PSI Site do Conselho Regional de Psicologia 6ª Região - São Paulo

Eventos CRP SP

Apresentação

1ª Mostra de Práticas em Psicologia na Interface com a Justiça

Evento Preparatório ao 10º COREP SP

Estamos num momento histórico de retrocessos e ameaças ao Estado democrático de direitos, marcado pela redução de políticas públicas e pelo aumento da criminalização da pobreza, do conservadorismo e do autoritarismo. Assim, torna-se fundamental os profissionais de Psicologia se posicionarem.

Com condições de vida cada vez precárias, tem se tornado comum a judicialização das questões sociais, na busca pelo acesso aos direitos básicos.

É fundamental que as profissionais da Psicologia compreendam essa conjuntura e assumam o compromisso social que uma profissão garantidora de direitos humanos exige, partindo de uma análise crítica do funcionamento societário e do sistema de Justiça.

Sabemos que a prática da Psicologia pode contribuir para cronificar estas questões e para a reificação das emoções; suas intervenções igualmente podem caminhar em direção oposta: levar a reposicionamentos, a questionamentos, apresentar alternativas às lógicas binares vítima-algoz, culpado-inocente, almejar a ampliação da autonomia dos atores envolvidos, contribuir para transformar a natureza do conflito, em especial junto às instituições sociojuridicas.

O CRP-SP a partir do Núcleo Justiça (NJ) busca refletir e construir parâmetros para um grande número de psicólogas e psicólogos que atuam em instituições diversas ou mesmo em consultórios particulares e que são chamados a dialogar com o sistema de Justiça brasileiro.

É histórica a interface da Psicologia com o sistema de Justiça e a atuação nesta interface tem se tornado cada vez mais ampla, por meio de práticas junto ao Sistema Prisional, Defensoria Pública, o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Segurança Pública, SUAS, Sistema Socioeducativo, SUS e outros, muitas vezes de forma bastante isolada.

Consideramos que é por meio do diálogo constante que podemos aprimorar e qualificar nossa atuação. Assim, para conhecermos as diversas práticas contemporâneas de psicólogas e psicólogos na interface com a justiça e refletirmos sobre o panorama histórico da Psicologia nessa interface, convidamos a todas as psicólogas e psicólogos a apresentarem seus fazeres científicos e profissionais na 1.ª Mostra de Práticas em Psicologia na Interface com a Justiça, como um espaço para construir uma Psicologia para todos e todas, em todos os lugares.



Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 11 - 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357
E-mail: eventos06@crpsp.org.br