Dr. Juan Luis Linares.

A jornada envolve a realização de eventos itinerantes. Na cidade de São Paulo, o CRP SP estará presente em dois momentos: em 18 de novembro, no Seminário Psicoterapia nas Políticas Públicas de Saúde, que terá a participação da Presidente do CRP SP, Elisa Zaneratto Rosa, atividade que será realizada na sede do Conselho e terá transmissão ao vivo pela CRP Web TV; e em 23 de novembro, na abertura da III Jornada.

Confira mais informações e inscrições: http://www.abrap.org/jornada.html

VI Mostra de Psicologia da Saúde

A Subsede Grande ABC apoia:

Data: 06 de novembro de 2013
Local: Universidade Metodista de São Paulo - Campus Planalto
Inscrições apenas em: mostrapsicologiadasaude.wordpress.com

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo convida a todas(os) para participarem da VI Mostra de Psicologia da Saúde, que este ano tem como tema: "35 anos de Psicologia da Saúde: História científica e formativa".

Balanço das Ações 2010-2013 Grande ABC


Serão apresentadas, às(aos) psicólogas(os), as ações realizadas na região visando avaliar os desafios, bem como discutir perspectivas para os próximos anos na Gestão da Subsede Grande ABC.

Data: 09 de setembro de 2013 (segunda-feira)
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região – Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista – Santo André / SP

"Megaeventos esportivos X Condições de Trabalho do Psicólogo no Esporte"

Data: 15 de junho de 2013 (Sábado)
Horário: 08h30 às 12h00
Local: Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André / SP

Descrição do Evento
Na oportunidade discutiremos a atuação do Psicólogo no esporte tanto no alto Rendimento, quanto nos Direitos Humanos, suas condições de trabalho e sua relação com os Megaeventos e com as pessoas vitimizadas, discriminadas e violentadas com o advento das Construções dos complexos esportivos.

Convidados(as):
• Catalina Naomi Kaneta
- Psicóloga, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae. Pesquisadora do Laboratório de Treinamento Esportivo de Crianças e Adolescentes (LATECA) da Escola de Educação Física e Esportes da USP. Como psicóloga do Esporte, realiza trabalhos de intervenção psicológica em indivíduos participantes de programas de treinamento esportivo (atletas) tanto em formação como em alto rendimento, atualmente trabalhando com atletas de remo olímpico e paralimpico.

• Rogério Giannini - Psicólogo com atuação em projetos de qualificação profissional e educação popular. Militante social desde o final da década de 70 é atual presidente do SinPsi / Sindicato dos Psicólogos de São Paulo e Secretário de Relações de Trabalho da CUT SP.

"O advogado do meu paciente me pediu um laudo. E agora?"

Data: 08 de junho de 2013 (sábado)
Horário: das 08h30 às 12h00
Local: Anfiteatro I - Unia-Anhanguera
Endereço: Av. Senador Fláquer, nº 459, Centro - Santo André / SP

Descrição do Evento:
Discutiremos as demandas atuais do sistema de justiça para os profissionais da psicologia, bem como refletir sobre o papel do psicólogo, esteja ele inserido em clínicas e consultórios ou em instituições de atendimentos (públicas e privadas), sobre a produção de documentos escritos frente a solicitações de juízes, advogados, promotores de justiça etc. Nesse contexto, citamos as situações na quais destacam-se as avaliações psicológicas para processos de guarda e os casos de violência doméstica contra crianças, entre outras situações que exigem produção documental do psicólogo.

Convidados(as):
Sidney Shine: Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Child Psychologist Specialist pela Clínica de Tavistock (Londres - Reino Unido). Portador do Título de Especialista em Psicologia Clínica e Jurídica pelo Conselho Regional de Psicologia - 06. Autor dos livros "A Espada de Salomão. A Psicologia e a Disputa de Guarda de Filhos" e "Psicopatia" (Coleção Clínica Psicanalítica) pela Editora Casa do Psicólogo. Organizador do livro "Avaliação Psicológica e Lei. Adoção, vitimização, separação conjugal, dano psíquico e outros temas". Psicanalista pelo Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo) com atuação clínica em consultório particular. Psicólogo Perito em casos de Vara de Família no Foro de São Paulo. Professor em cursos de Psicologia Jurídica.

Gabriela Gramkow: Doutora e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Tem experiência docente no ensino universitário. Atua na área de Psicologia Social, Jurídica e Clínica, principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Justiça, Adolescência e Violência. Conselheira do CRP SP na gestão 2010-2013, participa das Plenárias Éticas e de Julgamento, quando processos éticos são movidos contra psicólogos junto ao CRP SP.

A luta Antimanicomial e a Saúde do Trabalhador: Avanços e Perspectivas da Luta Antimanicomial e a relação da Loucura com o Trabalho

Data: 17 de maio de 2013 (sexta-feira)
Horário: das 09h30 às 12h00
Local: Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André / SP

O dia 18 de maio marca há 23 anos a Luta Antimanicomial. Abolida a internação de pessoas com transtornos mentais nos hospícios e com a implementação de um novo modelo assistencial com ênfase no atendimento extra-hospitalar e com equipes multiprofissionais, tem sido possível produzir outra subjetividade a cerca da loucura. A conquista da cidadania e dos humanos para os doentes mentais está em franca expansão. Mas quais são os desafios existentes? O que podemos refletir a cerca da excessiva medicalização dos transtornos Mentais na atualidade?

Os ambientes de trabalho têm se apresentado como estruturas manicomiais com práticas de violência psicológica e coisificação humana. Será este um novo tipo de hospício? Nesse sentido, cabe refletirmos porque tantos trabalhadores têm apresentado depressão, síndrome de burnot, síndrome do pânico e outros transtornos mentais. Para a reflexão e debate dessa temática, a Comissão de Saúde Mental e Trabalho do Grande ABC e o Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC promovem o evento: "A luta Antimanicomial e a Saúde do Trabalhador: Avanços e Perspectivas da Luta Antimanicomial e a relação da Loucura com o Trabalho.

- 09h00 - Recepção e café
- 09h30 - Abertura
- 09h45 - Palestras:
- Mesa 1 - "A luta anti-manicomial: o passado e o presente"
Palestrante: Eliza Zaneratto - Psicóloga e professora Social da PUC

- Mesa 2 - "Transtornos mentais relacionados ao trabalho na atualidae: Medicalização e Isolamento social"
Palestrante: Eliana Pintor - Psicóloga, Mestre em Psicologia da Saúde, Gerente do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de São Bernardo do Campo.

- 11h00 - Debate
- 12h00 - Encerramento

Evento em parceria com o Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho do Grande ABC!

Rede de Atenção a usuários de álcool e outras drogas: promovendo saúde na garantia de direitos

Data: 16 de maio de 2013 (quinta-feira)
Horário: das 16h30 às 21h00
Local: Centro Universitário Fundação Santo André
Endereço: Avenida Príncipe de Gales, nº 821, Bairro Príncipe de Gales - Santo André / SP
Prédio da FAFIL - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André

Programação:
16h30 - Direitos humanos para quem? Roda de conversa sobre serviços de atenção a Usuários de álcool e outras drogas.

19h00 - Apresentação Teatral
Euetheia - um elogio à loucura
Com coletivo + C.E.P + e Cia para La dos anjos

I Jornada de Análise do Comportamento do ABC

Data: 11 de maio de 2013 (sábado)
Horário: das 08h00 às 17h30
Local: Universidade Metodista - Campus Rudge Ramos - Complexo SIGMA
Endereço: Rua Alfeu Tavares, nº 149, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo / SP

A Subsede Grande ABC apoia a I JORNADA DE ANALISE DO COMPORTAMENTO DO GRANDE ABC na Universidade Metodista.

Saiba mais através do Link: http://jacdoabcmetodista.wordpress.com

Roda de Conversa: "A Psicologia no trabalho e a psicologia como trabalho"

Data: 23 de abril de 2013 (terça-feira)
Horário: às 19h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André / SP

Por ocasião das atividades que marcam o Dia do trabalho, 1º de Maio, esperamos discutir as relações entre a psicologia e trabalho para elaborar crítica e criativamente possibilidades de a Psicologia como ciência contribuir para a psicologia avançar como profissão e vice-versa.

Pré - Congresso: 2º Pré-Congresso

Data: 09 de março de 2013 (sábado)
Horário: 09h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Pré - Congresso: 1º Pré-Congresso

Data: 04 de março de 2013 (segunda-feira)
Horário: 19h00 às 21h30
Local: Universidade Metodista - Auditório CAPA
Endereço: Rua Planalto, nº 106 , Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/ SP

Evento Preparatório: Adoção e Acolhimento Institucional

Data: 25 de fevereiro de 2013 (segunda-feira)
Horário: 19h00 às 22h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Evento Preparatório: Oficina sobre Documentos Escritos

Data: 23 de fevereiro de 2013 (sábado)
Horário: 09h00 às 12h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Evento Preparatório: Reunião - Grupo de Trabalho de Psicólogos do SUAS - DRADS ABC

Data: 18 de fevereiro de 2013 (segunda-feira)
Horário: 09h00 às 11h30
Local: DRADS ABC
Endereço: Rua General Glicério, nº 45 , Centro - Santo André/ SP

Evento Preparatório: Psicologia Clínica

Data: 05 de fevereiro de 2013 (terça-feira)
Horário: 19h00 às 21h30
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

RETRANSMISSÃO: II Seminário Regional de Políticas Públicas

Data: 02 de fevereiro de 2013 (sábado)
Horário: 9h15 às 15h
Local da retransmissão: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Evento Preparatório: Reunião - Psicologia nas Emergências e Desastres

Data: 31 de janeiro de 2013 (quinta-feira)
Horário: 19h00 às 21h30
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

RETRANSMISSÃO: Assembleia Geral Extraordinária

Data: 21 de janeiro de 2013 (segunda-feira)
Horário: a partir das 20h00
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426, Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

O CRP SP convida psicólogos (as) de São Paulo a participarem do início do processo eleitoral de 2013. A Assembleia Geral Extraordinária vai eleger a Comissão Regional Eleitoral (CRE), formada por três integrantes e seus suplentes. Participe! Afinal este processo também é construído por você, psicólogo (a).

Psicologia, Publicidade e Direitos Humanos

Data: 15 de dezembro de 2012
Horário: 9h às 12h
Local: Conselho Regional de Psicologia - Subsede Grande ABC
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 426 , Jardim Bela Vista - Santo André/ SP

Sob a chamada "liberdade de expressão" podemos infligir os direitos humanos de homens, mulheres e crianças? Até que ponto a publicidade participa na construção do imaginário social, seus valores e desejos?

- A imagem da Mulher na Publicidade Brasileira com Roseli Goffman, psicóloga clínica e especialista em Gestão de Empresas de Informação. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2010/2013) e secretária geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação - FNDC.

- Publicidade para crianças e consumo: Regulamentação dos Meios de Comunicação com Taís Vinha, formada em Propaganda e Marketing, com Mestrado em Mass Communication pela University of Georgia, EUA. Trabalhou mais de 10 anos em agências de publicidade em São Paulo e lecionou Redação, Criação e Planejamento Publicitário. Hoje é mãe em tempo integral, autora do blog Ombudsmãe e ativista do Movimento Infância Livre de Consumismo.

Trabalhadores da Saúde e a Garantia de uma Política Pública e de Qualidade: Desafios na atuação profissional

Data: 06 de dezembro de 2012
Horário: 19h às 21h30
Local: Auditório da Câmara Municipal de Santo André
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº - Santo André/ SP

Compreendendo a atual conjuntura do SUS no Brasil e no grande ABCDMRR, pretende-se Realizar análise crítica da Política Pública de Saúde, com vistas nas transformações na Atuação profissional e na qualidade dos serviços prestados a população, garantindo a Efetivação dos preceitos do SUS.

Convidados(as):
- Rosimeire Foltran: Psicóloga e Pós Graduada em Saúde Pública. Atuou na área de Saúde por 14 anos, militou no movimento popular de saúde de Santo André. Foi conselheira Municipal por 2 mandatos consecutivos. Participou de 1988 a 2000 de todas as conferências De saúde a nível municipal, estadual e nacional.

- Dario Henrique Teófilo Schezzi: Psicólogo e Mestre em Psicologia Social. Membro do Centro de Estudos Brasileiros de Saúde (CEBES) - Núcleo Ribeirão Preto. Militante da Reforma Sanitária Brasileira. Conselheiro Municipal de Saúde de Jaboticabal - SP.

Jornada de Psicologia Hospitalar:
Reflexões sobre a demanda da Instituição e a demanda do paciente

Data: 09 de novembro de 2012 (sexta-feira)
Horário: 07h45 às 17h10
Local: Anfiteatro Dr. David Everson Uip da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC na Av. Príncipe de Gales, nº 821 - Vila Príncipe de Gales, Santo André - SP

Objetivo: Esta jornada pretende propor reflexões referentes à atuação do psicólogo no hospital frente às expectativas institucionais quanto ao nosso trabalho e aquilo que, de fato, podemos oferecer.

Programação

7h45min - Credenciamento e entrega do material

8h35min - Mesa de Abertura
- Prof. Dr. Maurício Mindrisz - Diretor da Fundação do ABC
- Prof. Dr. Adilson Casemiro Pires - Diretor da Faculdade de Medicina do ABC
- Maria Emília Marcos Valente Correa - Gerente técnico assistencial do Complexo Hospitalar de São Bernardo do Campo
- Viviane Neves Anaia - Psicóloga clínica, especialista em Psicologia Hospitalar pela FMUSP e coordenadora do Serviço de Psicologia Hospitalar de São Bernardo do Campo
- Janaína Leslão Garcia - Psicóloga com especialização em Saúde Mental, conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e atualmente coordenadora da Subsede Grande ABC

9h10min - Conferência de Abertura: Entrada e inserção do psicólogo no hospital
Profa. Dra. Maria Lívia Tourinho Moretto - Professora do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Psicanalista membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo

10h - Coffee Break

10h30min - Mesa Redonda: Diálogos (im)possíveis entre família, paciente e instituição
Moderadora: Viviane Neves Anaia
- Expectativas da instituição sobre a atuação familiar frente à doença
Rita de Cássia Pestili - Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas - FMUSP e psicóloga assistencial no Pronto Socorro Central - São Bernardo do Campo desde 2006
- Atender o paciente e/ou a família?
Ivan da Silva Beteto - Psicólogo do Hospital Anchieta - São Bernardo do Campo
- Quando a família pede para não contar
Jenima Prestes Antunes Vilches - Especialista em Psicologia Hospitalar, psicóloga responsável pelo serviço de psicologia das UTIs Geral e Coronariana do Hospital Metropolitano - Unidade Lapa

12h10min - Almoço

13h30min - Palestra: Devolutiva: reunião multiprofissional, interconsulta com a equipe e evolução em prontuário
Luana Viscardi Nunes - Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), psicanalista pelo departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, atua em consultório particular e integra a equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano

14h20min - Palestra: O Grupo como Panacéia
Mariangela Bento - Psicóloga preceptora do Hospital do Servidor Publico Estadual, membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e mestre em Psicologia Clinica - USP.

15h10min - Coffe Break

15h30min - Palestra: "A dialética entre a demanda e o desejo de tratamento: uma experiência na clínica de abuso sexual infantil"
Márcia Yuri Funabashi - Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP, docente do NEPPC (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise com crianças), trabalhou por dez anos no Serviço de Psicologia do CAISM (Centro de Atenção Integral á Saúde da Mulher), que também presta serviço ao PAVAS (Programa de Atenção á Violência e Abuso Sexual) em São Bernardo do Campo

16h20min - Palestra: O manejo clínico da instituição
Maurício Castejón Hermann - Psicanalista, Acompanhante Terapêutico, doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, autor do livro: "Acompanhamento Terapêutico e Psicose: articulador do real, simbólico e imaginário" - Editora Metodista, Diretor do Attenda.

17h10min - Encerramento

Oficina com Psicólogos(as) Multiplicadores

Data: 26 de outubro de 2012 (sexta-feira)
Horário: às 14h00
Local: Subsede Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº426 - Jardim Bela Vista, Santo André / SP.

O objetivo dessa oficina é apresentar aos psicólogos as ferramentas produzidas pelo Sistema Conselhos para serem utilizadas junto aos usuários nas redes sócio-assistenciais, facilitando a aproximação e fortalecendo a participação popular e a denúncia de violação de Direitos Humanos.


VII Seminário de Saúde Mental e Trabalho do Grande ABC:
Subjetividade e Adoecimento Mental no Mundo Contemporâneo

Data: 25 de outubro de 2012 (quinta-feira)
Horário: às 14h00
Local: Praça IV Centenário, s/nº - Centro - Santo André / SP

O evento irá discutir as questões do mundo do trabalho e sua relação com a saúde mental no mundo contemporâneo.

Mesa Redonda sobre Educação Inclusiva e Medidas Socioeducativas

Data: 29 de setembro de 2012 (sábado)
Horário: 08h30
Local de Retransmissão: Subsede Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP.
Inscrições unificadas no site do evento: www.crpsp.org.br/educacaoinclusiva/

A legislação nacional e internacional relativa à educação tem defendido a inclusão de todos e todas no ensino regular, a fim de garantir uma educação cidadã e a convivência com a diversidade. Muito se tem avançado na efetivação dessas práticas e na busca de uma educação de qualidade, porém, pesquisas e dados estatísticos divulgados recentemente ainda apontam o fracasso escolar, a medicalização e a patologização da educação e da sociedade como desafios a serem enfrentados.

Questões relativas à inclusão de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, por exemplo, são questões que trazem à tona o tamanho dos desafios a serem enfrentados e evidenciam as dificuldades que nosso sistema público tem demonstrado para acolher e efetivamente garantir o direito à educação de todos e todas. Nesse sentido, propomos esta mesa que pretende contribuir para a reflexão, a discussão e a busca de soluções para esses desafios e a construção de alternativas inclusivas e mais eficazes a toda nossa sociedade.

Programação:
08h30 às 09h00 - Credenciamento e café de boas vindas

09h00 - Mesa de Abertura
Coordenação: Alacir Villa Valle Cruces - Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06

Palestrantes:
- Roberto da Silva: Professor livre docente da Faculdade de Educação da USP, da qual é o representante no Conselho Curador da Fundação CASA. Foi conselheiro municipal da criança e do adolescente em Santos e possui livros e pesquisas sobre o tema. Na FEUSP leciona a disciplina Teoria e Prática do Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Marili Foltran: Psicóloga especialista na área social e clínica. Trabalha há 30 anos com adolescentes em conflito com a lei no Centro de Orientação ao Adolescente de Campinas, COMEC. Atualmente é coordenadora do referido centro, responsável pela execução das medidas socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade na cidade de Campinas. Formada em gestão de ONG pela Extecamp - Unicamp.

Debate

12h00 - Encerramento


Roda de Conversa: O Papel da Psicologia nas Situações de Emergêcias e Desastres

Data: 01 de outubro de 2012 (segunda-feira)
Horário: às 19h00
Local: Subsede Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP.

Nesse evento serão discutidos a atuação dos psicólogos nas situações de emergência e desastres e a articulação entre as políticas públicas (saúde, assistência, habitação, etc) nos Momentos de prevenção, resposta e recuperação nesses tipos de situação.

Convidado: Joari Aparecido Soares de Carvalho - Conselheiro do CRP 06, Gestão 2010-2013, mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia, representante do CRP 06 no GT do Sistema Conselhos de Psicologia sobre Emergência e Desastres.

Psicologia e o Processo de Adoção de Crianças e Adolescentes no Brasil: Perspectivas e Desafios no Campo da Garantia de Direitos

Esse evento, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia, tem como objetivo Apresentar um panorama e levantar uma discussão acerca dos processos de adoção no Brasil, focalizando os aspectos práticos e jurídicos nos quais as famílias e crianças se enveredam no sistema de justiça, bem como os aspectos subjetivos e emocionais que estão envolvidos no percurso da adoção.

Convidados:
- Marta Wiering Yamaoka: Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Especialista em Psicologia Jurídica pelo CRP 6ª Região. Coordenadora Técnica do GEAA-SBC (Grupo de Estudos e Apoio a Adoção de São Bernardo do Campo). Mediadora e Conciliadora. Escritora e Poetisa.

- Denise Sanchez Careta: Psicóloga Clínica. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica Pela USP. Coordenadora do Núcleo de Abrigos do LAPECRI/USP. Assessora institucional em. abrigos. Coordenadora do Grupo Psicoterapêutico de Famílias pela Adoção (GEAA-SBC/ GEPPI). Supervisora clínica.

Data: 13 de setembro de 2012 (quinta-feira)
Horário: 19h00
Local: Subsede Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP.

Confraternização dos Psicólogos do Grande ABC

Neste dia festivo, quando comemoramos os 50 anos da profissão no Brasil, nos reuniremos para confraternizar e apreciar apresentações musicais . Estarão conosco a cantora Yzalu e os Seresteiros de Diadema.

Data: 27 de agosto (segunda-feira)
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: Subsede Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP.

I Encontro de Psicólogos do Grande ABC
Dias 24 e 25 de agosto de 2012

1º Dia

Data: 24 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Centro Universitário Fundação Santo André (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIL) - Av. Príncipe de Gales, nº821 - Santo André

18h30 às 19h30 - Credenciamento
19h30 - Mesa de Abertura
20h00 às 22h00 - Conferência: O processo de formação do psicólogo no Brasil: 50 anos de profissão.

Conferencista:
Eda Marconi Custódio - Psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Professora Doutora da USP e Professora titular da Universidade Metodista de São Paulo.

22h - Atividade Cultural com "Maracatu Ouro do Congo" e mestres convidados das Nações Porto Rico e Encanto do Pina, do Recife- PE


2º Dia

Data: 25 de agosto de 2012 (sábado)
Horário: das 08h30 às 14h30

08h30 às 09h00 - Credenciamento

09h00 às 10h30 - Conferência: "Psicologia: transformações e perspectivas em meio Século da profissão no Brasil"

Conferencista:
Odair Furtado
- Psicólogo, Doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Foi presidente do CFP na Gestão 2001/2004.

10h30 às 10h45 - Apresentação Artística

10h45 às 12h15 - Encontros Temáticos
Encontro 1: Psicologia Clínica - Considerando a relevância da psicologia clínica na região do Grande ABC e o seu percurso nestes cinquenta anos, pretende-se refletir sobre o fazer do psicólogo clínico e da psicologia clínica, considerando o que fomos, o que somos e o que seremos.

Encontro 2: Psicologia, Infância e Adolescência -
Espaço de discussão sobre os avanços e desafios nas políticas públicas ligadas a infância e adolescência na região do Grande ABC - medidas socioeducativas, acolhimento institucional, violação de direitos, adoção, entre outros.

Encontro 3: Psicologia e Saúde Coletiva -
discutiremos e compartilharemos experiências vividas no âmbito da saúde coletiva em diferentes níveis de complexidade (das UBS e PSF ao hospital especializado). Levaremos em conta trabalhos realizados em relação à promoção, prevenção e tratamento de doenças.

Encontro 4: Psicologia Organizacional e do Trabalho -
Pretende-se promover reflexão sobre o fazer do Psicólogo (a) no contexto das Organizações e no âmbito das questões de Trabalho em geral, compartilhando experiências, perspectivas e desafios da área.

Encontro 5: Psicologia, Educação e Sistema Único de Assistência Social -
Visa ser um espaço para compartilhar práticas, socializar informações e discutir criticamente sobre as contribuições da psicologia para atividade profissional em instituições públicas e privadas que oferecem serviços a população nas área supracitadas.

Encontro 6: Formação em Psicologia no Grande ABC -
O CRP SP compreende a importância de espaços que fomentem a formação no marco do compromisso ético-político e de garantia de direitos humanos dos profissionais. Em parceria com o COREP de São Paulo (Conselho Regional de Estudantes de Psicologia) convidamos os estudantes de Psicologia da Região do ABC para discutir a formação da (o) psicóloga(o).

12h15 às 13h00 - Brunch

13h00 às 14h30 - Conferência: Do manicômio à Medicalização da Vida: Em nome da Proteção e do cuidado que formas de sofrimento e exclusão temos produzido?

Conferencista:
Luís Fernando de Oliveira Saraiva
- Psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e Doutorando em Psicologia Social. Conselheiro Secretário do CRP SP (Gestão 2010-2013)

14h30 - Encerramento

Práticas Psicossociais em Saúde Mental: Perspectivas e Controvérsias sobre a Internação Compulsória

O evento visa oferecer um histórico da luta antimanicomial no Brasil e das redes substitutivas no atendimento em saúde mental (CAPS e CAPS AD), a fim de proporcionar um debate crítico acerca do modelo de tratamento tradicional centrado na internação, ainda presente na atualidade.

Data: 16 de agosto de 2012 (quinta-feira)
Horário: 15h00
Local: Subsede Grande ABC - Rua Almirante Tamandaré, nº426 - Jardim Bela Vista, Santo André/ SP.

Os Desafios da Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil

O evento pretende promover uma reflexão sobre os desafios dos Psicólogos neste contexto.

Convidadas:
Dr. Ana Cristina Limongi-França: Professora associada da USP FEA Núcleo de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Psicóloga, atuação no CPCL 2008 da Harvard Business School e no ISPU e UEM - Moçambique. Ex-membro do Conselho Fiscal da SBPOT.
Samanta Luchini: Psicóloga, Mestre em Administração com Foco em Gestão e Inovação Organizacional e Especialista em Gestão de Pessoas. Atua há mais de 14 anos com Gestão de Pessoas, é professora convidada de vários programas de pós-graduação.

Data: 18 de junho (segunda-feira)
Horário: 19h00
Local: CRP SP Subsede Grande ABC

Seminário: Saúde Reprodutiva e Violência Sexual nas Sete Cidades

Realizaremos este Seminário para dar a conhecer e debater os marcos legais para a garantia da saúde e autonomia reprodutiva das mulheres, com destaque para a implantação dos serviços de atenção à violência sexual . Serão apresentadas também duas experiências importantes na execução destas políticas. O objetivo é informar e motivar gestoras/es, profissionais e lideranças de diferentes instituições do poder público, assim como da sociedade civil em geral, para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na região do Grande ABC.

Convidadas/os:
Bárbara Lisboa Travassos, Delegada de Defesa da Mulher de Diadema.
Jefferson Drezetti, Médico do Hospital Perola Buygton e colaborador da primeira edição da Norma Técnica “Atenção Humanizada ao Abortamento”, do Ministério da Saúde.
Rosângela Talib, Psicóloga, pesquisadora sobre o tema  e integrante da equipe de Católicas pelo Direito de Decidir
Silmara Conchão, Mestra em Sociologia, foi gestora de políticas para as mulheres e instalou um serviço de atendimento à violência sexual

Data: 30 de maio de 2012 (quarta-feira)
Horário: 14h00
Local: Consórcio Intermunicipal do Grande ABC
Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 05. Centro. Santo André- SP

Realização: Consórcio Intermunicipal Grande ABC via Grupo Temático de Gênero, CRP SP Subsede Grande ABC e Ong Católicas pelo Direito de Decidir.

A Inserção do Psicólogo no mundo do Trabalho

A região do Grande ABC é conhecida também pelas lutas por condições dignas de trabalho. Apesar das diversas conquistas, ainda há notícias de experiências de intenso sofrimento e problemas de saúde, produzidos na relação com o trabalho. Buscaremos discutir como as Instituições em geral cuidam da saúde e da integridade do Trabalhador e a atuação do Psicólogo neste contexto.

Convidadas:
Andréia de Conto Garbin, Psicóloga, mestre em Saúde Pública pela USP, é chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente de SBC/ CEREST.
Ana Cristina Roncati, Psicóloga, representante da ABEP, Mestre em Psicologia Experimental: Análise do comportamento e especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Professora universitária. Psicóloga da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino 2011-2012.
Valéria Cristina Lopez Princz, Diretora do Sindicato dos Psicólogo(a)s SINPSI-SP, Secretária de Formação da Federação Estadual dos Trabalhadores em Seguridade Social no Estado de São Paulo - FETSS e Coord. da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - Conselho Estadual de Saúde de SP.

Data: 19 de maio de 2012 (sábado)
Horário: 09h00
Local: CRP SP Subsede Grande ABC

Considerações sobre Psicologia Clínica

A Psicologia no Brasil está fazendo 50 anos. Passado este tempo, é necessária a reflexão sobre os desafios que nos são apresentados em nossos consultórios e quais as perspectivas de enfrentamento, na esfera pública e privada, nos dias de hoje.

Convidadas:
- Dra. Amélia Thereza de Moura Vasconcelos, pediatra, psiquiatra e psicanalista. Diretora do Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância, Adolescência e Família (IPPIA), Presidente da ABRAP - Associação Brasileira de Psicoterapia.
- Vera Lúcia Mencarelli, mestre e doutora em psicologia clínica pela USP, psicóloga do Ambulatório de Referência para tratamento de moléstias infecciosas e Programa DST/Aids de Santo André. Publicou trabalhos sobre procedimentos terapêuticos no SUS e sobre reações contra-transferenciais.

Data: 28 de Abril (Sábado)
Horário: 09h00
Local: CRP SP Subsede Grande ABC

Roda de Conversa com Psicólogos do Sistema de Justiça

O evento discutiu o fazer psicológico no âmbito do sistema de justiça, principalmente a interface com a defesa dos direitos humanos.

Convidada:
- Rosana Cathya Ragazzoni Mangini, psicóloga e bacharel em Direito. Mestre em educação, especialista em Psicologia Jurídica. Atua no sistema prisional paulista e é professora de graduação e pós. Co-autora do livro "Psicologia Jurídica", Ed. Atlas. Conselheira do CRP SP - Gestão 2010-2013.

Data: 24 de Abril (terça-feira)
Horário: 15h00
Local: CRP SP Subsede Grande ABC

Debate: "Laudo Para Pessoas Trans: você já fez ou pediu algum?"
Frequentemente, operadores da justiça solicitam a psicólogxs, assistentes sociais, dentre outras categorias profissionais, laudos para alteração de nome no registro civil ou mesmo para realização de cirurgias de redesignação sexual. Esse debate se propõe a discutir o alcance de tais laudos assim como a possibilidade de fazê-los sem estigmatizar e patologizar pessoas travestis e transexuais.

Data: 28/03/2012 (quarta-feira)
Horário: 19h00
Local: OAB- Subseção Santo André
Endereço: Av. Portugal, 233. Santo André- SP

Convidadxs:
- Luís Fernando de Oliveira Saraiva - Psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e Doutorando em Psicologia Social, ambos pelo IPUSP. Conselheiro Secretário do CRP SP (Gestão 2010-2013).
- Marilza Nagasawa - Advogada, vice-presidente da OAB- Subseção Diadema, atuante na área de Retificação de Nome de Transexuais.
- Taís Sousa - Assistente Social, especialista em Planejamento e Gestão de Políticas Pública, atua no Centro de Referência da Diversidade e como Conselheira Municipal LGBT, representando as transexuais.

Parceria: Conselho Regional de Psicologia- SP, OAB Santo André e OAB Diadema

Apoio: Conselho Regional de Serviço Social- SP

Racismo: o que todo(a) psicólogo(a) tem a ver com isso?
5 de dezembro de 2011
Inserimos este evento entre o Dia da Consciência Negra e o Dia Mundial dos Direitos Humanos. Debateremos com especialistas o quanto o racismo está presente em nossas relações diárias e como ele se apresenta em nosso contexto de trabalho, nas pessoas que atendemos, nas instituições que nos inserimos e nas subjetividades produzidas a partir dele
Horário: 19h
Local: Subsede Grande ABC
Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Santo André, SP
Apoio: GT Igualdade Racial do Consórcio grande ABC e CONE- Coordenadoria dos Assuntos da População Negra

Convidados(as):
- Eliane Costa, psicóloga, pós-graduanda em psicologia social na USP; membro do Laboratório de estudos em psicanálise e psicologia social do IPUSP (LAPSO-IPUSP); tutora do projeto "A questão étnico-racial e o direto à saúde", coordenado pela Secretaria de Saúde do Município de SP. (mediadora)
- Prof. Salomão Jovino: Historiador, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor de História da África Santo André-SP CU-FSA. Atua nos seguintes temas: História da África séculos XIX e XX, Culturas negras e movimentos negros urbanos no século XX, Relações Étinco-raciais, História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira.
- Maria Aparecida Miranda: Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela USP, defendendo o trabalho "A Beleza Negra na Subjetividade das Meninas - Um Caminho para as Mariazinhas". Experiência junto a organizações na implantação, coordenação e acompanhamento de projetos ligados à área da saúde, cultura e desenvolvimento social. Faz parte da equipe de psicólogas do Instituto AMMA Psique e Negritude. (Instituição, não governamental, criada em 1995, que desenvolve suas atividades com abordagem psicossocial no tratamento da exclusão e discriminação racial)

Roda de Conversa: Psicologia Organizacional e do Trabalho
10 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Subsede Grande ABC
Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Santo André, SP
Convidada:
- Vera Lucia Fasanella Pompilho
, Psicóloga com especialização em Psicologia Jurídica, Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. Atua na área Organizacional - Diretora de RH e Consultora em Formação de Jovens e Inserção no mercado de trabalho.

Ano Temático: Avaliação Psicológica
15 de outubro de 2011
Horário:
8h às 16h
Local:
Subsede Grande ABC
Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Santo André, SP
Palestra:
Avaliação Psicológica e Direitos Humanos com Hilda Avoglia

Formação em Psicologia do Esporte: Entre a teoria e a prática
22 de outubro de 2011
Horário: 9h
Local: Subsede Grande ABC
Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Santo André, SP

Convidados:
Luciana Angelo
, Psicóloga pela PUC-SP. Mestre em Educação e doutoranda em Educação Física pela USP. Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício do Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP).
Rodrigo Scialfa Falcão - Psicólogo. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Psicologia Clínica em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP. Coordenador pedagógico no Instituto Rugby para Todos. Psicólogo do esporte na WB Tênis team competition e na Associação Judô Messias. Consultor em Psicologia do Esporte com experiência com atletas profissionais e amadores, com técnicos e preparadores físicos de diversas modalidades. Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP).

2ª Roda de Conversa sobre ética: Me formei, e agora?
7 de novembro de 2011
Horário: 19h
Local: Subsede Grande ABC
Rua Almirante Tamandaré, 426 - Jardim Bela Vista - Santo André, SP

Convidada:
- Karina Soares Santos
, Psicóloga pela Universidade Metodista-SP. Pós-Graduação em Psicologia em Hospital Geral pela USP. Acompanhante Terapêutica pela UNIFESP.
Docente na Faculdade de Medicina do ABC. Psicóloga Institucional em Escola de Educação infantil e consultora em Psicologia do Trabalho.



Subsede do Grande ABC
Tel. (11) 4436-4000 / 4427-6847 / 4990-7314
E-mail: abc01@crpsp.org.br
Todos os eventos são gratuitos.